A Secretaria Municipal da Juventude de Cairu marcou presença na Sessão Especial da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizada nesta quinta-feira (4), no Plenário Orlando Spínola, para celebrar os 10 anos do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve). A homenagem foi uma proposta conjunta dos deputados Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na ALBA, e Olívia Santana (PC do B), presidente da Comissão dos Direitos da Mulher.

CEJUVE de Cairu na ALBA2
O Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), reconhecido como importante instrumento de representação do segmento e de diálogo entre a sociedade civil organizada e o Governo, é vinculado à Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O conselho atua na proposição de estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual, apresenta políticas públicas inclusivas, além de promover a realização de estudos, debates e pesquisa sobre a realidade da juventude baiana. Criado em 2008, via decreto, e fortalecido com a sanção da Lei Estadual em 2015, o Cejuve é formado por 20 representantes do Poder Público, entre titulares e suplentes, de secretarias que desenvolvem ações e projetos direcionados ao segmento, e 40 representantes da sociedade civil, entre titulares e suplentes, de entidades, movimentos sociais, redes de jovens e organizações não-governamentais.

CEJUVE de Cairu na ALBA3

“O Cejuve é o principal mecanismo que norteias as políticas da juventude do Estado da Bahia. E, para isso, acontecer de uma forma mais prática é necessário que tenha mais autonomia e maior participação nas decisões do governo”, defendeu o líder do governo na ALBA, o deputado Rosemberg. Para o petista, é necessário rejuvenescer a política e os quadros para disputar as eleições. Ele também sugeriu a criação de uma Secretaria Estadual da Juventude.

CEJUVE de Cairu na ALBA1

Na sessão, atuais e antigos representantes do Cejuve se revezaram nas falas sobre a importância do Conselho, para apontar desafios, entraves, conquistas e na defesa da democracia brasileira.

 

Fonte: Ascom/Cairu-BA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.