Ação visa aumentar a produtividade de cacau de qualidade na região, fortalecendo a cadeia da cacauicultura da Bahia e do país

Em 2021, a Bahia assumiu a liderança nacional na produção de cacau. O estado aumentou a produtividade em 39% e ultrapassou o Pará. O resultado é fruto de diversas ações, entre as mais importantes, as pesquisas realizadas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), para tecnologias de aumento da produtividade do cacau e de prevenção fitossanitária, informações que são transmitidas à atores da cadeia cacauicultora, em palestras e cursos como o que teve início nesta segunda-feira (6), em Valença, direcionado a um grupo de técnicos agrícolas, tratando sobre “Manejo da Cacauicultura”.

Com duração de cinco dias, o curso contará com atividades teóricas e práticas sobre o cultivo do cacau de qualidade, para capacitar os profissionais nas tecnologias disponibilizadas pela Ceplac. A ação é promovida pela Ceplac em parceria com o Senar.

A abertura do curso contou com a presença do Superintendente Regional da Ceplac Bahia e Espírito Santo, Waldo Britto, e do supervisor da Ceplac Valença, Antônio Jorge de Menezes.

WhatsApp Image 2022-06-06 at 14.03.40

Turma de técnicos agrícolas é contemplada com capacitação em novas tecnologias do manejo da cacauicultura

“A Ceplac tem gerado muitas tecnologias novas que precisam chegar aos produtores de cacau para que eles estejam com o seu conhecimento atualizado”, destacou o superintendente Waldo Britto.

Aproveitando a ocasião do Dia Internacional do Cacau, celebrada no dia 5 de junho, Waldo Britto apresentou as conquistas da cacauicultura, enaltecendo a conquista da Bahia ao se tornar líder nacional da produção de cacau, a expansão da cacauicultura em regiões não tradicionais, a exemplo do oeste baiano; a 3ª posição do Brasil no ranking mundial de exportadores de chocolate; a reestruturação da Ceplac a partir do Decreto 10.827/2021; a parceria entre Ceplac e EMBRABA; a Lei de Renegociação das Dívidas da Cacauicultura; a Difusão Digital de Tecnologia “LIVES” no canal da FENAGRO e Vídeos Técnicos canal Parceiro Rural, e por fim, o Encontro de Viveiristas de Cacau do Brasil na Superintendência da Ceplac.

Waldo Britto destacou as conquistas da cacauicultura nacional e baiana

Em entrevista ao JVA, o superintendente também mencionou o projeto do Governo Federal, denominado “Rota do Cacau”, que possui entre suas ações, a duplicação da Rodovia que liga Itabuna e Ilhéus. “Essa duplicação é algo que se prometia há 40 anos e nunca foi feito, então o presidente, com o seu ministro, acabou tornando isso realidade. Também aliado a esse projeto da Rota do Cacau, foi liberado recurso de aproximadamente R$10 milhões para que o Governo do Estado e a Biofábrica construam viveiros de mudas de cacau”, contou.

Vidalto Oiticica, Diretor Executivo do Jornal Valença Agora, foi presenteado com livro sobre o manejo da cacauicultura.

Para Britto, o cenário da cacauicultura está mudando para melhor. “A gente tem uma expectativa de que, a curto prazo de dois a três anos, o país conquiste sua autossuficiência. É uma expectativa otimista, mas que tem sido realista, pelo trabalho que a Ceplac e outras instituições vem desenvolvendo, a Ceplac não trabalha sozinha, a gente trabalha com vários atores da cadeia produtiva, isso é importante ressaltar, a gente agradece também aqueles municípios que buscam a melhoria do cacau de qualidade e aos agricultores. Esse esforço coletivo nos dá uma expectativa de mudança”, ressalta.

O país, que, em meados da década de 1980, era o segundo maior produtor de cacau do mundo, foi rebaixado à condição de importador, após os cacauais (predominantemente do sul da Bahia) serem afetados pelo fungo vassoura-de-bruxa no auge de sua produção.

WhatsApp Image 2022-06-06 at 14.01.22

Antônio Jorge, supervisor da Ceplac-Valença

O supervisor do escritório da Ceplac em Valença, Antônio Jorge Silva de Menezes, reforçou que, com as mudanças ao longo dos anos, a Ceplac passou a ter como missão pesquisa e difusão de tecnologia. “Nós preparamos os profissionais que vão passar informações de tecnologias sobre a cultura do cacau para os agricultores da região, portanto nós hoje continuamos em Valença com vários escritórios, de Camamu a Ubaíra Santo Amaro, e estamos treinando profissionais que estão ligados a diversos órgãos locais, como Prefeituras, ONG’s, sindicatos, Senar e outras entidades que estão atuando em pacote tecnológico junto ao produtor rural. Este grupo que está sendo capacitado agora são de profissionais que se formaram na EMARC, no IF Baiano e na Casa Familiar Rural, profissionais que já estão em atividade na região, e que serão atualizados. É o terceiro grupo que nós temos o prazer de transferir informações tecnológicas e modernas, fruto desse trabalho de pesquisa da Ceplac”, ressaltou.

Técnico Isaias Alves abordou o empreendedorismo da Tombador Cacau

Ainda na abertura do curso, Antônio Jorge Menezes apresentou a realidade regional da cacauicultura. Logo após, o técnico em agropecuária Isaias Alves apresentou o tema “Empreendedorismo Rural – um caso de sucesso”. Os profissionais José Geraldo Valadares, Milton Conceição, Givaldo Ferreira, Isaias Alves e Ivan Dias conduzirão a capacitação teórica e prática. As visitas de campo acontecerão da Fazenda Florestal e na Fazendo Voo Livre.

A Ceplac passou por reestruturação a partir do decreto 10.827 de 30 de setembro de 2021, que lhe deu novas competências. O Artº 46, afirma que compete à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira: Propor e implementar planos, programas, projetos, ações e atividades de pesquisa e inovação referentes ao desenvolvimento da lavoura cacaueira; participar de negociações e propor a celebração de contratos, convênios, acordos, ajustes e instrumentos congêneres referentes ao desenvolvimento da lavoura cacaueira em articulação com as demais unidades do Ministério; administrar os recursos provenientes do Fundo Geral do Cacau; e orientar e coordenar as atividades relacionadas às Superintendências Regionais de Desenvolvimento da Lavoura Cacaueira.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.