Hospital inaugurou mais 10 leitos de UTI e 10 leitos clínicos, totalizando 40 leitos disponíveis para o enfrentamento da doença

Novos Leitos COVID Santa Casa de Valença (5)

Novos Leitos COVID da Santa Casa de Valença (Foto: Divulgação/Santa Casa de Valença)

Manhã histórica para a Santa Casa de Valença e o Baixo Sul nesta quinta-feira (8), com a inauguração de novos leitos de UTI e leitos clínicos para tratar pacientes com a Covid-19. Dos 20 leitos inaugurados, 10 são de Terapia Intensiva e 10 são clínicos, que se juntam aos outros 20 inaugurados em julho do ano passado, totalizando agora 40 leitos. A cerimônia de inauguração contou com a presença do provedor do hospital Marcelo Cabral; do vive-provedor Ronald Fonseca; do diretor médico da instituição, Dr. Ricardo Fonseca; do deputado federal Raimundo Costa; do presidente da Câmara de Vereadores de Valença, Fabrício Lemos; do vereador de Valença Ryan Costa, entre outras autoridades e imprensa, que acompanharam o descerramento da placa e visita às novas instalações. O evento teve participação reduzida em atenção à pandemia.

Provedores, autoridades e convidados participaram de cerimônia de inauguração com restrição de público (Foto: Valença Agora)

“Conquista muito importante para a região esses leitos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, uma conquista com o apoio do deputado Raimundo Costa junto à Secretaria de Saúde do Estado. É um ganho imensurável porque depois que a pandemia passar vai ficar aqui uma estrutura totalmente reformada, bem aparelhada e com profissionais mais capacitados para ajudar as pessoas que precisam. Tenho muito orgulho dessa conquista, que só foi possível por meio da união de parceiros. Meu agradecimento a toda a equipe que se empenhou nesses últimos 20 dias para que hoje a gente pudesse entregar esse espaço pronto para funcionar a UTI”, afirmou o provedor Marcelo Cabral.

Em entrevista ao JVA, Marcelo avaliou o momento que a instituição vive. “Embora estejamos atravessando um momento muito muito difícil com essa pandemia, para a Santa Casa 2020 e esse ano tem nos trazido ganhos significativos e históricos, conquistamos 20 leitos de UTI, 20 leitos clínicos, temos hemodiálise sendo feita aqui, um espaço sendo reformado, equipe mais qualificado e a curto e médio prazo a Santa Casa vai se tornar mais ainda um hospital de referência na região, paralelo a isso tem a Faculdade de Medicina que está chegando e daqui a cinco anos teremos residentes aqui dessa faculdade, que é um ganho a mais. Creio que esses são os primeiros passos de conquistas muito grandes para a saúde da nossa região”, destacou.

Visita às instalações dos novos leitos (Foto: Valença Agora)

O vice-provedor Dr. Ronald Fonseca expressou sua felicidade com os novos leitos. “Valença está crescendo no contexto da saúde, principalmente no contexto SUS, graças a articulação da provedoria com sua equipe, Sesab e governo federal com o apoio do deputado Raimundo Costa. Estamos todos de parabéns”, enalteceu.

O diretor médico da Santa Casa, Dr. Ricardo Fonseca ressaltou que o hospital tem cumprido sua missão. “Esse é o cumprimento da nossa missão, a gente dobra nossa capacidade de atender pacientes com a Covid-19, que é uma necessidade, estamos vivendo um momento que realmente não se esperava e a Santa Casa se coloca sempre numa posição de cumpridora de suas obrigações com a sociedade do Baixo Sul. Passando a pandemia nosso hospital vai estar mais estruturado, sendo visto de uma maneira diferenciada por toda a comunidade e tendo a sua importância reconhecida”, afirmou.

Deputado Federal Raimundo Costa alocou recursos que possibilitou conquista de leitos para a Santa Casa de Valença (Foto: Valença Agora)

Para o deputado federal Raimundo Costa, que articulou o direcionamento de recursos para a Santa Casa “hoje é um dia especial, principalmente nesse momento difícil que estamos vivendo”. “Nosso mandato tem uma representatividade que tem feito a diferença, tem feito com que Valença não seja mais a cidade do ‘já teve’, agora Valença tem e poderá ter muito mais, a exemplo do Mercado do Peixe, de muitas obras que estão acontecendo, sobretudo na saúde. Todos sabem da minha missão com a pesca, mas o nosso mandato federal que Valença nunca teve e que está tendo a oportunidade agora, tem contribuído muito em todas as áreas. Aproveitamos para agradecer ao governo do estado, através da Sesab por essa parceria de entender que Valença é uma cidade polo e precisava aumentar a oferta desse atendimento, uma grande ação aumentando esse serviço em 100%. Valença hoje é reconhecida, mas precisamos avançar, e é isso que estamos fazendo. Parabenizo a todos, em especial os profissionais da linha de frente, que Deus proteja eles e suas famílias para que eles possam cuidar das nossas famílias”, considero o parlamentar.

Raimundo também respondeu ao JVA sobre a responsabilidade de ser inspiração para a juventude. “Eu sei da dificuldade que meu pai passou e eu entendi que era naquela dificuldade que eu teria que superar mais adiante para poder ajudá-lo e esse sonho de fazer uma representatividade na pesca foi tão forte que hoje está transformando novos sonhos, mostrando à juventude a importância da política, fazer política não é fazer coisa feia, coisa errada, é fazer a coisa certa, é através da política que nossos sonhos podem se transformar em realidade, na saúde, na educação, na segurança, em tantas áreas. Cada vez mais a gente se sente na obrigação moral de fazer muito pela nossa cidade para que o jovem de hoje possa ser um Raimundo, um deputado, um vereador, um político diferenciado. Nossa missão não é só realizar sonhos, mas fazer de muitos sonhos futuras realidades”, refletiu.

Tarcísio Neves, coordenador de Fisioterapia da Santa Casa ressaltou a importância dos leitos de UTI. “Esse momento que a Santa Casa vive é extremamente importante, porque dentro do seu processo histórico de 160 anos, nunca se disponibilizou um leito de terapia intensiva, e agora temos 20 leitos de UTI, isso é importante porque agrega valor no atendimento ao paciente, principalmente dos pacientes críticos que precisam de um suporte de tratamento mais avançado. É uma condição que deixa a população mais confortável, porém não podemos perder a noção de que as medidas primordiais devem ser de prevenção”, alertou.

Fabrício Lemos, presidente do Legislativo valenciano afirmou que Valença tem avançado muito na saúde e parabenizou a atuação do deputado Raimundo Costa e do provedor Marcelo Cabral e sua equipe. “Fico feliz por compartilhar desse momento histórico para Valença, que teve o apoio e trabalho de Marcelo Cabral junto com o Raimundo Costa, nosso deputado federal que tem um olhar especial e carinhoso pelos valencianos”, acrescentou o vereador Ryan Costa.

Representantes do Poder Executivo e Legislativo de Valença prestigiaram inauguração (Foto: Valença Agora)

Representando o prefeito Jairo Baptista, a servidora Verônica Borges parabenizou a Santa Casa. “Momento único diante da situação que estamos vivendo no país e no mundo. Ter mais 10 leitos para a região é muito significativo, é saber que estamos salvando vidas, amparando as pessoas. O município também está atuante nesse amparo para a redução desse impacto da Covid em nossa saúde, economia e sociedade. Juntos podemos fazer a diferença na vida das pessoas”, pontuou.

Empresa Maris Pescado doou para a Santa Casa, dois capacetes respiradores para o tratamento de pacientes com a Covid-19 (Foto: Valença Agora)

Durante o evento, o representante da Maris Pescado, Jorge Eduardo Conceição, fez a entrega da doação de duas máscaras para a Santa Casa. “Nossa empresa sediada no Ceará possui 11 trabalhadores valencianos, então em aproximação com o deputado Raimundo Costa, sensibilizados com a causa da Covid-19, vimos a oportunidade de contribuir com o hospital fazendo essa doação para a Santa Casa para que seja o mais útil possível”, afirmou.

Fotos: Valença Agora

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.