A Praça da República, no centro de Valença, recebe hoje (20), até às 13 horas, o stand do Projeto “A Tenda o Verde”, da Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) que visa levar para cidades na Bahia orientações para a implantação de hortas urbanas e uma alimentação saudável.

Atenda o verde05

A equipe técnica do projeto, formada por profissionais como biólogos, técnicos agrícolas, engenheiros ambientais, pedagogos, nutricionistas, está dando orientações de como implantar uma horta, seja em espaços comunitários como praças e escolas, ou mesmo em casa. O grupo dá as dicas de procedimentos referentes à produção das hortaliças, a escolha do local, do substrato, das espécies a serem cultivadas, assim como a determinação da época de plantio e dos cuidados a serem tomados com o solo.

Atenda o verde07

O público que visita o stand tem direito a levar pra casa uma semente e uma muda. Estão sendo distribuídas sementes de tomate cereja, quiabo, coentro, milho amarelo (pipoca), milho preto e milho vermelho como incentivo à implantação da horta. Além disso, mudas de espécies nativas do bioma da mata atlântica, como cássia-rosa, sibipiruna, pindaíba, aroeira e ipê rosa, e aromáticas, como alecrim, orégano, manjericão, pimenta biquinho, pimenta malagueta, hortelã e tomilho também estão sendo doadas.

Atenda o verde06

As estudantes Jeovana Keila e Rafaela acharam a ação muito importante, e levaram para casa mudas para cultivar. “Gostamos de cultivar e achamos isso muito importante pra preservar o verde, o nosso meio ambiente”, afirmaram.

Atenda o verde10

Atenda o verde09

Uma cartilha disponibilizada pela equipe do projeto auxilia os interessados no manejo do solo em todas as etapas para serem bem sucedidos no desenvolvimento das hortas.

Atenda o verde11

Desenvolvido pela Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD), idealizado pelo seu presidente, Ivanilson Gomes, e coordenado pela Professora Mestre especialista em Educação Ambiental, Vânia Almeida, o projeto já passou por três locais em Salvador (Parque da Cidade, Imbuí e Feira Coreto Hype), por Simões Filho, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Jacobina, Irecê, Candeias, Juazeiro, Ilhéus e Itabuna. Hoje está em Valença, e amanhã marca presença em Santo Antônio de Jesus. E já recebeu convites para levar a ideia para cidades de outros estados brasileiros.

Ao Valença Agora, Vânia Almeida ressaltou o propósito do projeto. “O objetivo do nosso projeto é fazer uma sensibilização para um olhar diferenciado para os espaços públicos ociosos, visando transformar esses ambientes em espaços vivos. As hortas urbanas trazem todo um contexto não só econômico, ambiental, mas também de uma alimentação saudável. A horta também traz uma coisa bacana que ela se torna um espaço de convivência. A vizinhança acaba se encontrando na horta e resgatando esses encontros nos espaços urbanos”, destaca.

Fotos: Jornal Valença Agora

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.