Ato cultural e religioso é considerado por Lei patrimônio imaterial de Valença

WhatsApp Image 2022-10-23 at 10.02.25

Com suas vassouras em punho, homens e mulheres dos terreiros de Candomblé e Umbanda da cidade de Valença voltaram às ruas neste domingo (23) para a tradicional Lavagem do Amparo, patrimônio imaterial de Valença, que simboliza a preparação para a festa da padroeira Nossa Senhora do Amparo. O evento tem a realização da Prefeitura de Valença através da Secretaria de Cultura.

Gugui Martinez, secretário de Cultura de Valença (Foto: Valença Agora)

“Depois de dois anos sem a Lavagem devido à pandemia da Covid, estamos retomando com o tema “Com fé e gratidão, de volta à tradição”, hoje aqui com a participação de 25 terreiros. Valença tem uma cultura forte, então é um momento importante, um momento de retomada que nos deixa muito alegres de estar acontecendo e acontecendo de maneira brilhante”, avaliou Gugui Martinez, secretário de Cultura de Valença.

O prefeito Jairo Baptista percorreu todo o trajeto do cortejo que saiu da Praça Admar Guimarães com destino ado Adro da Igreja do Amparo. Baptista estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Promoção Social, Joana Guimarães. À frente do cortejo, a comitiva do Poder Executivo foi formada também pelo vice-prefeito Joailton Manoel, secretários, diretores e assessores do município.

Prefeito Jairo Baptista e comitiva 'puxou' cortejo da Lavagem do Amparo (Foto: Valença Agora)

Em entrevista ao Jornal Valença Agora, o prefeito Jairo Baptista destacou o apoio do município na manutenção da tradição da Lavagem. “Proporcionamos todo o apoio necessário para que tivéssemos uma linda Lavagem, toda a participação da cultura, o cuidado com a limpeza do adro foi priorizada. Tenho muito carinho com isso aqui, a Igreja do Amparo é um patrimônio e merece todo o nosso respeito às suas tradições”, afirmou.

Grupo de baianas do terreiro Ilê Axé katuijena, liderado pela Ialorixá Maria Estelita (Valença Agora)

Numa demonstração de fé e devoção à Nossa Senhora do Amparo, a Mãe de Santo do terreiro Ilê Axé katuijena do bairro do Novo Horizonte, Maria Estelita, participou da Lavagem homenageando a padroeira e seus orixás. “O sentimento hoje é de muita felicidade, muito amor porque Nossa Senhora do Amparo merece, ela é a nossa mãe, é a matriarca de Valença e nós fazemos isso com muito prazer. Eu não faço por dinheiro, faço por alegria e amor aos santos. Isso é uma tradição que não pode acabar nunca!”, ressaltou.

Rosena Santos, moradora de São Paulo, em passagem por Valença, prestigiou Lavagem (Foto: Valença Agora)

Compondo o calendário de festas religiosas do municípios, a Lavagem do Amparo é prestigiada pela comunidade e também chama a atenção de visitantes e turistas que estão na cidade. Foi o caso da paulista Rosena Santos, que fez questão de registrar o cortejo. “Isso é ótimo para a cultura, enriquece muito, são essas manifestações que mostram quem somos e de onde viemos. Está lindo, englobando a capoeira, as religiões, muito lindo”, avaliou.

Presença assídua nas tradições culturais e religiosas de Valença, o deputado federal Raimundo Costa marcou presença na Lavagem. O parlamentar estava acompanhado da esposa Vane Costa, ex-vereadora de Valença e do seu filho Ryan Costa, atual vereador do município. Nossa reportagem conversou com Costa sobre o evento.

Deputado federal Raimundo Costa e família durante a Lavagem do Amparo 2022 (Foto: Valença Agora)

“Nossa vinda à Sagrada Colina é para agradecer a Deus e a Nossa Senhora do Amparo, que ampara todos nós, que é a nossa protetora, que nos ajuda nas horas difíceis, por estarmos aqui hoje depois de uma pandemia, embora não tenha sido decretado oficialmente o seu fim, mas todos nós andamos de forma livre, sem máscara, porque tomamos a vacina e todos os cuidados adequados. E aqui renovamos as nossas energias, a nossa fé para que a gente possa estar contrito com Deus, para pedir a Ele que abençoe o povo de Valença, para que essa juventude possa ter um futuro melhor, para que a gente possa ter a pesca forte, para que a gente possa ter uma economia para gerar emprego. Momento para também para agradecer e pedir que Nossa Senhora abençoe esse segundo mandato, todo mundo sabe a dificuldade que é uma reeleição, a reeleição é a comprovação e aprovação de um trabalho que foi feito. Graças a Deus a gente está aqui mais uma vez com a família, os amigos, agradecendo Nossa Senhora e pedindo para que Ela abençoe a todos nós”, afirmou.

Cortejo caminhou até o adro da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, local onde aconteceram as saudações do povo de religiões afro-brasileiras e do prefeito Jairo Baptista. (Foto: Valença Agora)

Prefeito Jairo Baptista falou do respeito às tradições religiosas e culturais de Valença (Foto: Valença Agora)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.