Palestra promovida pela Casa do Empresário em parceria com a Uniclin Pró-Saúde conscientizou público sobre o tema do suicídio com foco na prevenção

A Casa do Empresário de Valença em parceria com a Uniclin Pró-Saúde realizou na terça-feira (14) um evento de conscientização sobre o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. O encontro promovido no auditório da instituição contou com palestra da Psicóloga Dra. Alinie Chagas, Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), do quadro da Uniclin Pró-Saúde.

WhatsApp Image 2021-09-16 at 06.18.53 (3)

Presente ao encontro membros da presidência, diretoria e gerência da Casa do Empresário, instituição formada pela Associação Comercial e Empresarial – ACE, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e Sindicato do Comércio Varejista – SINCOMVAL; e o Diretor Executivo da Uniclin Pró-Saúde, Dr. Ronald Fonseca.

Dr. Ronald, João Deolino, Reinaldo Mercês, Vidalto Oiticica, Dra. Alinie Chagas e Luís Menezes

A mesa foi composta pelo presidente da ACE e Diretor Executivo do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica; presidente da CDL, Luís Menezes e presidente do SINCOMVAL, João Deolino, que proferiram as boas-vindas ao público do evento.

O presidente da ACE, Vidalto Oiticica falou sobre a temática. “Pra gente é um privilégio estar recebendo vocês aqui, oferecendo a nossa sociedade a oportunidade de enfrentar o silêncio, uma vez que é um problema silencioso e que as vezes a gente passa despercebido, muitas vezes essas pessoas estão necessitando de algum apoio, alguma ajuda, então a visão e o propósito de trazer Dra. Aline aqui é para estarmos munidos desse tipo de informação, de um olhar e de uma percepção que falta a muitos de nós.  A razão da Casa do Empresário estar promovendo esse encontro aqui hoje, nada mais é do que uma ação social também”, ressaltou.

Dra. Alinie Chagas - psicóloga da Uniclin Pró-Saúde

Dra. Alinie Chagas apresentou o histórico e contexto da criação da campanha Setembro Amarelo, fundada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, para enfatizar a prevenção ao suicídio. Só no Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos e no mundo mais de 1 milhão. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A psicóloga da Uniclin Pró-Saúde, que além da TCC também atua no Atendimento Psicoterapêutico Infantil e Orientação ao Pais, conscientizou o público para um olhar mais atento para saber identificar quem sofre de males que podem levar ao suicídio e auxiliá-los visando prevenir e reduzir os números de casos dessa silenciosa epidemia. Foram pontuados sintomas, fatores de risco e situações que podem contribuir para a prevenção do suicídio.

“Esse tema é muito importante, a Casa do Empresário de Valença em conjunto com a Uniclin Pró-Saúde, percebem isso e proporcionam esse momento de grande relevância, porque a gente percebe que ainda existe muitos tabus em relação ao assunto, que precisam ser desmistificados para que a sociedade ajude a identificar quem necessita de apoio médico. Precisamos tornar essas discussões muito mais frequentes porque são muito relevantes e precisam ser levadas em consideração”, ressaltou Dra. Aline Chagas.

Dr. Ronald Fonseca, Diretor Executivo da Uniclin Pró-Saúde

Dr. Ronald Fonseca, Diretor Executivo da Uniclin Pró-Saúde

O Diretor da Uniclin Pró-Saúde, Dr. Ronald Fonseca também ressaltou a importância da conscientização, pois “muitos não tem a noção do perigo e da profundidade” do tema. “Parabéns à Casa do Empresário, vocês estão fazendo um trabalho excelente, transcendendo os limites do sentimento e do trabalho do empresariado com ações e com parcerias de extrema relevância para a sociedade. Hoje é mais uma noite brilhante para a Casa do Empresário e para a classe médica”, afirmou.

João Deolino, presidente do SINCOMVAL agradeceu a presença do público e parabenizou a todos pelo interesse em um tema muito importante.

Luís Menezes, presidente da CDL comentou a iniciativa da instituição. “A Casa do Empresário buscando trazer para a sociedade uma palestra com um assunto muito importante em nossa sociedade, então somos gratos a todos que abraçaram essa ideia. Agradecemos a Dr. Ronald pela parceria Uniclin e Casa do Empresário, trazendo uma palestra brilhante sobre um fato que está no meio da gente e que temos que ter muito cuidado. Saímos daqui muito esclarecidos sobre o assunto e conscientes para que a gente possa ajudar as pessoas que necessitam de apoio”, avaliou.

O representante do Rotary Club, Jaime Godinho, destacou a necessidade da palestra. “É um tema que devemos estar muito atentos, especialmente nós que cuidamos de comunidades temos que ter um olhar protetor para com elas, precisamos compreender esse assunto muito importante. Não podemos perder amigos, familiares, membros da nossa comunidade para uma doença silenciosa como a depressão, que normalmente é um dos motivos que mais levam ao suicídio. Muitas vezes nós somos responsáveis por não abrir os nossos ouvidos, por não olhar a nossa volta e ver que tem alguém que precisa de uma palavra, precisa às vezes apenas de um ouvido para ouvir suas dores, suas atribulações, algo que podemos fazer sem nenhum custo, portanto precisamos ter sempre um olhar cuidadoso para esse assunto que é da maior importância da nossa vida”, considerou.

Fotos: Divulgação/Casa do Empresário de Valença

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.