Iniciativa visa fomentar a produção de hortaliças para abastecimento da demanda local com a parceria da Coopafbasul,  Sindicato dos Produtores Rurais de Ituberá e Senar

Agricultores aprenderam técnicas para o cultivo de hortaliças (Fotos: Divulgação)

Foi concluído nesta quarta-feira (10), o curso de Olericultura, promovido pela Casa do Empresário de Valença, através do Programa Empreender (núcleo de Agricultura), em parceria com a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul – Coopafbasul,  Sindicato dos Produtores Rurais de Ituberá e Senar, na comunidade do Gereba, zona rural de Valença.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença – ACE, representante da Casa do Empresário, destaca o objetivo da capacitação: “Trouxemos o técnico do Senar para aplicar o primeiro curso de hortaliças em Valença, com o objetivo de formar aqui um polo produtivo para que venha abastecer o mercado valenciano e com isso aquecer a economia e que a gente não venha perder recursos dessa economia para outros municípios”, pontuou.

A consultora do Programa Empreender em Valença, Carla Marabella comentou a ação. “Quero agradecer e parabenizar todos os alunos inscritos, que estiveram juntos aqui nesses três dias de curso teórico e prático e desejar que venham outras oficinas e novas motivações”.

O técnico do Senar, Dionísio, aconselha que os agricultores ponham o conhecimento adquirido em prática e ressalta o potencial da cultura das hortaliças. “Para mim foi uma honra muito grande estar estes três dias aqui com esses produtores rurais da agricultura familiar. A gente tem estudos de viabilidade econômica onde a olericultura, as horticulturas bem trabalhadas geram uma renda muito mais do que as culturas de ciclo longo, como o cacau, a pecuária e outras atividades do meio rural. A olericultura tem um espaço muito grande para ser desenvolvida aqui nesse município, há possibilidade de se produzir muito bem. A gente fica satisfeito, eu sei que todos ficaram muito atentos e desejo que ponham o que aprenderam em prática que os resultados virão com certeza”, garantiu.

A produtora rural Ondina, participante do curso, já trabalha com hortaliças. Ela vende sementes e mudas. “Foi um curso maravilhoso que trouxe à comunidade um excelente ensinamento e que veio acrescentar e melhorar a qualidade de hortaliças dentro de Valença para nós sermos independentes de outras cidades”, considerou.

Proprietário da área onde o curso foi aplicado e também participante da capacitação, o agricultor Manoel agradeceu a iniciativa. “Venho aqui em nome de todos que participaram, agradecer por esse curso, gostamos bastante dos ensinamentos, nunca tivemos isso aqui, então muito obrigada a Vidalto, Carla, ao professor, e desejamos que venham mais cursos para que a gente possa estar interagindo e aprendendo cada vez mais”, afirmou.

Confira aqui vídeo sobre a realização da capacitação

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.