A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado à Prefeitura de Valença, realizou no dia 24 de abril, uma reunião em caráter de urgência, tendo como pauta os alagamentos que historicamente tem acometido o Distrito do Guaibim, levando em consideração os boletins meteorológicos emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que tem alertado em relação às fortes chuvas em todo Sul Baiano.

Reunião da Defesa Municipal de Valença na Prefeitura, realizada no dia 24 de abril de 2023 (Foto: Divulgação)

Participaram da reunião representantes do Guaibim e do poder público municipal, entre eles o prefeito Jairo Baptista; a coordenadora de Proteção e Defesa Civil, Eunice Pereira; o secretário de Planejamento, Jecevaldo Santos; o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Borges; o Procurador Geral do Município, Fleuber Ramos; Anselmo, servidor da secretaria de Infraestrutura e Urbanismo; Roberval, representante dos moradores da Comunidade de Santa Tereza (Guaibim) e Rodeval, administrador do Distrito do Guaibim e Pó.

Além da escuta aberta da prefeitura para ouvir os problemas enfrentados pelas comunidades do Distrito do Guaibim, outro importante destaque que motivou a urgência da reunião foram as ocorrências de alagamentos, enchentes e deslizamentos de encostas na região do Extremo Sul Baiano, mais de 4.000 famílias se encontram desabrigadas, contando com ação de ajuda humanitária organizada pela Sudec e o Governo do Estado.

Durante a reunião a Coordenadora da Defesa Civil relatou sobre os problemas observados na visita técnica realizada nas 2 comunidades do Guaibim (Santa Tereza e Jardim Michele), a convite do Sr. Roberval e da professora Rita Clara. Os problemas identificados foram construções irregulares obstruindo os rios, falta de drenagem nas ruas, obstrução de canais, ausência de limpeza urbana. Estas informações foram confirmadas pelos senhores Roberval, Rodeval e Pó. Na oportunidade o Secretário do Meio Ambiente reforçou a necessidade da aplicação de multas nos casos das construções irregulares e desmatamento dos mangues. Foi pedido também pelo Secretário Marcelo Borges um parecer da Procuradoria para autorizar a aplicação de multas, onde o mesmo concordou e se comprometeu em proceder com a autorização. A Secretaria de Infraestrutura representada pelo Engenheiro Civil Anselmo sinalizou sobre o projeto de drenagem que está sendo elaborado pelo órgão.

Ao final da reunião o prefeito Jairo reafirmou o interesse em atender aos anseios das comunidades não só do Guaibim mas de toda Valença, e cobrou das secretarias envolvidas ações contundentes e preventivas.

A Coordenadora de Defesa Civil sugeriu que o administrador do Guaibim (Rodeval) encaminhasse um oficio sinalizando os pontos críticos das comunidades, locais que necessitam urgente da atenção do poder público.

Fonte: Defesa Civil de Valença

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.