O CAPACITAR pretende dotar a Casa do Empresário de competências específicas de apoio e disponibilização de serviços para os seus associados, a promoção de atividades empreendedoras e aumento da competitividade empresarial no município. 

Com o lema “Transformando Entidades”, o programa CAPACITAR, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (FACEB) em parceria com o Sebrae, contemplou oito das mais de cem entidades comerciais do estado em 2021, e a Casa do Empresário de Valença foi uma delas. Nesta quinta e sexta-feira (10 e 11), aconteceu o primeiro encontro de trabalho, com abertura oficial no auditório da instituição e reunião no hotel Portal Rio Una, durante toda a sexta.

O CAPACITAR visa implementar um programa de desenvolvimento organizacional, capacitando os presidentes, vice-presidentes, conselheiros, diretores e colaboradores da Casa do Empresário de Valença com ferramentas de gestão moderna associativa, que já foram implementadas e aprovadas por 600 entidades de representação empresarial no Brasil. Tal modelo, inicialmente foi inspirado e financiado por organismos de fomento Alemão e veio para o Brasil em 1999. Dentre as metas atingidas estão a formação de novas lideranças, a consolidação de mudanças, conquista de melhor representação e ações de fortalecimento e expansão do segmento.

A abertura do evento contou com a presença do representante da FACEB e coordenador do programa Adriano Jorge Câmera Figueira, do Supervisor da Metodologia Paulo Cesar Ferreira, da gestora do Sebrae-Valença, Laís Meireles, dos presidentes da Casa, Vidalto Oiticica (Associação Comercial e Empresarial – ACE); Luís Menezes (Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL) e João Deolino (Sindicato do Comércio Varejista – SINCOMVAL), além dos vice-presidentes, diretores e colaboradores da instituição.

Esse primeiro encontro de trabalho teve como subsídios o diagnóstico da situação atual da Casa do Empresário, obtido através de pesquisa de mercado realizada com associados e não associados ao longo de 40 dias, para a elaboração do Planejamento Estratégico da instituição, dando um novo direcionamento estratégico e operacional, permitindo a implementação de novos produtos e serviços, atraindo novos associados e ampliando sua participação na comunidade.

Mesa de abertura do CAPACITAR em Valença, com a presença dos presidentes da Casa do Empresário, Vidalto Oiticica (ACE). Luís Menezes (CDL) e João Deolino (SINCOMVAL); da gestora do Sebrae Valença, Laís Meireles e do coordenador do programa, Adriano Câmera (Foto: Valença Agora)

A reunião foi aberta com o pronunciamento do presidente da ACE e diretor do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica. “Esse é um momento único, não só nas nossas vidas, mas um momento único pela responsabilidade que assumimos com a representatividade dessa instituição. A partir desse momento, necessitamos ter um novo olhar e este olhar vai contribuir na construção de uma sociedade melhor e mais justa verdadeiramente”, afirmou.

O presidente da CDL, Luís Menezes agradeceu a presença de todos. “É uma satisfação tê-los aqui conosco, sejam bem vindos, a Casa é nossa! Tenho certeza que esse programa vai ser um marco para a Casa do Empresário e vai nos proporcionar muitas transformações positivas daqui pra frente”, ressaltou.

“Esse é um momento ímpar para a nossa instituição, para nossas empresas e para o município que será beneficiado através do conhecimento adquirido através do CAPACITAR”, complementou João Deolino, presidente do SINCOMVAL.

Representando o Sebrae regional em Santo Antônio de Jesus, a gestora Laís Meireles, do Sebrae-Valença registrou o apoio do serviço à implementação do programa em Valença. “O Sebrae vem reforçar mais uma vez essa parceria junto com a FACEB.  Temos a certeza que será transformador na gestão empresarial de cada um de vocês, na Casa como um todo, será realmente um divisor de águas, então eu acredito que o empenho e a dedicação de todos vocês vai fazer a diferença dentro desse processo. O Sebrae e a FACEB estão juntos com vocês nessa troca que vai fazer a diferença”, salientou.

Equipe CAPACITAR foi presenteada com cestas de produtos locais. (Foto: Valença Agora)

Em entrevista ao JVA, o coordenador do CAPACITAR, Adriano Câmera ressaltou a importância do programa no protagonismo da instituição. “O CAPACITAR é uma oportunidade para que a instituição possa conhecer a fundo qual o seu papel, qual a sua razão de ser e de existir, e a partir daí cada membro de sua diretoria, conhecendo também o seu papel dentro da instituição, possa criar as condições para que ela assuma o seu papel de segunda maior força do município, somente abaixo da Prefeitura Municipal”, pontuou.

“A sociedade só tem a ganhar com os resultados do programa porque instituições fortes permitem que os seus associados possam também estar fortes e, estando fortes eles investem mais, eles contratam mais, isso gera um grande ciclo virtuoso dentro do município, então o papel da Casa do Empresário é criar as condições para que o associado possa sair de um determinado patamar para um outro patamar bem superior e isso acontecendo, se cria condições para incremento de renda, aumento de emprego, aumento do poder de compra da população, oferta de mais crédito e isso tudo faz com que a cidade possa efetivamente se desenvolver. Os frutos disso é percebido na ponta, gerando meios para que a própria sociedade possa ser uma sociedade mais pujante, mais feliz, possa ter acesso a produtos e serviços de qualidade, de forma séria, de forma ética, de preço justo. Com esses princípios que estão sendo trabalhados aqui nesses dois dias, de visão, missão e valores, se incute uma nova forma do empresário associado perceber o seu papel social, não é à toa que o nome de uma empresa se chama razão social, então ela é uma empresa privada, mas que tem uma razão de ser dentro de uma sociedade e esses valores incutidos fazem com que a comunidade seja uma comunidade melhor, mais feliz e mais próspera. Estamos à disposição dentro da FACEB e durante todos esses meses de convênio para fazer daqui um case entre os outros municípios”, destacou.

Treinamento contará com encontro mensais por 10 meses. (Foto: Valença Agora)

O supervisor do método do programa, instrutor Paulo César Ferreira, falou sobre o programa e destacou a importância da Casa do Empresário de Valença a nível estadual. “O programa CAPACITAR visa melhorar o desenvolvimento organizacional das entidades, no caso da Casa do Empresário de Valença, ela já é uma casa de referência para a Bahia e para a região porque ela une as três principais entidades do município de Valença, ACE, CDL e SINCOMVAL, e por esse diferencial que ela tem, a comunidade já sai ganhando, pois num único lugar o empresário consegue encontrar soluções, benefícios e serviços para melhorar o negócio dele”, observou.

“Todo empresário quer ganhar dinheiro e para ganhar dinheiro ele precisa ter uma estrutura adequada, um ambiente competitivo adequado, leis que o beneficiem ou que proporcionem que ele consiga gerar receita para si e ao mesmo tempo gerar emprego e renda e a Casa do Empresário tem esse papel de defender os interesses do empresário, de ajudar junto ao poder público para que essa infraestrutura municipal também favoreça esse ambiente competitivo do empresário”, sinalizou.

Paulo César disse ainda que o CAPACITAR, fortalece a consciência do papel fundamental da instituição em apoiar os empresários, representando-os e defendendo seus interesses junto ao poder municipal, estadual e federal. “Nós queremos aqui com esses dois dias de treinamento municiar a Casa do Empresário de uma ferramental de gestão e de ferramentas estruturais para que ela possa atender melhor o empresário e melhorar o desenvolvimento econômico do município de Valença e toda região”, disse.

Empresários formam grupos de trabalho para desenvolver planejamento estratégico (Foto: Valença Agora)

O instrutor falou ainda sobre a importância do programa para os dirigentes da Casa do Empresário. “Muitas vezes a gente tem um empresário que assume esse papel como um líder local pelo fato dos outros o verem como um formador de opinião, mas ele era um empresário e agora ele passa a representar um grupo de empresários, o que requer uma capacitação para isso, então dentro desses dois dias, além de nós municiarmos a própria entidade, nós também buscamos trabalhar o lado comportamental do empresário para que ele entenda que agora ele é um líder local, que ele representa um grupo de empresários e tem uma responsabilidade e precisa prestar dessa escolha que os empresários fizeram de colocá-lo como representante da classe”, afirmou Paulo César.

O conselheiro fiscal da Casa do Empresário e ex-presidente da ACE, Antônio Jorge comemorou a vinda do programa para a instituição. “O CAPACITAR representa o que há de melhor para o desempenho das ações da nossa Casa do Empresário. Tivemos a felicidade de participar deste evento por disponibilidade da nossa FACEB, que brilhantemente nos proporcionou uma visão empresarial e organizacional, nos permitindo enfrentar a nova realidade com firmeza e segurança no planejamento com o objetivo de nos deixar mais próximo do sucesso deste ano que se apresenta ainda com bastante incertezas. Nosso município precisa de muita inventividade e novos direcionamentos buscando consolidar a geração de emprego e renda, bem como o desenvolvimento regional em bases sólidas”, declarou.

Ao final do segundo dia da capacitação Vidalto Oiticica sintetizou a essência do evento. “Existe a expectativa de estarmos construindo as novas sociedades, e as novas sociedades vão ser formadas pelos pilares da sociedade organizada e nós somos um, talvez o mais importante depois dos poderes constituídos de Valença e temos que levar isso muito a sério e assumir como responsabilidade individual de cada um de nós. Quero parabenizar o Adriano e o Paulo César pelo domínio do assunto e como essa etapa foi transmitida a todos, eu tenho certeza que ao longo desses 10 meses vamos buscar tirar de vocês o melhor possível para que também possamos dar o melhor possível de nós, não só para as nossas empresas, mas para a sociedade e a instituição que nos credenciou e confiou em nosso mandato, a FACEB, a qual agradecemos através do seu presidente Clóves Cedraz, que nos identificou com potencialidade de adquirir essa capacitação. Muito obrigado!”, finalizou.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.