Ionã Scarante, escritora de Nazaré-BA, celebra a indicação de "Anjo de Barro" ao prestigiado prêmio literário

A escritora Ionã Scarante, natural de Nazaré-BA e professora do IF Baiano Campus Valença, recebeu com entusiasmo a indicação de seu livro infantil, "Anjo de Barro", ao renomado Prêmio Jabuti 2023. Este prêmio, amplamente reconhecido na cena literária nacional, é um verdadeiro patrimônio cultural, enaltecendo não apenas a indústria editorial, mas também a disseminação da cultura literária no Brasil.

A indicação, feita pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), nas categorias Infantil, Capa e Ilustração, é um testemunho do compromisso e dedicação de Scarante à literatura, além de ser uma oportunidade para o público se encantar com a narrativa que traz elementos culturais marcantes do povo brasileiro.

"Anjo de Barro", publicado em 2022 pela Editora Mente Aberta, conta com 32 páginas e é adornado por ilustrações exuberantes que capturam a essência da comunidade de Maragogipinho, situada no distrito de Aratuípe, no Baixo Sul da Bahia. As magistrais pinceladas são obra da talentosa artista baiana Débora Ayanne Caitano, natural de Santo Antônio de Jesus, também no Recôncavo Baiano.

A obra transporta os leitores para uma narrativa com ares de lenda, onde personagens reais entrelaçam-se com a magia de Santinha, uma figura enigmática que oscila entre ser uma menina ou um anjo. O artesanato em argila, meticulosamente moldado pelas mãos habilidosas dos mestres e mestras ceramistas da tradicional comunidade de Maragogipinho (Aratuípe-BA), é apresentado aos leitores pelos olhos desta "menina-miragem", que distribuía beleza e encantamento no ambiente do barro. Entre o lírico, o mítico e o lúdico, Santinha nos conduz por uma aventura mágica pela Terra dos Caxixis.

Além de sua faceta como escritora, Ionã Scarante é Doutora em Literatura e Cultura pela UFBA, lecionando Língua Portuguesa e Literaturas no Instituto Federal Baiano – Campus Valença. Ela também é membro do GLICAM, mãe, poeta e organizadora de diversas antologias poéticas, além de ser integrante da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB).

 

Com informações do IF Baiano/Valença

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.