Janelas Abertas Givaldo Couto - 878

A Cidade Valença é um Centro Sub Regional, sede de um município que se destaca com bons índices econômicos, comparando com outros de centros urbanos com a mesma hierarquia: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Cruz das Almas, Eunápolis, Itaberaba, Ribeira do Pombal e Senhor do Bomfim. Na atividade agropecuária Valença tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB), na Indústria, ocupa a quinta posição no ranking dos nove municípios com a mesma categoria urbana, enquanto no setor Serviços, aparece em terceiro lugar, como mostra a tabela 1.

tabela 1

Entre os 417 municípios da Bahia, Valença sobressai-se como a 27ª economia e 24º maior PIB no setor de serviços, além de ocupar a 45ª posição na atividade da indústria e 18º lugar na agricultura. Porém, é imprescindível melhorar alguns indicadores, por ser o 18º município mais populoso do estado, com o objetivo de garantir empregos a uma população que no panorama municipal, de acordo com o Cadastro Central de Empresas (2019), apresenta baixo índice de ocupação em postos de trabalho (14,5%). O ideal seria uma taxa de ocupação populacional superior a 20%, o que evidenciaria crescimento econômico entre os setores das atividades, serviços e indústria, que são as que mais geram empregos no Brasil.

Valença, ao se localizar, estrategicamente, próximo ao terceiro maior polo turístico da Bahia, tem potencial para explorar essa atividade econômica, pela sua história, patrimônio arquitetônico, praias, e uma agricultura diversificada, inserida no Bioma Mata Atlântica com extensa bacia hidrográfica, e com pitorescos recursos naturais que podem servir, também, ao turismo rural. A tabela 2 apresenta, além do conjunto de riquezas produzidas em cada município, o PIB per capita com sua respectiva população ocupada.

tabela 2

Enquanto, Centro Sub Regional, Valença tem influência sobre uma população de mais de 230.000 habitantes, junto aos centros locais que orbitam em seu entorno para acessarem bens, serviços e se relacionarem com empresas e órgãos públicos. Para a Cidade exercer atração sobre turistas e populações de outros centros e se tornar mais competitiva, é necessário uma reestruturação na sua morfologia urbana, objetivando melhorar seu aspecto estético e paisagístico, bem como a sua mobilidade urbana.

Cidades com hierarquia urbana devem exercer centralidade e atração sobre as populações de outras localidades, com oferta diferenciada de bens, serviços e um meio ambiente urbano, salutar.  O alto Índice de Pobreza e o Baixo PIB Per capita, não são problemas específicos ou exclusivos de Valença, e sim de vários municípios baianos que, no Brasil, apresentam um dos piores indicadores por uma série de fatores: desigualdade social, concentração de renda, elevado índice de analfabetismo que na Bahia é um dos mais altos do País, má gestão dos recursos públicos, baixa qualidade do ensino público e desemprego.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.