Instituição paramaçônica formada pelas Filhas de Jó comemorou as mais de duas décadas de serviços prestados à sociedade valenciana

Nascia em Valença, no dia 4 de agosto de 2001, o Bethel Lírios da Paz e Fraternidade, instituição vinculada à Loja Maçônica Paz e Fraternidade, formada por mulheres entre 10 e 21 anos de idade, denominadas Filhas de Jó. Para festejar a passagem de mais um aniversário de fundação, o Bethel reuniu seus membros e convidados no último sábado (27/08), na sede da maçonaria valenciana.

O evento contou com as ilustres presenças da Grande Guardiã do Grande Bethel da Bahia, Jacyane Caroline de Oliveira Muniz Barretto e seu esposo, o maçom Ubiratan Alves Muniz Barretto, Grande Guardião Associado; além de representantes do Conselho Guardião do Bethel de Valença e da Loja Maçônica Paz e Fraternidade de Valença.

Jacyane Barretto, Grande Guardiã, Ubiratan Barretto, Grande Guardião Associado e Os- carina Edington, Guardiã secretária do Bethel de Valença durante comemoração Foto: Valença Agora

Jacyane Barretto, Grande Guardiã, Ubiratan Barretto, Grande Guardião Associado e Oscarina Edington, Guardiã secretária do Bethel de Valença durante comemoração (Foto: Valença Agora)

Representante das Ordens das Filhas de Jó da Bahia, a Grande Guardiã Jacyane Caroline Barretto afirmou que lidera-las é um privilégio, e justificou: “Porque a gente tem a oportunidade de educar, de fazer parte da vida dessa jovens que são o nosso futuro, incutindo nelas preceitos básicos de respeito aos pais, às leis, a valorização do ser humano, da sociedade, toda a simbologia que apreendemos quando na parte de sociologia, de educação moral, cívica, patriotismo, a gente ainda celebra esses pontos tão importantes e tenta adequá-los à realidade da juventude atual”.

Mãe de duas meninas que fazem parte da Ordem das Filhas de Jó, Jacyane Barreto relata os benefícios que o Bethel proporciona na vida delas. “Participar das Filhas de Jó faz uma diferença enorme na vida delas, elas cresceram muito, tiveram a oportunidade de aprender com outras jovens, de exercitar a empatia, a filantropia, de fazer trabalhos incríveis, conhecer a realidade de outras pessoas que não tem a mesma oportunidade que elas, então é um crescimento imenso para uma jovem participar dessa instituição. Como mãe eu recomendo muito porque além de ver o crescimento e acompanhar o dia a dia delas, eu sinto que elas são muito mais preparadas para a sociedade, para a realidade da vida atual e isso é muito importante. Deixo o convite aos pais e familiares, tragam as meninas para ter essa oportunidade de vivência, essa experiência pessoal de poder fazer algo útil e importante para a sociedade que está tão carente nos dias de hoje”, destacou.

Membro fundadora do Bethel de Valença, a Guardiã Secretária Oscarina Edington também teve suas duas filhas na instituição e só se orgulha pelas experiências vivenciadas. “Para mim é uma honra poder participar, eu tive duas filhas que cresceram nesse espaço e a cada dia que passa a gente vai vendo a importância desse grupo para a formação de jovens mulheres. Sozinhos nós não nos formamos, é preciso que a família, a escola e a sociedade cumpram esse papel e nós aqui da Ordem das Filhas de Jó Internacional, somos uma parcela dessa sociedade que contribui com a formação das mulheres. Aqui a juventude feminina tem espaço de formação e é preciso que a sociedade valenciana conheça esse trabalho para que mais jovens possam aproveitar dessa escola de formação, que no fundo é isso que nós somos, uma escola organizada para formar jovens mulheres com valores éticos, sociais, morais e familiares”, ressalta.

Comemoração dos 21 anos do Bethel Lírios da Paz e Fraternidade (Foto: Valença Agora)

Oscarina Edington destaca ainda a liderança como um dos grandes ensinamentos do Bethel. “Ao formar mulheres a gente forma lideranças femininas, a mulher quando tem oportunidade, tem espaço, tem apoio ela dá passos gigantescos dentro da sociedade, então a Ordem das Filhas de Jó faz esse papel de empoderamento, de formação de líderes para que essas jovens possam contribuir com a sociedade e aqui em Valença nós temos grandes exemplos de, meninas dando sua parcela de contribuição, fruto desse trabalho que é realizado aqui. O papel das Filhas de Jó não é reformar, é ajudar a formar para que essas jovens possam contribuir de fato com a sociedade”, frisou.

Honorável Rainha do Bethel de Valença, Aminadabe Matias (Foto: Valença Agora)

A Honorável Rainha do Bethel das Filhas de Jó de Valença, Aminadabe Carriço Matias ressalta os ensinamentos e o valor que há em participar da instituição. “O Bethel ajuda bastante na questão de liderança, que eu acredito que seja algo muito importante principalmente pra vida. Quando eu iniciei no Bethel não foi algo exatamente que eu queria, eu nem conhecia até porque não era algo muito falado na cidade, mas eu resolvi dar uma chance e hoje sou muito grata por ter me permitido vivenciar isso porque eu conheci amigos maravilhosos, e sei que aonde eu estiver vou ter alguém para chamar de família, é isso que o Bethel dá pra gente, uma segunda família, um lar”, afirmou.

Guardião Associado do Bethel de Valença, maçom Roberval Vieira (Foto: Valença Agora)

O maçom Roberval da Silva Vieira, Guardião Associado do Bethel de Valença ressaltou a importância da instituição para a sociedade valenciana. “A contribuição que esse Bethel traz para Valença é a formação das jovens mulheres, que começam aqui a trazer o que aprenderam na família e aqui vão se aperfeiçoando, somando aos conhecimentos maçônicos, aos conhecimentos da fé, da Bíblia, e a partir daí elas vão se formando, levando essa experiência para a sociedade e para a vida em si. Temos muitos exemplos de meninas que formadas aqui, aprimorando o que trouxeram da família, hoje são muito úteis na sociedade”, pontuou.

WhatsApp Image 2022-08-29 at 10.03.57 (1)

Venerável Mestre da Loja Maçônica de Valença, Roberto Queiroz (Foto: Valença Agora

O Venerável Mestre da Loja Maçônica Paz e Fraternidade, Roberto Queiroz enaltece que a Ordem das Filhas de Jó Internacional foi algo muito bem criado por Wead Mick e seu esposo em 1920, no Estado de Nebraska, Estados Unidos. “Sendo paramaçônica das lojas maçônicas o Bethel é uma oportunidade que nós temos de deixar um legado para a sociedade através da formação idônea, carismática, com muita moral e liderança de meninas que serão as moças e as mães de amanhã”, ressaltou.

O maçom José Raimundo falou sobre a experiência de ter as filhas no Bethel. “Eu me sinto muito satisfeito em ter elas duas aqui porque é muito importante para o crescimento delas, é uma família que se forma, agora elas tem várias irmãs, as filhas de Jó, é uma satisfação imensa. Desejo que elas levem esse conhecimento para a vida inteira porque a Maçonaria nos ensina a ser pessoas boas e de bons costumes, é isso que eu quero que minhas filhas sejam”, considerou.

WhatsApp Image 2022-08-28 at 10.36.20

A cerimônia festiva contou também com a iniciação de nova integrante ao Bethel e entrega de doação de alimentos à Casa Francisco de Assis (antigo Lar dos Velhinhos), recebendo a presença da presidência da instituição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.