Proporcionar conhecimento aos produtores rurais tem sido o principal objetivo da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul), pois quanto mais informações eles obtiverem, melhores serão os resultados de seus cultivos e, consequentemente, através da cooperativa, atrairão mais o mercado que prioriza qualidade. Na última terça-feira (28), a Coopafbasul cumpriu mais um Dia de Campo com a participação de seus cooperados para promover conhecimento e ressaltar a importância da assistência técnica, desta vez tendo como foco a cadeia produtiva do açaí. A área agrícola visitada fica em Ituberá, propriedade da Natuvalle, considerada uma área modelo na produção do fruto.

Coopafbasul realiza Dia de Campo para integrar cooperadose prestar assistência técnica rural visando a melhoria da qualidade da produção (Foto: Valença Agora)

O Dia de Campo foi conduzido pelo Diretor Executivo da Coopafbasul, Gileno dos Santos, acompanhando de equipe administrativa e técnicos agrícolas.  Foram organizadas quatro estações, cada qual com o assunto diferente sobre o cultivo do açaí, desde a plantação ao beneficiamento do fruto. Durante a atividade, a cooperativa também apresentou sua equipe, serviços e ações aos cooperados, dando destaque também para a importância da regularização de documentos para comercialização dos produtos. A etapa de beneficiamento do açaí é desenvolvida em parceria com a empresa Graciosa.

Gileno dos Santos, diretor executivo da Coopafbasul, conduziu atividades (Foto: Valença Agora)

“A Coopafbasul tem um olhar especial para que os produtores consigam plantar com qualidade, para que tenham um preço justo e uma continuidade em sua profissão”, pontuou o diretor Gileno dos Santos.

Sobre o cultivo do açaí, Gileno afirmou que “a cultura chegou com muita força na região”. “Já estamos a cinco anos trabalhando com açaí, e a cada ano a gente vê que o consumo só aumenta, estamos muito felizes, e esse dia de campo está mostrando isso e incentivando os produtores a plantarem o açaí, pois a compra é garantida”, frisou o diretor.

Açaizeiro em área agrícola da Natuvalle, em Ituberá (Foto: Valença Agora)

Um dos incentivos citados por Gileno é a parceria com o Banco do Nordeste, que liberou financiamento para o cultivo consorciado de cacau e açaí. Visando alavancar ainda mais a cadeia produtiva do açaí, o diretor informou que em breve chegará à região clones de açaí oriundos do Pará, estado que é hoje o maior produtor nacional do fruto.

Apresentação do Sistema Agroflorestal com o consórcio de cacau, banana e açaí, que tem linha de crédito em disponibilidade pelo Banco do Nordeste (Foto: Valença Agora)

“Há dois anos estive no Pará para conhecer o mercado do açaí, a força do mercado de exportação e o consumo interno que está aumentando a cada dia. Em Ituberá tínhamos um ponto comercial de açaí, hoje existe aproximadamente 10, então estamos vendo que o consumo está aumentando muito. Nossas polpas estão chegando em São Paulo, em Minas Gerais, em todas as regiões, graças a Deus que vem dando certo, e com a parceria com a Cometa Açaí a gente estamos buscando agregar valor fazendo sorvete, esse sorvete é muito aprovado pelos cooperados. Antes, o agricultor plantava o açaí, mas o produto final não chegava até ele e hoje acontece isso, ele toma o suco do açaí, o sorvete do açaí, pois eles precisam entender que aquele produto é dele, que ele tem o seu trabalho valorizado”, ressaltou Gileno.

Coopafbasul - dia de Campo (2)

Cooperado Leomar Conceição (Foto: Valença Agora)

Leomar Conceição dos Santos, cooperado há 8 anos, transmitiu conhecimentos aos visitantes acerca da colheita do açaí.  “Na área da colheita tem que usar uma escada com uma corda por questão de segurança, para não ocorrer acidentes, e depois o processo da colheita, embaixo com dois aparadores com tela que aparam o cacho de açaí”, explicou, ressaltando as boas práticas da colheita, como observar bem o amadurecimento do fruto. “Não pode colher verde porque isso é ruim na qualidade da polpa”, pontua.

Técnico agrícola da Coopafbasul, José Xavier Costa (Foto: Valença Agora)

Os técnicos agrícolas da Coopafbasul, José Xavier Costa, Edvaldo e Jorge orientaram sobre o cultivo nos Sistemas Agroflorestais (SAFs), que consorcia mais de um tipo de plantação e a importância da assistência técnica rural para o sucesso do plantio. “A diversificação nos cultivos é primordial para agricultura familiar, principalmente porque com a incidência de tantas doenças que vem ocorrendo hoje o produtor não pode ficar refém de um único cultivo. Num plantio solteiro, se acontece um problema sanitário, ele pode perder sua produção e ficar sem recurso financeiro para continuar tocando sua vida, então estamos aqui orientando a diversificação com açaí, que pode ser enriquecida também com cupuaçu, isso faz com que o agricultor familiar tenha uma renda diversificada. Diversificar o plantio é fundamental para a sustentabilidade da área agrícola”, considerou o técnico José Xavier.

Equipe da Polpa de Frutas Graciosa, parceria da Coopafbasul no beneficiamento do açaí e demais frutas (Foto: Valença Agora)

Representante da Graciosa, empresa que beneficia o açaí dos cooperados da Coopafbasul, Tarcísio Martins comentou sobre a importância do Dia de Campo. “Muito bom e importante esse vínculo, esse tipo de atividade porque a gente fortalece a parceria com o agricultor, a gente esclarece sobre alguns pontos para a qualidade da matéria-prima como a manipulação, higienização, transporte, pois a qualidade desse fruto influencia diretamente na qualidade final da polpa propriamente dita, então é muito bom a gente fortalecer esse tipo de ação com os produtores para que eles tenhas esse contato direto com a indústria, o que faz estreitar esse laço e manter essa parceria por muito mais tempo”, disse.

Renildo Santana, Cooperado da Coopafbasul (Foto: Valença Agora)

O cooperado Renildo Santana Santos, morador do Quilombo 25, ficou impressionado com a pujança do açaí. “Não tenho palavras para descrever o que vi aqui hoje, muito conhecimento para nós agricultores, hoje a cooperativa vem mostrando a variedade de riqueza que nós temos para explorar, evento nota 10. É uma experiência muito boa, recomendo o cultivo do açaí pra mim e para todos, pois ele vai contribuir muito com a renda familiar”, avaliou.

 

AVANÇOS

Visita ao terreno onde será construído um galpão de beneficiamento de grãos e o escritório da cooperativa (Foto: Valença Agora)

O diretor Gileno dos Santos apresentou a área onde será construído um galpão de beneficiamento, conquistado por meio do Edital Aliança Produtiva – CAD/SDR do Governo do Estado. “Fizemos um arrendamento de uma área por 20 anos, dentro dessa área a gente já tem um depósito e estamos aproveitando esse mesmo espaço como garagem para o caminhão refrigerado que ganhamos do Aliança Produtiva, esse caminhão chegou no momento certo em que a cooperativa vem desenvolvendo suas atividades e tem uma demanda muito grande de transporte, vamos utilizar ele para carga seca e refrigerada. Ainda nesse espaço adquirimos um terreno onde será construído um galpão de beneficiamento de grãos, conquistado no nesse projeto Aliança Produtiva, nesse galpão vamos implantar câmaras frias, infraestrutura para diversos produtos e o escritório da cooperativa. Em breve faremos o lançamento da pedra fundamental para o início dessa obra que é um sonho para a cooperativa, pois não temos um espaço nosso ainda”, afirmou.

Caminhão refrigerado conquistado pela Coopafbasul no Edital Alianças Produtivas da CAR/SDR do Governo da Bahia (Foto: Valença Agora)

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.