A jornalista Dometila Garrido faleceu na manhã desta terça-feira (19),  no Hospital Ernesto Simões. Pioneira nas redações baianas, comandou durante anos a produção dos programas da TV Itapuã, onde trabalhou de 1961 a 1975. Coordenou o Miss Bahia e se orgulhava de ter iniciado com uma Miss Brasil (Maria Olívia Rebouças, 1962) e ter encerrado com outra (Zaida Costa, Miss Mundo Brasil 1975), tendo no meio da jornada elegido a Miss Universo Martha Vasconcellos (1968).
Formada em contabilidade pela Faculdade de Ciências Econômicas, Dometila exerceu por pouco tempo a sua profissão. Ela foi convidada a participar da redação do Diários Associados, após declamar o poema Vozes D'África, de Castro Alves. Numa época em que as redações de jornal eram compostas exclusivamente por homens, ela se tornou a primeira mulher a ocupar um lugar no diário.
 No Diário de Notícias fez coberturas de diversos episódios da história da Bahia, como a visita da Majestade Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, no Palácio da Aclamação.
dometila_garrido_0075604818263668582376
Nos musicais da Itapuã muitos nomes foram revelados ou por lá passaram, como Maria Creuza, Antonio Carlos e Jocafi, Tom e Dito, Raul Seixas, Gilberto Gil, Caetano Veloso etc.
A família ainda não decidiu onde será o velório.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.