Na última semana, uma série de informações inverídicas circularam nas redes sociais acerca de uma reintegração de posse no distrito da Gamboa, localizado no município-arquipélago de Cairu. A área em questão, de propriedade do advogado e empresário valenciano Guido Magalhães Júnior e do empresário Eduardo Dunningham, foi invadida na madrugada do dia 29 de novembro, conforme informou Guido Magalhães em entrevista ao Programa Ligação Direta 1ª Edição, na Valença Fm, que foi ao ar nesta segunda-feira, 4.

As fake news divulgadas afirmavam que a ação de reintegração de posse, realizada pela polícia a partir de uma determinação da justiça, havia sido ordenada pela Prefeitura de Cairu. Outras narrativas começaram a surgir em referência à ação policial e à ocupação da área invadida.

Por meio do Programa Brasil Urgente, exibido na Rede Bandeirantes, o apresentador Uziel Bueno endossou as fake news afirmando que a população foi retirada de suas casas, o que foi repudiado pelo proprietário da área reapropriada. “Deixo aqui registrado e peço aos amigos, imprensa e pessoas que conhecem a minha idoneidade que espalhem a postura antiética e absurda que o Programa Brasil Urgente, comandado pelo apresentador Uziel Bueno, teve. Por dois dias, deu luz a uma série de equívocos, sem nos dar espaço de resposta. Colocou como vítimas invasores criminosos, que foram retirados por ordem judicial em ação da polícia, que respeitou todos os protocolos estabelecidos pela instituição para cumprimento de uma decisão judicial”, escreveu Guido Magalhães.

Durante sua participação no programa Ligação Direta 1ª Edição, apresentado por Vidalto Oiticica e Madger William, o advogado esclareceu que não havia moradias na área invadida, contradizendo as fake news que afirmavam que famílias foram retiradas de suas casas. De acordo com o advogado, imagens aéreas obtidas meses antes comprovam a inexistência de casas. Guido também falou sobre o processo de reintegração de posse na Justiça e a propriedade da área.

Confira Nota de Repúdio publicada por Guido Magalhãs em suas redes sociais no último dia 2 de dezembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.