Marcações já podem ser feitas e exame começa no próximo dia 17

A Santa Casa de Misericórdia de Valença passa a oferecer, a partir do dia 17 de novembro, através do Sistema Único de Saúde (SUS), o Teste da Orelhinha. Cerca de 200 crianças serão beneficiadas mensalmente, um avanço no cuidado neonatal na região do Baixo Sul, que até então não possui esse tipo de exame disponibilizado de forma gratuita para a população.

A fonoaudióloga responsável pelo serviço, Sílvia Valois, explica a importância de realização do exame até o segundo mês de vida do bebê. “O objetivo da triagem auditiva neonatal, que se inicia na Santa Casa, é descobrir se a criança ouve nas frequências da fala, o que viabiliza a aquisição da expressão falada”, explica a especialista. Caso sejam detectadas anomalias, a criança será encaminhada para exames complementares e tratamento adequado e, quanto antes feito, maior a possibilidade de sucesso terapêutico. A audiologista ainda complementa: “o teste é rápido, não invasivo e indolor”.

A marcação é presencial e pode ser feita no ambulatório da Santa Casa, de segunda a quinta, das 14h às 17h, e sexta, das 14h às 16h. É necessário trazer certidão de nascimento (caso a criança não possua até o 28º dia, pode ser substituído pelo RG da mãe), cartão de vacina e comprovante de residência.

Informações e dúvidas podem ser tiradas pelos telefones (75) 3641-8434/ 8400.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.