Atenta às transformações no mundo da educação, a FAESB iniciou este ano o primeiro curso de Direito particular do município de Valença

Neste Você Agora trazemos uma entrevista com o Diretor Geral da FAESB - Faculdade de Educação Social da Bahia, Francisco Carlos de Aguiar Neto. Natural de Cairu-BA, técnico em contabilidade, professor, historiador, pedagogo, filósofo, teólogo, bacharel em Direito, mestre em Educação, doutor em Direito possui em seu currículo dez pós–graduações, Francisco Neto se descreve como um entusiasta na luta pela educação e preservação do Patrimônio Histórico da cidade e Região.

ENTREVISTA

JVA – Por que investir em educação?

Francisco Neto – Porque educação é a base de tudo. Por muito tempo eu trabalhei na Polícia Civil usando a coercitividade, ou seja tentando melhorar a sociedade usando a coerção contra aqueles que já estavam ‘’infectados’’, com a brutalidade, com a criminalidade. A coercitividade ela é necessária, mas só a coerção não resolve, o próprio Protágoras de Abdera, grande filósofo, dizia: ‘’Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos’’, já a algum tempo cheguei a conclusão de que as pessoas que já estão ‘’infectadas’’com a brutalidade, com a criminalidade, tem que ter a coerção, e aí entra a parte policial. E  as pessoas que ainda estão na formação do seu caráter, aí é que entra a educação. Então a coerção e a educação, eu acho que elas andam concomitantemente. Eu levei muitos anos só com a coerção, combatendo a criminalidade e via a necessidade de junto fazer a educação e a educação é transformadora, o maior exemplo foi o meu, em 97 eu estava trabalhando com barco de pesca sem acreditar muito em educação e a educação transformou a minha vida.

JVA – Existe algum plano de expansão da FAESB em Valença e Baixo Sul?

Francisco Neto – Temos e inclusive está acontecendo, nós estamos fazendo hoje a aula inaugural da Pós-Graduação em Terapia na Terapia Manual que é justamente o pensamento de a gente ampliar a Faculdade FAESB na área de Saúde, já temos Enfermagem, estamos entrando em fisioterapia com Pós-Graduação com o objetivo de entrar também na área da Fisioterapia em graduação. Então o projeto de expansão da Faculdade é justamente esse, a gente estar sempre colocando novos cursos e interagindo diretamente com a sociedade, com a região.

JVA– Já tem algo no forno?

Francisco Neto – Também, nós temos o nosso EAD que foi aprovado para o Brasil inteiro que e a Faculdade Barão de Jequiriçá, nós temos já polos em Fortaleza, Amapá, Rio de Janeiro, Salvador, cursos de Pedagogia, Administração  e Serviço Social e protocolamos também Direito EAD, porque as grandes Faculdade  do Brasil, as grandes potências protocolaram o Direito EAD e nós como somos uma faculdade aqui da cidade, nascida aqui, estritamente valenciana, nós juntamente com a vanguarda protocolamos também, então quando liberar o Direito EAD para as grandes, a nossa pequena aqui vai estar surfando nessa mesma onda das grandes. Estão já está no forno, só estamos aguardando a visita do MEC.

JVA– A FAESB é um negócio novo, está atravessando uma pandemia. Como você analisa a FAESB no atual momento econômico que o país está passando?

Francisco Neto – É um momento delicado, só que nós temos a obrigação de investir porque senão ficamos estagnado, na época da pandemia a gente não parou mesmo com recesso, falta de alunos, a gente protocolou, recebemos o Ministério da Educação, fizemos investimento no laboratório de Enfermagem, fizemos investimento na biblioteca de Direito e agora a gente começa justamente a colher os frutos, se ficássemos estagnados durante a pandemia esperando a pandemia passar estaríamos plantando agora o projeto para daqui a um ano e meio, dois anos colher, então tem um teórico que fala que é justamente na adversidade que a gente consegue enxergar as oportunidades.

JVA– Existe algum projeto ou programa da FAESB que acompanha os egressos? Vocês acompanham o resultado, o impacto que a formação da FAESB provocou nessas pessoas?

Francisco Neto – Isso! Nós temos o acompanhamento, inclusive vários egressos, de quando não éramos ainda faculdade, éramos instituto e tínhamos parcerias com outras faculdades, vários egressos estão inseridos no mercado, falei isso agora na Aula Magna da Pós em  Fisioterapia, vários egressos que hoje são nossos professores, vários egressos que hoje são doutorandos, terminando o doutorado, vários egressos que hoje são Secretários de Educação em cidades aqui da região, então a gente fica muito feliz de ver que todo o trabalho feito gerou frutos.

O Diretor Geral da FAESB, Francisco Neto, recebeu o JVA na sede da faculdade (Foto: Valença Agora)

JVA– Qual a importância de ser aluno da FAESB?

Francisco Neto – É o compromisso social. A Faculdade FAESB tem o compromisso social, compromisso cultural e ela é genuinamente valenciana com o olhar regional. Agora mesmo no nosso curso de Direito, faculdade nenhuma no Brasil no curso de Direito, no primeiro semestre, tem estágio, e nós já contactamos pontos de estágio pelo menos de observação em delegacia, no próprio Conjunto Penal de Valença para esses alunos nossos no primeiro semestre já começarem a andar pelos meandros da área jurídica e assim nós estamos fazendo com o curso de Administração, que nós estamos dando um caráter de empreendedorismo não só da boca pra fora, porque eu não sou administrador, eu sou empreendedor, não fiz o curso de Administração, não conheço as teorias de administração, conheço poucas, mas, eu acabei entrando nessa área administrativa pela parte do empreendedorismo e hoje com os nossos alunos de Administração, nós batemos muito nessa tecla, pedimos para eles criarem, andarem pela cidade, olharem oportunidades e dizerem assim, o que é que poderia ser colocado em Valença, porque o administrador pega algo que já existe para administrar, já o empreendedor ele cria algo novo. Então o aluno da FAESB de Administração ele pensa dessa forma. O aluno de Direito ele vai ter contato com a prática desde cedo, o aluno de Enfermagem da mesma forma com a Clínica Escola. Pretendemos para os nossos alunos de Enfermagem uma Clínica de Enfermagem, não é Clínica Médica, é uma Clínica de Enfermagem, o que é que o enfermeiro pode atender a população, vamos atender de graça aqui o bairro do novo Horizonte, então a FAESB tem esse diferencial que é a educação prática.

JVA– Os nossos patrimônios históricos estão sendo destruídos, você traz uma nova visão, constrói uma réplica de um patrimônio histórico e transforma em uma instituição de ensino. Qual o impacto disso a título de futuro na sua visão?

Francisco Neto – Eu acho que esse prédio da FAESB que é o Edifício Paço Imperial, inspirado na Câmara de Vereadores que era do capitão-mor Bernadino de Sena Madureira, acho que ele não é mais do grupo da FAESB, hoje já se transformou em um patrimônio da cidade, teve um morador aqui do bairro do Novo Horizonte que outro dia veio me agradecer, eu achei até que era piada, ele disse, ‘‘ Neto eu vim aqui agradecer você pelo presente que você deu ao bairro do Novo Horizonte’’ e eu disse qual foi o presente? Ele disse o prédio, pois o novo Horizonte era Fazenda Amapá, é um bairro novo, não tem prédio histórico e hoje é referência, o próprio Defensor Público, Carlos Maia, quando ele vai na rádio e fala sobre o atendimento da defensoria pública ele diz, ‘‘ olha, a defensoria fica em frente a Faculdade FAESB, a Faculdade de Neto, o prédio Colonial e ele já me disse “ olha Neto é referência’’. Então eu acho que o Prédio da FAESB vai ficar como patrimônio histórico da cidade e o mais interessante ele não vai precisar de dinheiro público pra consertar porque ele é um patrimônio particular e vai ser mantido, agora nós vamos ampliar no segundo semestre, com fé em Deus, vamos colocar mais um outro andar e ao final do último andar e que vai ter todo aquele rococó, aqueles bigodes para fechar mesmo como a Câmara de Vereadores, a gente tem muito medo que o Paço Municipal que é a Câmara de Vereadores futuramente vir ao chão, então será uma referência e o prédio da cidade eu costumo dizer que não é mais da FAESB é um patrimônio histórico da cidade.

JVA – Empreendedorismo e Inovação são temas que cresceram nos últimos anos. Quais os desafios que se colocam para o futuro da FAESB?

Francisco Neto – A FAESB ela tem um grau de inovação, eu lembro de quando me formei eu tive muita dificuldade de publicar e Valença é um celeiro de escritores, sabemos disso, temos aqui a Academia de Letras e pelo fato de eu ter tido muita dificuldade de publicar, hoje nós temos uma editora chamada IEDI, com ISBN e todos os nossos alunos, ao final do curso eles ao invés de fazer simplesmente uma monografia e como as faculdades fazem hoje de ficar guardadas em suas bibliotecas e a maioria das pessoas não leem, todos os nossos alunos seja de graduação ou pós-graduação, ao final do curso ao invés de fazer a monografia, ele vai fazer um artigo, esse artigo vai ser feito um livro, que pode ser um livro digital ou físico e que será disponibilizado, uma outra grande parceria é a do Jornal Valença Agora que eu acho que ninguém nunca pensou em usar uma ferramenta tão forte como o Jornal Valença Agora, justamente pra disseminar o conhecimento acadêmico, então os nosso alunos hoje eles publicam no jornal, alunos de Garapuá que fazem pedagogia conosco, alunos do Morro de São Paulo, o aluno da Zona Rural, do Orobó, tem artigos publicados no Jornal Valença Agora, que virou um instrumento de disseminação, temos hoje o Projeto Pipa , que é o Programa de Iniciação a Produção Acadêmica e eu não sei se você sabe mais o artigo publicado no Jornal ele serve como título para o currículo lattes, as pessoas hoje correm tanto atrás de colocar no currículo lattes título sem saber que um jornal que abrange a região poderia fazer isso e o pessoal nunca pensou, então hoje é um grande parceiro o Jornal Valença Agora e acabei de falar na Aula Magna que os alunos de Fisioterapia em Terapia Manual terão artigos publicados no Jornal Valença Agora, que já servirá como título. Estamos preocupados não só na formação, não só no tratamento humanitário, mas também na formação acadêmica, que é tão cobrado no meio acadêmico quando você se forma e é tão fechado para as pessoas que querem fazer isso, eu tive muita dificuldade e pensando nisso eu acredito que a Faculdade FAESB é a única do Baixo Sul que faz isso.

 

 

JVA – Suas considerações finais.

Francisco Neto – Quero agradecer mais uma vez a oportunidade do Jornal Valença Agora em abrir as portas para eu falar da FAESB, dizer que a FAESB é um sonho que está se concretizando, muita gente acha que se concretizou, mas nós temos grandes ideias futuras, em relação ao patrimônio histórico de Valença, nós pensamos em fazer outros empreendimentos nesse mesmo padrão histórico, quem dera que cada empresário construísse a sua loja ou seu prédio com arquitetura colonial ou baseada em qualquer tempo histórico e Valença se transformaria sim verdadeiramente em uma cidade turística e uma cidade que valoriza o patrimônio, futuramente tem novidades que virão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.