Evento aconteceu no auditório do Sesi, em Valença (Foto: Divulgação)

Realizado pela Prefeitura de Valença com os apoios do Governo do Estado da Bahia, Conselho Municipal de Turismo de Valença (COMTUR), Sebrae, Senac, Sesi e Câmara de Turismo do Baixo Sul, o I Fórum de Turismo On Trade do Baixo Sul reuniu gestores e empresários do ramo no auditório do Sesi na última quarta-feira (29), para discussão do tema “A consciência empreendedora do trade e a retomada do turismo”. O Fórum teve a participação especial do representante da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), João Paolilo e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/BA), Luciano Lopes.

A importância do empreendedorismo, do protagonismo turístico como atividade econômica, responsabilidade social, potencialidades e parcerias foram assuntos abordados nas palestras de Évila Carrera (Sebrae), Fernando Amaral (Sebrae) e Perla Nascimento (Senac).

Prefeito Jairo Baptista participou da abertura do I Fórum de Turismo On Trade Baixo Sul (Foto: Divulgação)

O prefeito Jairo Baptista participou da abertura do evento. “Me sinto honrado com a presença de todos e de sediar o I Fórum de Turismo On Trade do Baixo Sul discutindo com empreendedores e gestores o momento da retomada econômica da região e é sem dúvida um relevante passo para o progresso do segmento na região. Através do fortalecimento do trade é que o território Baixo Sul tornar-se-á um destino turístico em potencial para atrair turistas e visitantes nacionais e internacionais de janeiro a janeiro”, considerou.

O superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, João Henrique Paolilo, apresentou o plano de retomada, que tem na capacitação um dos quatro eixos de atuação do Governo do Estado. Os outros eixos são biossegurança, promoção dos destinos e infraestrutura. "A atividade turística se desenvolve de fato nos municípios, com a participação da iniciativa privada na oferta dos serviços. Nesse sentido, a qualificação, tanto dos empresários como dos seus colaboradores, é uma das ações essenciais para a atração de turistas", ressaltou Paolilo.

WhatsApp Image 2021-10-01 at 08.40.04

Participantes de curso oferecido pela Setur-BA receberam certificados (Foto: Setur-BA)

Durante o evento, houve a entrega dos certificados de capacitação a 31 empresários e profissionais do setor, que participaram do curso oferecido pela Setur-BA. A capacitação abordou noções conceituais de turismo, produção, cidadania e atendimento qualificado.

Sócio da agência de receptivo Rotas Alternativas, Éric Nobre participou do curso e está motivado. "Iniciativas como essa são fundamentais. Trabalhamos em cadeia e é bom ver os parceiros se preparando, se unindo, para oferecer serviços de qualidade".

Fred Rehem, seretário de Turismo de Valença (Foto: Divulgação)

O secretário de Turismo de Valença, Fred Rehem, disse que a prefeitura está empenhada no cumprimento dos protocolos sanitários e realiza obras de infraestrutura. Ele defendeu a união entre os envolvidos no reaquecimento dos segmentos turísticos. "O trade precisa estar unido e atuar como parceiro das gestões municipal e estadual, nesse momento importante de retomada".

Em entrevista ao JVA, Fred Rehem enalteceu os potenciais turísticos de Valença e afirmou que sua pasta tem atuado no mapeamento de todos eles e em projetos de estruturação para que possam ser aproveitados como atrativos durante todo o ano. “Quando eu assumi a pasta em janeiro, pesquisando junto com a minha equipe a gente percebeu que o turismo de Valença sempre se baseou em eventos, turismos pontuais, Réveillon, São João. Valença é riquíssima, além do Guaibim, nós temos as cachoeiras, grutas, a Serra do Abiá, Sarapuí, Aldeia São Fidélis, temos vários locais e o nosso trabalho hoje como secretaria de turismo foi mapear todos esses locais e preparar projetos e estruturar para que a gente comece a divulgar e vender isso o ano todo, estamos preparando Valença para realmente entrar no circuito de turismo do Brasil”, destacou.

“Somos hoje uma secretaria que está aqui trabalhando de forma técnica para mudar o turismo e somente o poder público não vai conseguir fazer a mudança que necessitamos, precisamos de entidades, associações, empresários, da população para que a gente consiga realmente fazer com que Valença se torne o que ela sempre foi, uma cidade turística, e esse turismo vai trazer emprego e renda de uma forma nunca vista em Valença antes”, complementou o secretário.

WhatsApp Image 2021-10-01 at 08.39.09

Vidalto Oiticica, presidente da ACE e Diretor do JVA contribuiu com as discussões (Foto: Divulgação)

Presente no evento, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença e Diretor Executivo do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica constatou a realidade atual do segmento. “O 1º Fórum de Turismo teve uma peculiaridade conhecida, a descoberta e a consciência das riquezas e das potencialidades, mas a fragilidade ainda da consciência e da responsabilidade da sociedade como um todo de se profissionalizar, se organizar, se estruturar para não só aproveitar, mas saber explorar corretamente esse potencial que o mundo vem sinalizando como uma grande vertente e opção econômica de desenvolvimento e riqueza”, avaliou.

“Saímos com o olhar de necessidade de integração e união em prol desse grande potencial valenciano que temos. A Casa do Empresário está imbuída, comprometida e à disposição para participar de todas as discussões que venham fortalecer, edificar, fazer com que as coisas aconteçam de fato e de direito, através da participação coletiva de toda a sociedade”, concluiu Oiticica.

Fotos: Divulgação/Ascom Gov Valença

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.