Em resposta às informações veiculadas sobre a Santa Casa de Misericórdia de Valença no programa Ligação Direta, rádio Valença FM, no dia 14 de outubro, esclarecemos:
A Santa Casa de Valença, nos últimos 4 anos, implantou uma administração profissional, que melhorou de forma evidente os processos de controle, planejamento e resultados operacionais e assistenciais. A eficientização dos recursos da instituição permitiram, neste período, importantes melhorias, algumas das quais podemos elencar: redução de valores das contas de energia e água;  regularização de todas as certidões, inclusive, a Certidão de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) definitiva, que permite firmar convênios com entes públicos e receber emendas parlamentares; mudança dos pisos e bate macas; reabertura do banco de sangue dentro das adequações exigidas pela vigilância sanitária; alvará sanitário, antes inexistente; inauguração do serviço de bioimagem; troca das macas, entre tantos outros.
O contexto de dificuldade financeira, como tem sido amplamente divulgado na imprensa, é decorrente de uma crise geral, de âmbito estadual e nacional, vivenciados por todas as Santas Casas - nos últimos 10 anos, 48 Santas Casas fecharam na Bahia e, infelizmente, tantas outras, assim como a de Valença, correm o risco de suspender seus serviços por conta do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Não trata-se, portanto, de um problema de gestão da instituição.
A Santa Casa de Valença, com seus mais de 20 mil atendimentos mensais e três portas abertas para todo o Baixo Sul e cidades vizinhas, é uma referência e deve ser motivo de orgulho para a população da região. A instituição realizou em 2015, mais de 60 mil atendimentos. Entre agosto de 2012 e maio de 2016, foram em média 478 cirurgias realizadas por mês e 1098 internações.
Só no primeiro semestre de 2016 a instituição realizou o primeiro mutirão de cirurgia de catarata, inaugurou novos espaços para fisioterapia e o Centro de Parto Normal (CPN), iniciou o projeto de revitalização do Centro Médico, entre outras benfeitorias.
É fato que precisamos e devemos buscar o aperfeiçoamento contínuo, com o objetivo de melhorar cada vez mais a assistência.
Em tempo, a Santa Casa de Valença convida o prefeito Fernando Brito e o apresentador Marcos Medrado para uma visita à Santa, a fim de conhecer de perto as realizações e indicadores da instituição.
Sem mais, registramos nossos votos de consideração.
Ascom/SCMV

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.