Após os dois ataques desse 22 de março reivindicados pelo grupo Estado Islâmico que atingiu Bruxelas, a investigação progride. Três homens-bomba foram identificados como os autores das explosões no aeroporto e no metrô.

Três kamikazes foram identificados:

Três homens foram claramente identificados pela polícia como fazendo parte dos autores que cometeram os atentados em Bruxelas na terça-feira 22 de março no aeroporto Zaventem e na estação de Metrô Maelbeek. O número de mortes relatadas é de 31 mortos e 270 feridos. O país está na alerta 4.

terroristas

Os três suspeitos que certamente realizaram os ataques no aeroporto e na estação de metrô de Bruxelas em 22 de março de 2016.

Segundo o procurador federal belga Frédéric Van Leeuw que deu uma conferência de imprensa ao meio-dia, Ibrahim El Bakraoui (centro da imagem, com um suéter preto) participou do ataque contra o aeroporto. Ele foi identificado por suas impressões digitais. O promotor disse que foi encontrado um computador jogado em uma lata de lixo. O homem-bomba reivindicou "não saber o que fazer."

Seu irmão, Khalid El Bakraoui também foi identificado por suas impressões digitais. Segundo o procurador, ele é o autor da explosão na estação de metro Maelbeek. Os irmãos "têm antecedentes criminais não relacionadas com o terrorismo", disse o promotor na quarta-feira 23 de março de manhã.

Khalid El Bakraoui alugou com uma identidade falsa, um apartamento em Charleroi (sul), de onde saíram os autores dos atentados do 13 de novembro em Paris.

Khalid El Bakraouialugo também com uma falsa identidade, alugou um apartamento em Bruxelas Forest onde teve uma pesquisa na semana passada, e onde os policiais acharam o suspeito-chave dos atentados de Paris: Salah Abdeslam. Ele foi preso sexta-feira 18 de marco depois de quatro meses de Perseguição.

O presidente turco Erdogan, indicou que Ibrahim El Bakraoui foi preso em junho de 2015 na Turquia antes de ser expulso. Essa informação não foi ainda confirmada pelas autoridades belgas.

No final do dia, foi identificado o homem na esquerda com um suéter preto na foto da câmera de segurança. Este é o segundo homem-bomba do Aeroporto: Najim Laachraoui. Ele é suspeito de ter participado aos atentados de 13 de novembro em Paris.

Najim Laachraoui era conhecido das autoridades belgas (TV RTBF): "As autoridades sabiam que Laachraoui tinha visitado a Síria em 2013. Ele foi objeto de um mandado de captura internacional desde o 18 de Março de 2014, mas isso não o impediu de viajar para a Síria e  para a Bélgica sem ter nenhum problema."

O homem de jaqueta clara na imagem ainda está fugindo.

A polícia também recuperou terça-feira, 22 de março, 150 litros de acetona, 30 litros de peróxido de hidrogênio, detonadores, além de uma mala cheia de parafusos durante uma perseguição em Bruxelas.

Minuto de silêncio, luto nacional

Minuto de silêncio, luto nacional

Foi decidido três dias de luto nacional e quarta-feira 23 de março, um minuto de silêncio em todo o país. Praça ‘ de la Bourse’, em Bruxelas. Milhares de pessoas se reuniram em  silêncio antes de terminar com aplausos.

O casal real belga, o primeiro-ministro Charles Michel, acompanhado pelo seu homólogo francês, Manuel Valls, e o presidente da Comissão Européia Jean-Claude Juncker se encontraram para o minuto de silêncio na sede da Comissão Europeia.

O apoio internacional

marcasO apoio internacional da imprensa nesta manhã, mostrou o seu apoio para a Bélgica e também sua angústia.

Marcas de apoio foram expressas desde terça-feira à noite. Monumentos como a Torre Eiffel em Paris foram iluminados com as cores da Bélgica.

Desenhistas publicaram online os seus desenhos expressando sua tristeza após os ataques.

Plantu

Plantu

Dilem

Dilem

Plantu

Plantu

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.