Secretário de turismo afirmou que a expectativa é de que o São João 2023 seja o maior já realizado em Valença

Mesa solene da cerimônia de lançamento do São João de Valença 2023 (Foto Valença Agora)

Confirmada sua realização desde abril, o São João de Valença 2023 ganhou novos capítulos nesta última sexta-feira (5), com o anúncio das principais atrações durante a cerimônia de lançamento oficial da festa. A Prefeitura de Valença reuniu a imprensa, empresários e convidados no auditório da Casa do Empresário para contar mais detalhes da organização do evento, que é um dos mais aguardados pela população e visitantes.

Presentes no evento secretários municipais, servidores do município, empresários, músicos, imprensa e influenciadores digitais (Foto: Valença Agora)

O São João de Valença acontecerá de 23 a 25 de junho, na Praça da República. Foram confirmadas na programação as bandas Calcinha Preta, Os Barões da Pisadinha e Forró do Tico e os cantores Lauana Prado e Cristian Luz. A festa contará também com a participação de artistas locais e grupos culturais como quadrilhas e bumbas-meu-boi.

Jairo Baptista, prefeito de Valença (Foto: Valença Agora)

“Nós estamos firmes e fortes para fazer com que a população de Valença também tenha os seus dias de alegria e participação nessa festa que eu acredito ser a festa mais gostosa que tem no ano. Nosso carinho à Casa do Empresário, que é nossa parceira nesse São João, a todos os fazedores de Cultura, aos músicos e à imprensa local”, pontuou o prefeito Jairo Baptista, fazendo ainda uma previsão de mais de R$20 milhões movimentados no período.

Joailton Manoel de Jesus, vice-prefeito de Valença (Foto: Valença Agora)

O vice-prefeito Joailton Manoel salientou que o São João não é um fechar de olhos para as dificuldades pelas quais o município passa, mas sim um anseio da sociedade. “A gente sabe das dificuldades que nós estamos vivendo nesse momento em vários segmentos, e é uma determinação da gestão enfrentar as dificuldades da forma que elas merecem ser enfrentadas, mas a gente não pode deixar de lado o potencial cultural, turístico, econômico dessa festa e, sobretudo, o anseio da sociedade, pois ela tem também a expectativa de se divertir, de vivenciar o São João”.

Secretário Municipal de Turismo, Klayton Argôlo (Foto: Valença Agora)

Estreando seu primeiro São João à frente do Turismo, o secretário municipal Klayton Argôlo afirmou que a expectativa “é que a festa desse ano seja o maior São João da história que Valença já pode contemplar”. “Um evento que está sendo preparado com muito carinho. O governo Jairo e Joaiton tem trabalhado, se esforçado para que Valença possa entrar na rota dos destinos de eventos. Sabemos o quanto essa festa é importante para a cidade e estamos trabalhando para fazer dela um grande sucesso. Tenho certeza de que teremos uma festa incrível, com muita música, comida típica e diversão para toda a família”, considerou.

Após apresentar as atrações do São João, Klayton Argôlo afirmou que a segurança é uma das prioridades do evento, e que já se reuniu com as forças de segurança, que se mostraram solícitas e engajadas em promover uma festa de paz.

Gugui Martinez, secretário municipal de Cultura (Foto: Valença Agora)

Gugui Martinez, secretário de Cultura do município, explicou que a gerência sobre a participação dos artistas locais e grupos culturais no São João, fica sob a responsabilidade de sua pasta. Na última semana, a Prefeitura informou que em breve abrirá um edital de credenciamento direcionado para artistas, bandas e grupos musicais que sejam residentes em Valença e que tenham interesse em se apresentar durante as festividades juninas e demais eventos de cunho público de realização do Governo Municipal de Valença.

“Pela primeira vez Valença contará com um credenciamento, que é um modelo de licitação mais democrático que existe para contratação de um artista local. Teremos o maior cachê já pago para os artistas locais na história de Valença, e toda essa articulação foi feita junto aos próprios artistas”, destacou Martinez.

David Terra, presidente do Fórum dos Dirigentes de Cultura da Bahia; Conselheiro Estadual de Cultura e secretário de Cultura de Nilo Peçanha (Foto: Valença Agora)

O conselheiro estadual de Cultura e secretário de Cultura de Nilo Peçanha, David Terra, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Valença em também valorizar os artistas locais. “Estaremos aqui no São João torcendo para que seja um São João de paz e de economia, porque essa festa movimenta a economia criativa, movimenta o comércio, e principalmente, com a valorização dos artistas locais, vai fazer com que os projetos e a identidade cultura da cultura popular de Valença cheguem e avancem mais. Estamos juntos para fortalecer a cultura do território Baixo Sul, e, principalmente valorizar os nossos artistas, as pratas da casa. Também sou fazedor de cultura e músico, me sinto abraçado por essa iniciativa do credenciamento. Parabéns”, afirmou.

Vidalto Oiticica, representante da Casa do Empresário (presidente da ACE) e representante da imprensa (diretor executivo do Jornal Valença Agora) (Foto: Valença Agora)

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença (ACE), Vidalto Oiticica, em nome da Casa do Empresário de Valença, instituição parceira da Prefeitura de Valença no São João, enfatizou a visão da Casa ao apoiar a festa. “Entendemos que o São João é uma festa cultural que integra e entrelaça todas as classes e setores econômicos de uma município. Ele, inclusive contribui com a paralisação do êxodo rural, porque quando cria-se a expectativa de ter São João, todo mundo da zona rural vai plantar seu milho, fazer sua fogueira, vai trazer as famílias e tem aquela integração muito bonita e todos nós temos que estar unidos em prol dessa integração. Por todos esses pontos e muitos outros nós estamos aqui para estar irmanados com a realização dessa festa, que acreditamos que trará benefícios para todo cidadão valenciano. Parabéns prefeito e toda a sua equipe. Que Deus nos abençoe e nos dê uma festa próspera, profícua e que ao término dela, todos nós nos sintamos felizes”, pontuou.

O conselheiro municipal de Cultura, Evilásio Reis, e a presidente do Sindicato dos Músicos, Marluce Aguiar foram unânimes no agradecimento a gestão municipal pela decisão de realizar o São João e valorizar a cultura local. “Uma cidade sem cultura não tem identidade”, ressaltou Marluce.

Marluce Aguiar, presidente do Sindicato dos Músicos de Valença (Foto: Valença Agora)

Evilásio Reis, representante do Conselho Municipal de Cultura (Foto: Valença Agora)

Evilásio Reis parabenizou a secretaria de Cultura por não esquecer das “pratas da casa”.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.