Com o foco na sétima arte, o Cinema Vitória, patrocinado pela Itaipava, proporciona benefícios diretos e indiretos à sociedade, do entretenimento à educação, da saúde ao fomento à economia

Inaugurado em 2007, o único cinema particular de Valença, o Cinema Vitoria, administrado pelo empresário Antônio Cláudio Damasceno Costa, tem a cada dia se sobressaído como um equipamento de importância sociocultural no município, atraindo o apoio e patrocínio de empresas e instituições que acreditam que a cultura, a arte, a educação e o entretenimento fazem a diferença na sociedade. Desde 2014, o Cinema Vitoria tem como principal parceira a Itaipava, através da CD Distribuidora de Bebidas, que tem na direção executiva o empresário Eduardo Dantas Ribeiro. Instituições como a Casa do Empresário de Valença tornaram-se apoiadoras culturais da iniciativa que leva o cinema de forma acessível à comunidade.

Confira a seguir a entrevista com o proprietário do Cinema Vitória, Cláudio Costa, onde ele relata o surgimento, a importância e o apoio recebido por sua empresa na sociedade valenciana.

JVA: Cláudio, nos conte como surgiu a ideia de fundar o Cinema Vitória?

Cláudio: Meu irmão comandava um circuito de cinemas e eu desde os nove anos de idade trabalhando com ele. Passei pela bilheteria, depois fiquei com o transporte dos filmes de uma cidade para outra, veio a operação de filme e fui aprendendo. Fiz um trabalho com o Lions Club e o Rotary Club, que resolveram exibir filmes e me chamaram para ser o operador, isso por um período de seis meses mais ou menos. Quando eles decidiram parar, eu que já tinha a locadora Vídeo Split, e por ter experiência nessa área me reuni com uma equipe e resolvemos iniciar o projeto Cinema Cultural, no Centro de Cultura de Valença. De 1989 a 2007 mantivemos esse projeto sempre exibindo filmes de vários gêneros, com o apoio do comércio local que sempre acreditou no nosso trabalho, inclusive o Jornal Valença Agora que sempre divulgava nossa programação.

Em 2007, paramos as atividades no Centro de Cultura devido a algumas mudanças que aconteceram e então resolvemos abrir um cinema particular, que hoje é o Cinema Vitoria. De lá pra cá, sempre funcionamos exibindo filmes selecionados para entreter e de cunho educativo, e seguindo desenvolvendo projetos como o “A escola vai ao cinema”.

JVA: Do ano que foi fundado até hoje, quais foram os avanços que o Cinema Vitória obteve?

Cláudio: De 2009 para 2010 massificamos a divulgação, mudamos algumas regras e também fizemos uma reforma. Nessa reforma tivemos o patrocínio da Itaipava, uma empresa que realmente se interessa pela área cultural da nossa cidade e região, que está sempre presente valorizando a cultura em geral, porque tem na sua direção o nosso amigo Eduardo Dantas que fortalece cada dia mais o nosso trabalho. Estamos com alguns projetos em pleno vapor, como a Semana da Criança que vai até o próximo domingo, 16 de outubro, com o patrocínio da Itaipava.

Ficamos dois anos com o cinema fechado por causa da pandemia, fizemos mais uma reforma, retornamos às nossas atividades e pretendemos no próximo ano investir em um projetor digital para lançarmos filmes simultaneamente com a capital, com fé em Deus conseguiremos junto com os nossos apoiadores e patrocinadores.

JVA: Qual a importância da sétima arte para uma sociedade?

Cláudio: O cinema tem um valor muito grande para a sociedade. Além de levá-la a refletir sobre os variados assuntos transmitidos pela tela, proporciona entretenimento, motiva a interação social, é um atrativo que tira as pessoas de suas casas para conviver com o outros, rever amigos, fazer novas amizades, tomar um sorvete, ter um momento de distração e relaxamento em meio a agitada rotina, o que é extremamente benéfico para a saúde e o bem estar.

A sétima arte também fomenta a economia, pois as pessoas compram calçados, roupas, para ir ao cinema, consomem refrigerante, pipoca, então o comércio também é beneficiado e nisso contamos a um bom tempo com o apoio da Casa do Empresário de Valença às nossas atividades, numa parceria muito importante porque fortalece a cada dia mais a credibilidade do cinema diante da sociedade valenciana.

Cerveja Itaipava é patrocinadora do Cinema Vitória (Foto: Valença Agora)

JVA: O que significa para o Cinema Vitória ter o patrocínio da cerveja Itaipava e quais as consequências disso para a sociedade?

Cláudio: Temos hoje a felicidade de ter os apoiadores que sempre estão conosco, entre eles como foi citado, temos o patrocínio da Itaipava, que é muito importante pra gente. A Itaipava, que é CD Distribuidora de Bebidas Costa do Dendê, representada pelo empresário Eduardo Dantas, veio até o cinema pedir para nos apoiar, entendendo que o cinema tem um papel importante na cidade. Eduardo com o seu nível cultural se preocupa muito com essa área em nossa cidade apoiando os diversos segmentos culturais, música, teatro, dança, cinema, eventos. Desde 2014 a Itaipava está com a gente, então agradeço de coração a Eduardo Dantas por essa parceria, por entender e apoiar o cinema, a sétima arte na cidade, o Cinema Vitoria.

O Cinema Vitória está localizado na Rua Doutor Heitor Guedes de Mello, nº 40, Centro, ao lado da Associação Atlética. A programação pode ser consultada através do perfil @cinemavitoria no Instagram, ou pelo whatsapp (75) 98816 – 7277.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.