O primeiro turno da eleição para o governo da Bahia está marcado para 2 de outubro de 2022. Seis partidos registraram candidaturas para ao cargo, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Caso seja necessário, o segundo turno acontecerá no dia 30 do mesmo mês.

Veja quem são os candidatos ao governo da Bahia nas eleições 2022 (em ordem alfabética):

ACM Neto (União Brasil)

ACM Neto (Foto Divulgação)

Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, conhecido como ACM Neto, é pré-candidato ao governo da Bahia e busca manter o legado do falecido avó, ex-governador e ex-senador. Ele terá como vice a empresária Ana Coelho (Republicanos).

ACM Neto é advogado formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi prefeito de Salvador entre 2013 e 2020. Além disso, foi deputado pelo Democratas, e em 2018 assumiu a presidência nacional do partido —teve um papel decisivo para a fusão do PSL e DEM, que deu origem à União Brasil.

Giovani Damico (PCB)

Giovani Damico (Foto Divulgação)

 O PCB oficializou o nome do atual secretário político do partido na Bahia, Giovani Damico, como candidato ao governo da Bahia. Ele terá João Coimbra (PCB) como candidato a vice.

Giovani Damico é mestre em Ciências Sociais pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e professor da rede estadual de ensino no Estado da Bahia. Tentou se eleger vereador em Salvador em 2020, obtendo 447 votos. No partido, é membro do comitê central e da unidade classista.

Jerônimo Rodrigues (PT)

Jerônimo Rodrigues (Foto Divulgação)

 O PT decidiu lançar o então secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, como candidato ao governo da Bahia. Na mesma chapa, o presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), será vice.

Jerônimo fará a sua estreia na disputa eleitoral. Ele é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e foi secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, entre 2015 e 2019 —quando assumiu a Secretaria da Educação.

João Roma (PL)

João Roma (Foto Divulgação)

 O ex-ministro da Cidadania João Roma é o candidato ao governo da Bahia pelo PL. Ele oficializou em março deste ano a saída do Republicanos e a filiação ao PL —de olho na disputa. Ele terá a médica Leonídia Umbelina (PMB) como candidata a vice.

Atual deputado federal pela Bahia, João Roma é formado em direito. Foi ministro da Cidadania entre 2021 e 2022, no governo Jair Bolsonaro. Antes, foi chefe de gabinete na prefeitura de Salvador, durante a administração de ACM Neto. É, ainda, neto do ex-deputado federal por três mandatos João Roma (PE), de quem herdou o nome.

Kleber Rosa (Psol)

Kleber Rosa (Foto Divulgação)

 O Psol oficializou o nome do professor e fundador do Movimento Policiais Antifascismo, Kleber Rosa, como candidato ao governo do estado da Bahia. Ele terá Ronaldo Mansur (Psol) como candidato a vice.

Estreante na disputa eleitoral, ele é cientista social graduado pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Educação Inclusiva e Diversidade e mestrando em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente, ele também é diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia.

Marcelo Millet (PCO)

Marcelo Millet (Foto Divulgação)

O soteropolitano Marcelo Millet tem 36 anos e é teólogo e motorista de aplicativo. Ele foi candidato a vice-prefeito de Salvador pelo PCO nas eleições de 2020. É candidato ao governo da Bahia pelo PCO. Tem como vice em sua chapa Roque Vieira Júnior (PCO), de 57 anos.

 

 

Com informações do UOL

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.