Iniciativa reuniu mulheres empreendedoras numa tarde de autoconhecimento e autocuidado

Pensando em melhorar a qualidade de vida das mulheres, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura - CMEC da Associação Comercial e Empresarial de Valença – ACE, em parceria com o Programa Empreender, promoveu no último dia 23 de janeiro, o Encontro Mulheres Empreendedoras com programação alusiva ao Janeiro Branco, mês dedicado a saúde mental. Empreendedoras desfrutaram de uma Vivência de Biodança, roda de conversa sobre afetos, vida e relações, autoamor e autocuidado para mulheres. O encontro aconteceu na Casa do Empresário de Valença. A prática integrativa foi ministrada pela facilitadora Helena Bastos.

O presidente da ACE Valença, Vidalto Oiticica fez a abertura do evento.

Vidalto Oiticica, presidente da ACE, deu as boas-vindas e falou sobre o propósito da instituição em apoiar o empreendedorismo feminino. “As mulheres estão a cada dia conquistando mais espaço, mas as adversidades ainda são muitas e a Casa do Empresário oferece este estímulo de auxiliar na gestão dos negócios e desenvolver comportamentos empreendedores”, finalizou Oiticica se despedindo para que as mulheres conduzissem o evento.

Em sua fala, a consultora do Empreender, Carla Marabella, comentou sobre empreendedorismo e como umas podem ajudar as outras a crescer pessoalmente e profissionalmente sendo nucleadas.

Jocelma Reale, presidente do CMEC da ACE; Helena Bastos, facilitadora da vivência e Carla Marabella, Consultora do Empreender.

A presidente do CMEC da ACE Valença, Jocelma Reale, parabenizou a Casa do Empresário por adotar esse modelo de gestão associativista de fomento ao empreendedorismo feminino. ‘‘Esta é uma ação do Conselho dentro da entidade  visando fortalecer o associativismo e a pauta das mulheres empreendedoras”, afirmou.

Encontro proporcionou às participantes roda de conversa, reflexões sobre a condição da mulher na sociedade e Vivência de Biodança.

“O que eu busquei nessa vivência foi fazer com que as mulheres parassem um pouco e entrassem num movimento mais interno de cada uma delas, entrando na vivência musical, no autocuidado, na fluidez, pra gente poder trabalhar um pouco desses afetos que vão nos atravessando, pra que a gente possa ter esse momento de parar um pouco a mente e mover o corpo de uma maneira mais suave, mais fluida, mais inteira”, considerou Helena Bastos sobre o objetivo da vivência.

Para Helena, a iniciativa da ACE através do CMEC e do Programa Empreender em proporcionar o encontro com a temática da Biodança relacionada à saúde mental, foi muito importante. “Eu não vejo uma saúde mental que não utiliza o corpo como instrumento. O corpo é o instrumento que nos foi dado e é por ele que a gente vai tendo todas as nossas sensações, então se a gente não escuta e não para pra cuidar desse corpo, a mente também não é cuidada”, ressaltou Helena, que concluiu com o agradecimento à ACE e Casa do Empresário pelo convite.

O evento contou com o apoio da Casa do Empresário de Valença, Sebrae e FACEB. Foram arrecadados alimentos não perecíveis em benefício da Casa de Francisco de Assis, antigo Lar dos idosos em Valença.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.