Terceiro álbum de estúdio da big band de jazz-frevo pernambucana mais ovacionada internacionalmente transporta o som da orquestra de metais, percussão, baixo e guitarra para outro lugar totalmente inédito: o diálogo harmônico e melódico com o acordeão. No dia 9 de abril, o grupo estará na Arena Teatro SESC Pelourinho, em Salvador. O projeto é realizado pela Jaraguá Produções, com produção local da Maré Produções Culturais.

Em êxito exponencial desde o disco Ninho de Vespa (2013), o segundo registro de estúdio, colecionando uma gama de participações e concertos com prestigiosa visibilidade internacional — Jazz at Lincoln Center de NY e Berklee College of Music, nos EUA (outubro/2014), Do Frevo ao Jazz com o trompetista Wynton Marsalis no Parque Dona Lindu, no Recife/PE (abril/2015), Rock in Rio USA em Las Vegas (maio/2015) e turnê europeia pela Itália, Holanda e França (julho/2015) — a SpokFrevo Orquestra entra em nova fase, mais madura e inovadora.

Há dois anos sob o patrocínio do Petrobras Cultural, que viabiliza uma circulação em território nacional e um novo álbum, o conjunto de 17 integrantes avança ainda mais sobre a experimentação e o universo da música popular com tonalidades eruditas e audição acurada neste novo trabalho. No álbum, que acaba de sair do forno, renova-se mais uma vez o frevo, gênero musical e de dança nascido no Recife há mais de cem anos sob a tradição dos antigos carnavais.

Frevo Sanfonado, terceiro disco do grupo liderado pelo saxofonista, arranjador e diretor musical Inaldo Cavalcante de Albuquerque, conhecido popularmente como maestro Spok, transporta o som da orquestra de metais (saxofones, trompetes e trombones), percussão, baixo e guitarra para outro lugar totalmente inédito: o diálogo harmônico e melódico com o acordeão, a sanfona ou a gaita-ponto — instrumentos de fole com nomes distintos mas mesma natureza e extremamente
populares no Brasil, sobretudo no Nordeste.

Fruto de contribuições, em sua maioria, de sanfoneiros e acordeonistas que compuseram frevos inspirados pelo trabalho da SpokFrevo, o álbum Frevo Sanfonado imprime uma nova coloratura na verve jazzística do grupo. Em 11 anos de carreira, desde o álbum de estreia Passo de Anjo, a big band de jazzfrevo vem recriando o gênero em profundo contato com a música instrumental contemporânea, estabelecendo um elo entre o passado e o futuro.

“O disco confere uma nova roupagem à sonoridade da SpokFrevo e ao frevo ao utilizar um instrumento profundamente nordestino e fortemente pernambucano, que é a sanfona. Nele, os sanfoneiros e acordeonistas executam frevos compostos por eles mesmos”, explica o maestro Spok, pesquisador nato do frevo e entusiasta da preservação da cultura pernambucana em conexão com a contemporaneidade, porém sem abandonar o espírito da música em suas mais remotas origens.

Spok-Frevo-Orquestra

 

Serviço 
Show de lançamento do álbum Frevo Sanfonado
Quando: 9 de abril, às 20h
Onde: Arena Teatro Sesc Pelourinho
Quando: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Informações: (71) 3324.4522

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.