Cooperativa aderiu à campanha Outubro Rosa para contribuir com a promoção de saúde de suas cooperadas através do conhecimento

Dezenas de mulheres associadas à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul – Coopafbasul, participaram nesta terça-feira (24), do encontro “Outubro Rosa” promovido pela cooperativa, em Ituberá. A iniciativa faz parte da missão da Coopafbasul de contribuir com os seus cooperados de forma integral para a sua dignidade no campo, como destaca Gileno dos Santos, diretor executivo da entidade:

Gileno Santos, diretor executivo da Coopafbasul

Gileno Santos, diretor executivo da Coopafbasul

“A Coopafbasul sempre pensou de modo geral do seu cooperado. Somos uma família e nossa família se preocupa em ver o nosso produtor e nossa produtora bem. Então demos mais um passo e começamos a trabalhar com essa parte de conscientização em saúde. Muitas vezes a gente vê cooperados passando por alguma situação nesse sentido por falta de conhecimento, por falta de conhecer o seu corpo, por vergonha, por não ter a oportunidade de aprender sobre essas doenças, então, o conhecimento é fundamental para a prevenção. Hoje o evento é das mulheres, mês que vem será dos homens, então a gente quer estar junto em todos os aspectos, e saúde é muito importante”, destacou.

Para falar da importância da prevenção e até mesmo ensinar como é realizado o autoexame, a Coopafbasul convidou o enfermeiro Pedro Henrique Costa Silva e a terapeuta e consultora Noeli Valeriano.

“A Coopafbasul acertou em cheio nesse tema que não pode ser discutido só em outubro. Foi um momento riquíssimo e as mulheres estão de parabéns pela participação. Elas deixaram a roça, deixaram seus trabalhos, deixaram sua família para estar aqui hoje nesse evento de excelência”, considerou Noeli.

Para o enfermeiro Pedro Henrique, a Coopafbasul propiciou uma oportunidade incrível para as suas cooperadas. “A cooperativa cuidar dessas mulheres é cuidar da população em geral. Eu vejo como uma ação incrível, muito importante, que mostra a seriedade da Coopafbasul e o cuidado que ela tem com as suas cooperadas”, observou.

O presidente da Coopafbasul, Marcos Pereira, considerou o evento muito gratificante. “Com essa conscientização do câncer de mama, a gente está trazendo mulheres de várias comunidades para aprender a cuidar melhor da sua saúde, demonstrando que a nossa cooperativa não é só agricultura, mas está voltada também para a saúde”, afirmou.

A secretária da cooperativa, Renilda Conceição, acrescenta: “Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. E nós, como cooperativa, não poderíamos ficar de fora dessa iniciativa tão importante. Por isso, criamos um projeto para levar informações e orientações sobre o Outubro Rosa para todas as nossas cooperadas. Sabemos que muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre como prevenir e detectar o câncer de mama, por isso, queremos contribuir para que cada uma de vocês saiba exatamente como agir nesse sentido”.

A iniciativa contou com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ituberá, representado por Andreia Palma. “A importância dessa conscientização é mostrar para as mulheres a importância de conhecerem o seu corpo para poder se prevenir de doenças, de um câncer de mama futuramente. Se a mulher se conhece ela vai ter a chance de não chegar ao extremo de fazer uma quimioterapia e poder obter um tratamento menos agressivo”, ressaltou Andreia.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.