Visitantes conferem as obras de Tina Berg. Ao todo, a artista expôs 69 telas.

Visitantes conferem as obras de Tina Berg. Ao todo, a artista expôs 69 telas.

A exposição individual denominada Bahia Bacana, realizada em Valença no último sábado (18), no Restaurante e Casa de Eventos Samanguaiá, apresentou ao público o trabalho da artista plástica e design de interiores Tina Berg. O evento reuniu 69 quadros produzidos a partir de variadas técnicas artísticas e inspirações de Tina. A mostra teve a curadoria de Otávio Mota e contou com a presença de familiares, amigos e convidados da artista.

Telas puderam ser compradas pelos visitantes

Telas puderam ser compradas pelos visitantes.

Além da pintura, a literatura também teve espaço com a exposição dos livros “Esquinas da Alma” e “As rosas não ferem”, do poeta e médico Mustafá Rosemberg, que as autografou.

Otávio Mota declamou poesia em homenagem à Exposição

Otávio Mota declamou poesia em homenagem à Exposição.

Na solenidade de abertura da Exposição, o poeta Otávio Mota declamou a poesia “Bahia Bacana”, escrita em homenagem às obras de Tina.

Poesia Bahia Bacana, de autoria do poeta Otávio Mota, curador da exposição individual de Tina Berg

Poesia Bahia Bacana, de autoria do poeta Otávio Mota, curador da exposição individual de Tina Berg.

A anfitriã da exposição, Tina Berg contou ao público sobre o seu retorno às artes, após 19 anos sem produzir. Disse ainda que sua grande incentivadora foi sua mãe. Retornou à pintura este ano, e, em apenas um mês e meio produziu as 69 telas da exposição. “Comecei a pintar com o auxílio de minha mãe, Marina Rosemberg, por volta dos seis ou sete anos, foi a primeira pessoa que pegou na minha mãe com o pincel e começou a me direcionar. Comecei a pintar depois de 19 anos que eu tinha parado porque eu não estava bem, achava que não era o momento de pintar, e resolvi respeitar esse tempo, agora voltei com tudo porque ainda tenho muita coisa boa para pintar, muita ideia, muita técnica diferente que eu descobri. De agora em diante eu estou muito afim de fazer mais e mais, quero ir às ruas, vender meus trabalhos nas ruas porque eu acho que o artista tem que ir às ruas”, compartilhou conosco.

Tina Berg voltou às telas após pausa de 18 anos na arte

Tina Berg voltou às telas após pausa de 18 anos na arte.

“Se alguém de vocês adquirir alguma das minhas meninas, pode ter certeza que está levando uma excelente energia, um pedaço de mim, e eu peço a vocês que cuidem bem delas porque realmente foram feitas com muito carinho”, disse aos presentes.

Poeta e médico Mustafá Rosember comentou sobre o talento da filha Tina Berg

Poeta e médico Mustafá Rosember comentou sobre o talento da filha Tina Berg.

Dr. Mustafá Rosemberg, pai de Tina Berg comentou sobre sua participação na vernissage. “Estou trazendo para vocês nesta noite comemorativa do trabalho profissional de minha filha, meu primeiro sonho dourado, Tininha, para que eu possa ajudá-la na fuga que ela procura atrás do pincel, manter e conservar na lembrança de todos que vivem com ela, quem é ela, o que ela faz, o que ela quer fazer e mais ainda o que eu quero eu ela faça, de modo que assim, ela me pediu que apresentasse um livro”, comentou. O poeta também declamou poesias presentes nas suas obras expostas.

Médico Alfredo Gonçalves ao lado da tela que adquiriu de Tina Berg durante a exposição Bahia Bacana

Médico Alfredo Gonçalves ao lado da tela que adquiriu de Tina Berg durante a exposição Bahia Bacana.

O médico e escritor Alfredo Gonçalves de Lima Neto prestigiou a exposição e comentou sobre o evento. “A família Rosemberg de Souza é uma família de artistas. Mustafá é um poeta parnasiano, um sonetista maravilhoso, tem o irmão dele que é músico e Tininha que a gente sempre conheceu como artista plástica, como design, com um trabalho brilhante com o domínio da cor, da luz, e hoje reúne essas telas aqui junto com a obra literária do pai e brinda Valença, que é uma cidade cultural, que respira literatura, que respira dança, respira música e artes em geral. Tininha é uma artista singular e a festa de Tininha hoje é a festa de Valença”, considerou.

Maira Queiroz ao lado da tela de sua autoria e da avó Tina Berg

Maira Queiroz ao lado da tela de sua autoria e da avó Tina Berg.

Maira Queiroz Rosemberg, estudante de Odontologia e neta de Tina Berg, segue os passos da avó e já produz suas telas, quatro delas foram expostas no evento. “Eu acho muito gratificante porque eu me inspirei nela, desde novinha ela pintava, costurava, fazia várias coisas e eu sempre gostei das coisas que ela fazia e acaba indo junto com ela”, afirmou Maira ao Valença Agora, sobre expor ao lado da avó.

v

Dra. Mairi Cardim (Centro) falou sobre a importância de prestigiar a cultura e os artistas locais.

“Eu sou muito amiga dela, mas não conhecia esse lado tão lindo, da artista, porque ela estava sem pintar já há algum tempo, e as telas estão maravilhosas, lindas, e Dr. Mustafá já é um ícone da nossa cultura. É importante sempre estar prestigiando os artistas locais”, comentou Dra. Mairi Cardim para a nossa reportagem.

Os advogados Salvador Coutinho e Dinalva Cintra Coutinho prestigiaram evento

Os advogados Salvador Coutinho e Dinalva Cintra Coutinho prestigiaram evento.

O advogado Salvador Coutinho prestigiou a exposição na companhia da sua esposa, Dinalva Cintra Coutinho. “Muito importante para a nossa cidade ter uma artista da nossa terra despintando no cenário artístico. Conheço Tina Rosemberg desde criança, somos amigos de infância e ela sempre teve esse dom da arte, sempre voltada para as artes, apesar de não desenvolver há algum tempo, e hoje desabrochou, felizmente, e nós amigos estamos muito felizes por isso”, comemorou.

Vidalto Oiticica e família prestigiaram vernissage com obras de Tina Berg e Mustafá Rosember.

Vidalto Oiticica e família prestigiaram vernissage com obras de Tina Berg e Mustafá Rosember.

“Participar de uma vernissage é um momento único, principalmente em Valença, pois fortalece e enriquece a nossa cultura, além de contribuir para o fortalecimento da nossa alma e poder conviver num ambiente agradável e prazeroso, o qual toda a sociedade valenciana deve sempre prestigiar e participar de momentos únicos como esse, sem falar no mestre, poeta, marco do nosso patrimônio imaterial Mustafá Rosemberg que é uma referência do município de Valença para o Brasil”, comentou o diretor do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica.

.

Fotos/Fonte: Jornal Valença Agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.