Reunião foi conduzida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e contou com a presença de diversas instituições

 

Entidades públicas e privadas, instituições e órgãos públicos estiveram representados na manhã desta terça-feira (16), na primeira reunião de articulação da criação da Coordenação Municipal da Defesa Civil de Valença – COMDEC, que aconteceu no auditório da Casa do Empresário. De iniciativa da Prefeitura de Valença, a reunião foi intermediada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

 

A reunião contou com a presença dos secretários municipais Marcelo Borges (Meio Ambiente), Rosana Moura (Administração), Michairo Vieira (Planejamento e Desenvolvimento), Alan Cunha (Infraestrutura e Urbanismo), Paulo Martins (Indústria e Comércio), Jean Macedo (Comunicação), Janete Vomeri (Cultura) e Jéssica Brandão (Juventude); da coordenadora do Centro Integrado de Comunicação – CICOM, capitã Claudelúcia Silva; do subcomandante do subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Valença, Cleudir.

 

Cerca de 40 instituições participaram da reunião, entre elas, Rotary Club, Guarda Civil Municipal, Conjunto Penal de Valença, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Comissão dos Direitos Humanos, Femanva, SAAE, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Associação de Moradores do Guaibim, CREA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Associação de Moradores da Bolívia, Kilombo Tenondé, PAA Valença, Casa do Empresário e Jornal Valença Agora.

anuncie

Foi aberto espaço para o pronunciamento das instituições presentes, que ressaltaram a importância da implantação da Defesa Civil no município, levando em consideração o índice de habitantes e área territorial de Valença e suas peculiaridades como construções em locais inapropriados e atitudes erradas da população como jogar lixo na rua, o que contribui consideravelmente para o entupimento das bocas de lobo e consequentes alagamentos. Também foi pontuada a questão das queimadas, a exemplo do recente incêndio na Serra do Abiá e a necessidade de conservação os patrimônios materiais e imateriais do município.

 

“Esta é uma atitude de prevenção, mas também de constatação que Valença é uma cidade com muitas fragilidades devido à falta de planejamento da sua estrutura”, ressaltou a secretária de Administração Rosana Moura.

 

“Uma iniciativa da prefeitura de Valença, através do prefeito Ricardo Moura, em criar e estruturar uma coordenação municipal que possa fazer uma integração com os órgãos e entidades em ações preventivas, bem como de urgência e emergência, principalmente em casos de muita chuva e fortes ventos”, destacou o secretário de Meio Ambiente Marcelo Borges.

 

Dentro das ações previstas no encaminhamento da reunião, a secretária Rosana Moura ressaltou que a Prefeitura irá construir um projeto de lei, com a participação da sociedade, visando normatizar a criação da Coordenação da Defesa Civil.

A Defesa Civil tem o objetivo de executar um trabalho de prevenção, evitando ou minimizando os riscos ou danos, participando diretamente no atendimento as emergências articulando as demais instituições e, principalmente, as comunidades que estão diretamente envolvidas nas situações emergenciais. ***

 

***Reportagem completa na edição impressa do Jornal Valença Agora, nº 728.

 

Uma resposta

  1. rRodrigo sSlLdeoO

    Vale salientar que desde 1888 ja era lêi exultar,preservar e impedir impactos ambientais,más quero dizer que é uma bela iniciativa para quem quer se redimir com o federalismo constituicional poís todos os poderes militares tem o curso dAS LEGISLAÇÕES AMBIENTAIS-GOVERNO PÚBLICO-CFB.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.