Mondrian e o Movimento De Stij de 25 janeiro 2016 até o dia 04 de Abril de 2016

O centro cultural apresenta cerca de 60 obras , pinturas , desenhos de arquitetura , mobiliário e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa conhecido como De Stijl (O Estilo em tradução lideral ) , fundado em 1917 e com ícone o pintor Piet Mondrian.

Embora muitas pessoas conheçam as pinturas que fizeram e ainda fazem de Mondrian um “artista moderno”, a exposição revela também outros lados de seu talento além da arte abstrata. Segundo o curador Pieter Tjabbes, a primeira reação do público ao se deparar com as linhas e cores do artista é de que elas continuam atemporais, rompendo as barreiras do tempo, já que ainda possuem essa associação ao o que é minimalista e moderno.

Mas nem sempre foi assim. O holandês trilhou um longo caminho até alcançar o abstracionismo, estudando teosofia para agradar os pais religiosos ao mesmo tempo em que estudava arte. Quando começou seus primeiros trabalhos, em 1908, estava mais ligado às cenas reais, conforme ensinava a academia. Com influência de pós-impressionistas como Vincent Van Goghe Jan Toorop, foi mudando seu estilo pouco a pouco. Depois de um tempo em Paris, quando teve contato com Pablo Picasso e outros artistas do cubismo, se mudou para Nova York onde, embalado pelo jazz e pela arte moderna, aderiu ao chamado movimento De Stijl em meados de 1917. A ideia central desta manifestação, que era propagada em uma revista, era de que a pureza das cores primárias, as formas planas, o equilíbrio e a harmonia universal de todas as artes seria alcançada quando todos entendessem o neoplasticismo.

A mostra segue para Brasília, com abertura no dia do aniversário da cidade, em 21 de abril. Depois vai para Belo Horizonte no dia 20 de julho e Rio de Janeiro no dia 12 de outubro.

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)(11) 3113-3651 ccbbsp@bb.com.br Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

 

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.