Representantes da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia conheceram projeto do empreendimento Fazendo Ponta do Curral

Na última quinta-feira (15), o diretor do projeto do empreendimento Fazenda Ponta do Curral, Geraldo Pereira dos Santos, recebeu a vista da equipe da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – Setur, acompanhada por representantes do Poder Executivo de Valença. A Setur aproveitou a agenda em Valença com o trade turístico, para conhecer de perto o projeto da Fazenda Ponta do Curral, localizada no Atracadouro de Valença – Guaibim. O JVA acompanhou a visita.

O anfitrião Geraldo Pereira agradeceu a ilustre visita: “Quero agradecer a Prefeitura de Valença por ter oportunizado esse encontro com a secretária de Turismo do Estado, na oportunidade puderam conhecer melhor o nosso empreendimento, que veio para Valença com a melhor das intenções, propondo o desenvolvimento local e regional, interagindo com a comunidade e preservando as riquezas naturais. As portas estarão sempre abertas para recebê-los”.

“Fiquei muito entusiasmado, acredito que a equipe da Setur conseguiu entender o potencial de Valença para o turismo regional e estadual, espero que possamos em um curto espaço de tempo voltar à mesa, traçando plano de ação que nos possibilite começar a trabalhar no sentido do desenvolvimento responsável, com olhos no sócio ambiental, dessa maneira levar qualidade de vida para quem mais precisa e elevar a autoestima de nossa região”, acrescentou o representante da Fazenda Ponta do Curral.

Comitivas durante visita a Fazenda Ponto do Curral. (Foto: Cleiton/Setur Valença)

Cláudio Queiroz, secretário de Governo de Valença comentou sobre a parceria do poder público municipal e estadual em prol do desenvolvimento do município. “Um importante alinhamento entre o Governo municipal, o Governo Estadual e o empreendedorismo, afinal de contas o investimento que o Grupo Opportunity faz aqui na Ponta do Curral é uma visão também de responsabilidade social, e exige que se construa essa sinergia entre os poderes públicos constituídos, o capital empresarial visando o benefício para a sociedade, então a minha percepção é de que esse é um momento muito positivo em que a soma desses esforços e desses planejamentos podem produzir para a cidade, para a nossa região a geração de empregos, o desenvolvimento, a melhoria na qualidade de vida das pessoas, através dessa grande indústria que é o turismo, uma fonte capaz de gerar muitos empregos, muita renda para a nossa região e minimizar as grandes dificuldades que a sociedade vive, e, em especial, por consequência do último ano da pandemia”, destacou.

O vice-prefeito Joailton de Jesus avaliou a importância da união dos entes públicos para alavancar o turismo. “Estamos muito felizes de estar nesse ambiente e também muito comprometido com aquilo que pode ser feito, principalmente com o futuro de Valença, com aquilo que Valença pode apresentar como proposta de desenvolvimento. Nessa área de turismo nada melhor do que a gente poder entender e sobretudo contribuir para que essa realidade que foi apresentada hoje pela Ponta do Curral, um projeto moderno, ambicioso, mas sobretudo um projeto que coloca Valença numa possibilidade de contribuir com o turismo, que é uma atividade mundial e que o Brasil tem tanta potencialidade. A gente percebe que Valença está ainda precisando despertar, precisando do apoio de todos, que o poder público municipal, estadual e federal possam se envolver para que essas coisas aconteçam. A nossa gestão tem essa visão e interesse em contribuir para que sejam atraídos investimentos, principalmente para geração de oportunidades de empregos, principalmente para as pessoas que precisam que isso seja oportunizado. Essa proposta que a Ponta do Curral apresenta é extremamente importante para que Valença continue nessa retomada pelo seu caminho de desenvolvimento, que foi desvirtuado ao longo do tempo por falta de alguns não entenderem essas oportunidades e não apoiá-las, mas nós temos o interesse de que esse apoio e esse entendimento seja claro e seja também uma tarefa que todos nós tenhamos o compromisso de desenvolver”, avaliou.

Reunião com representantes da Prefeitura, da Setur-BA e da imprensa (Foto: Cleiton/Setur Valença)

A superintende de Serviços Turísticos da Setur, Elisamara Moura Luz da Silva comentou sobre a iniciativa da Fazenda Ponta do Curral. “A gente fica muito contente de ter a oportunidade de conhecer um projeto tão legal, porque é o que a gente precisa, a gente já tem o que Deus deu que é uma cidade maravilhosa com praias lindíssimas, mas a gente precisa fazer essa infraestrutura, a gente precisa trazer o desenvolvimento o ano inteiro e se a gente souber fazer o turismo sustentável, ter o cuidado da preservação, a gente vai ter isso pra vida toda, por isso é muito importante a gente ter empresários nesse contexto de construir e cuidar do nosso bem mais precioso, que é a nossa natureza”, considerou.

Com sua ampla experiência na área do turismo, Divaldo Borges Gonçalves, diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur acredita que a Fazendo Ponta do Curral transformará Valença numa grande referência da Costa do Dendê. “Eu fico agradecido por estar participando de uma apresentação de uma concepção de um produto como esse, diferentemente de todos que eu já vi. Creio que um produto como esse que está sendo concebido em Valença, possivelmente vai ser um grande potencial para esse território, e assim que estiver funcionando Valença será uma referência como destino turístico para todo a zona turística Costa do Dendê, esse empreendimento mudará o conceito de turismo participativo, porque ele está preocupado muito mais com as pessoas do que com a construção de um equipamento e isso é louvável, parabéns a Valença e aos empresários que aqui apostaram”.

Equipe da Setur dialogou acerca das oportunidades turísticas do município (Foto: Cleiton/Setur Valença)

João Henrique Paolilo, superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur enalteceu a gestão municipal pelo olhar diferenciado para o desenvolvimento da cidade. “Nós conseguimos vislumbrar da atual gestão municipal em Valença um olhar diferenciado, uma política pública de fomento ao turismo no município. Satisfação em conhecer esse projeto aqui na Ponta do Curral que eu não tenho dúvida alguma que vai revolucionar a área turística, o desenvolvimento da sociedade, o desenvolvimento econômico, a oportunidade de que Valença e o seu entorno se desenvolva”, sinalizou.

Ainda de acordo com o superintendente João Henrique Paolilo, a Setur tem atuado fortemente no fomento do turismo em toda a Bahia. “A intenção do secretário de Turismo Maurício Bacelar, a pedido do governador Rui Costa, é justamente enxergar os potenciais de retomada do turismo em todo o Estado da Bahia e Valença é um celeiro dessas oportunidades. Nós estamos aqui muito próximos a Morro de São Paulo, Gamboa, Boipeba, essas ilhas importantes que já movimentam bastante o potencial turístico em Valença, e não tenho dúvida que essa porta de entrada no Baixo Sul vai ser uma referência com esse atual modelo de gestão que está se implantando no município, então nós temos aqui a função de intensificar, de promover, de ajudar institucionalmente o governo municipal para que Valença se desenvolve e ganhe mais oportunidades”, ressaltou.

Dados do turismo foram apresentantos pela secretaria municipal de Turismo, representada pelo secretário Fred Rehem (Foto: Cleiton/Setur Valença)

O secretário de turismo de Valença, Fred Rehem enfatizou a importância da parceria com o Governo Estadual. “A gente já vem trabalhando desde o início da gestão muito próximo da secretaria do Estado e a Setur está com uma equipe aqui para uma série de ações que vão qualificar e fortalecer o trade turístico nesta e na próxima semana. Hoje a noite tem um fórum do CADASTUR, que é um cadastro do governo federal importantíssimo, porque é onde os hotéis, pousadas, bares e restaurantes se cadastram para que fiquem habilitados no sistema, para pesquisas e para que a gente tenha uma noção maior das empresas que circulam em volta do turismo, inclusive a nossa equipe, em seis meses, já conseguiu um aumento de 50% no cadastro, em relação ao que foi feito nos últimos anos, essa é uma vitória da nossa equipe, que está se empenhando bastante para melhorar e desenvolver o segmento turístico em nossa cidade. Valença está presente na mesa do estado em relação ao turismo e com certeza o poder público quer usar Valença como o início de uma transformação que vai acontecer na Costa do Dendê”, frisou.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.