Unidade unifica os serviços de emergência do sistema de segurança pública e gerencia o videomonitoramento

Inaugurado em junho de 2018, o Centro Integrado de Comunicação – Cicom Costa do Dendê, localizado na sede da 5ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), no bairro Novo Horizonte, segue ativo com as suas atividades de gestão do pronto atendimento de ocorrências de urgência e emergência através dos sistemas de comunicação e videomonitoramento, visando a proteção da vida e do patrimônio.

A unidade é vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, e abrange atualmente o monitoramento de 14 cidades da região, entre elas Valença.

O JVA conversou com a coordenadora do órgão, a capitã Claudelúcia Reis, sobre o funcionamento da unidade.

Valença possui atualmente 44 câmeras de videomonitoramento em funcionamento, informa a coordenadora do Cicom (Foto: Valença Agora)

JVA - Cláudia, qual a realidade hoje do sistema de monitoramento do Cicom Costa do Dendê? 

Capitã Claudelúcia – Nós hoje estamos com praticamente oitenta por cento do sistema de câmeras instalado. Algumas ainda estão em fase de teste para ativação, mas a maioria delas já estão ativadas aqui em Valença. Do total de 55 câmeras, 44 estão em pleno funcionamento. Tem algumas câmeras para serem ativadas no Morro de São Paulo e Guaibim.

 

JVA – O monitoramento contempla toda a região? 

Capitã Claudelúcia – Nós temos na nossa área de atuação quatorze cidades. Com o sistema de videomonitoramento temos Valença e Cairu. As localidades de Guaibim e Morro de São Paulo ainda estão em fase de instalação. Temos também a área do presídio em Valença que já está quase cem por cento completo. 

 

JVA – Essas câmeras em funcionamento já estão integradas no sistema do Cicom Salvador? 

Capitã Claudelúcia – Já sim. Inclusive a gente pode acompanhar questões de mandado de prisão, verificação de carros roubados, situações envolvendo crimes com veículo.

 

JVA – Existe o sistema supervisionado vinte e quatro horas aqui em Valença? 

Capitã Claudelúcia – Sim. Nossas câmeras estão diuturnamente fazendo um sistema de vigilância, tem o nosso pessoal aqui acompanhando e quando há algum mandado de prisão e que passa por uma dessas câmeras, automaticamente nos é dado o alerta e aí a gente já entra em contato com a guarnição para fazer a captura desse indivíduo.

 

JVA – Dra. Cláudia, o que a comunidade pode ouvir do Cicom em relação a esse momento que estamos vivendo em Valença em relação à segurança pública? 

Capitã Claudelúcia – A gente fala para a população ficar tranquila em relação a nossa atuação. Nós aqui temos um sistema de videomonitoramento em praticamente toda a cidade, e as imagens estão sendo armazenadas no Cicom para qualquer situação de verificação de atos de criminalidade. Nós diariamente temos acompanhado o que acontece na cidade, através do videomonitoramento, através das denúncias e dos acontecimentos diários. É importante que as pessoas continuem fazendo suas denúncias, pois no que nos compete a gente vai encaminhar aos órgãos responsáveis pela investigação dessas situações, mas também a gente conclama a todos que não repassem notícias falsas, não alimentem as fake news, porque ao fazer isso, você está causando prejuízos às situações verdadeiras. Não passe trotes, as pessoas muitas vezes passam informações falsas e aí prejudica porque a gente desloca uma viatura para atender uma situação que não é real e deixa descoberto uma situação real. Nós estamos aqui diuturnamente trabalhando para que a população tenha a maior segurança possível no que compete a nossa atuação.

Além de agilizar o atendimento, o Cicom unificar os serviços de emergência (190, Polícia Militar, 197, Polícia Civil e 193, Corpo de Bombeiros Militar) do sistema de segurança pública.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.