Diretor do Jornal Valença Agora e presidente da ACE/Valença, Vidalto Oiticica palestrou na Cerimônia do Jaleco da Faculdade de Medicina Atenas

Turmas de Medicina da Faculdade Atenas, campus Valença, participam da Cerimônia do Jaleco (Foto: Agência Andrade)

Turmas de Medicina da Faculdade Atenas, campus Valença, participam da Cerimônia do Jaleco (Foto: Agência Andrade)

Os alunos de Medicina da Faculdade Atenas – campus Valença, participaram no último sábado (11) de uma etapa importante para a formação profissional, a Cerimônia do Jaleco. O evento, que simboliza a iniciação no curso e a responsabilidade com a ética e postura na profissão, acontece três anos após o início da primeiro turma, devido às restrições da pandemia da Covid-19. A cerimônia aconteceu no auditório da faculdade e contou com a presença dos alunos de Medicina e familiares.

Coordenador do curso, Gabriel França; assessora administrativa da Atenas, Amália Cardoso; jornalista e empresário Vidalto Oiticica e o secretário municipal de Saúde, Dr. Alberto Martins (Foto: Agência Andrade)

A palestra da noite foi proferida pelo jornalista e empresário Vidalto Oiticica Pires, diretor executivo do Jornal Valença Agora e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença – ACE.

Em sua apresentação, Oiticica falou sobre Valença como capital do Baixo Sul, e suas potencialidades, pontuando a área da agricultura, do turismo, do comércio como riquezas de um município que possui particulares únicas de solo, clima e recursos naturais. Ao despertar para as riquezas da cidade, o jornalista conscientizou os futuros médicos e médicas sobre a responsabilidade de cada um dar a sua cota de contribuição para o desenvolvimento de Valença e região.

Vidalto Oiticica participa da Cerimônia do Jaleco da Faculdade Atenas em Valença (Foto: Agência Andrade)

Falando sobre o sentimento de pertencimento com o município, Vidalto Oiticica destacou sobre a necessidade de interação com a sociedade. “A partir do momento que a gente começa a conhecer a cidade e a interagir com ela, acontece um ponto indiscutível, e que verdadeiramente vai acontecer com vocês também. Vocês vão se apaixonar por essa cidade, vocês vão se entrelaçar e criar raízes nessa cidade.

Oiticica trouxe como exemplo, a trajetória profissional do médico valenciano, Mustafá Rosemberg (in memoriam) com os seus feitos em benefício do município e da região, em áreas como o empreendedorismo, o comércio, a educação, a literatura e a medicina.

“Mustafá se apaixonou pela Medicina, quando aqui teve um naufrágio no período da 2ª Guerra Mundial e várias foram trazidas ali para a Praça da Recreativa para serem atendidas. Ele se encantou com a profissão, foi estudar, se formou e retornou para essa cidade. A Santa Casa tem uma placa com numa área que ele transformou. Quando ele foi provedor daquela casa, ele fez a diferença, em tudo que ele botava a mão ele fazia a diferença. Na década de 60, junto com outras pessoas, criou a FICOBASE, a primeira fábrica de fibra de coco da Bahia, fabricava aqui colchão de mola e estofado de veículo que iam São Paulo para alimentar a indústria automobilística. No meado da década de 70 ele construiu um hotel em Morro de São Paulo e anos depois construiu vários prédio em Valença, então, vocês futuros doutores, tem a responsabilidade de contribuir com a transformação da nossa região, porque vocês estarão diante de um poder imensurável, que é o conhecimento, e vocês, por estarem aqui são privilegiados, e por serem privilegiados tem também a responsabilidade de deixar sua cota de contribuição no desenvolvimento da nossa região. É importante isso!”, sinalizou Oiticica.

“O desenvolvimento de uma região depende dos seus envolvidos e vocês vão se envolver com essa região, vão se encantar com essa região. Aqueles que não são daqui vão se encantar por essa região. Necessitamos que vocês retornem aqui no futuro, para que quiçá eu esteja aqui também e possa presenciar a alegria e a grandeza de vocês estarem contemplando os testemunhos dos ‘Mustafás’ da vida”, acrescentou o palestrante.

Vidalto Oiticica também parabenizou a Atenas pela sua empreitada no município. “Eu quero parabenizar a Atenas por ela ser o veículo de transformação e interação de uma sociedade, que formará uma gama de líderes, transformando também o nosso país a partir da nossa Valença.  Eu tenho certeza que, através do corpo da Atenas, da sua diretoria e da interação que a gente percebe no olhar e no semblante de cada um de vocês, todos estão comprometidos em sair daqui líderes formados com os mais nobres valores para fazer a diferença através da Atenas”, afirmou.

“Sejam bem vindos, se tornem prósperos, sejam vitoriosos e sejam gratos a Deus por vocês terem galgado a oportunidade de estarem aqui nas primeiras turmas dessa oportunidade. Foram para poucos e vocês foram os sortudos. Que Deus os abençoe e que a algumas décadas a frente retornem e venham aqui parabenizar a agraciar outros estudantes”, finalizou.

O Jornal Valença Agora tem sua matriz na cidade de Valença e existe há 22 anos, com a linha editorial voltada para o desenvolvimento sustentável do município e região. Com circulação semanal, o veículo é publicado em plataforma digital e impressa. Premiado como o melhor jornal e site de notícias da cidade, o Jornal Valença Agora tem sido um importante vetor não só de informação, mas de transformação regional a partir de um Editorial e matérias direcionadas para a formação de opinião, senso crítico e educação de valores fundamentais para o desenvolvimento e progresso de uma sociedade.

Prestigiaram a cerimônia, a assessora administrativa do campus, Amália Cardoso; o coordenador do curso de Medicina, Gabriel França; o secretário municipal de Saúde, Dr. Alberto Martins e a secretária municipal de Educação, Albete Freitas.

 

Foto em destaque: Agência Andrade

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.