A cidade de Valença recebe no próximo domingo (22), o Revezamento da Tocha Olímpica e será ainda cidade celebração, com uma cerimônia pós-revezamento, para marcar a experiência histórica. Para divulgar os últimos detalhes do grande dia, o Comitê Rio 2016 em parceria com a prefeitura de Valença, realizou nesta manhã (20), no auditório da ACE/CDL, uma coletiva de imprensa, com a presença de membros do comitê, da prefeita Jucélia Nascimento e do vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus, além de anfitriões (receptores da tocha) e condutores da Tocha Olímpica no revezamento pela cidade. Também participaram do encontro, secretários municipais e servidores públicos do município.

A prefeita Jucélia Nascimento garantiu que Valença “está se preparando com muito carinho para receber esse momento tão importante e histórico para o município”. Afirmou: “Precisamos bater no peito e nos orgulhar de ser valencianos, de uma cidade histórica, que tem uma história linda, de homens e mulheres que a construíram”. Jucélia ressaltou ainda em sua fala, que a cidade de Valença passa por grandes transformações. “Nós fomos escolhidos pelo Ministério Público Federal como a 7ª cidade do Brasil, em Transparência na gestão pública, resgatamos essa credibilidade que o município de Valença tinha perdido ao longo da sua história, ganhamos a credibilidade a nível estadual e federal”. Concluiu destacando que a passagem da Tocha Olímpica por Valença “deixa um legado de reflexão que o poder público precisa investir mais no esporte e junto com o empresariado local se comprometer mais a levar esporte e educação àqueles que mais precisam”.

Igor Lamy do Comitê Rio 2016 entrega a Tocha Olimpíca para a prefeita Jucélia Nascimento e seu vice Joailton

Para o vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus, é um privilégio termos a oportunidade de participar do maior evento esportivo do mundo. “Isso pra nós é de um significado extremamente importante, certamente nós e a nossa geração futura não tenha a oportunidade de viver novamente esse momento. Nós todos ficaremos para história, isso jamais se apagará da história de Valença”, frisou.

Mesa de abertura da coletiva

Presentes na coletiva, quatro representantes dos condutores da Tocha Olímpica em Valença: Antônio Coutinho Neves, tricampeão carioca e campeão brasileiro de fisiculturismo na década de 50; Maria Eugenia, ‘Gegê Poggi’, Mestra em Capoeira Angola; Vera Lúcia Franco, Educadora física e fisioterapeuta, pioneira em diversos projetos ligados a esporte e José Neves, Educador Físico e incentivador do Esporte em Valença. Os três anfitriões da Tocha, também marcaram presença. São eles: Ludmilla Alves Santos Borges e Paloma dos Santos Freitas, estudantes da Escola Municipal Maria Joana dos Santos, do distrito de Serra Grande; e Ian Santos de Sousa, estudante de Agroecologia do IF Baiano. Todos escolhidos mediante concurso de redação realizado em suas respectivas escolas, selecionadas pelo Comitê Rio 2016, a partir da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Prefeita Jucélia Nascimento compartilha momento com a Tocha Olímpica

Público

O representante do Comitê Olímpico Rio 2016, Igor Lamy, apresentou um breve histórico sobre o revezamento da chama olímpica desde suas origens, e, as principais informações sobre os Jogos Olímpicos que se iniciam em 05 de agosto deste ano, no Rio de Janeiro-RJ. Igor trouxe ainda, informações acerca dos procedimentos do Revezamento em Valença e orientações para cobertura da imprensa local.

Igor Lamy, representante do Comitê Olímpico Rio 2016

De acordo com Lamy, os Condutores que são 31 escolhidos, foram selecionados por meio de campanhas públicas ou nomeações diretas (do Rio 2016 e dos patrocinadores oficiais – Coca-Cola, Nissan e Bradesco). “O Comitê Rio 2016 escolheu pessoas que fazem a diferença nos quatro cantos do país. Uma seleção de pessoas que fazem o bem; fazem esporte, fazem história; fazem arte; fazem parte; fazem a diferença, e fazem acontecer”, afirmou o representante do Comitê Rio 2016.

Sobre a cerimônia de Celebração, Igor Lamy explicou que são realizadas nas 83 cidades que encerrarem o dia do revezamento e organizadas pelas prefeituras em conjunto com o Comitê Rio 2016 e patrocinadores. “A festa inicia antes da chegada do último condutor ao evento, que acenderá a “pira de celebração” no palco. A programação pode se estender após o protocolo de acendimento, de acordo com as atrações agendadas para cada cidade”, acrescentou.

Comboio

Lamy mostrou aos presentes como funcionará o comboio do Revezamento. Veja nas imagens a seguir.

Comboio Avançado

Comboio avançado – Viatura da polícia - carro piloto - chegada dos condutores - patrocinador oficial Coca-Cola - patrocinador oficial Nissan - patrocinador oficial Bradesco - apoio aos patrocinadores.

Comboio Principal

Comboio principal – Segurança dos condutores - batedores da polícia - caminhão de imagem - condutores da Tocha Olímpica e corredores de segurança - carro do comando – segurança - coleta de condutores – varredura - viatura da polícia.

Procedimentos

Os Condutores recebem uniformes e últimas orientações da equipe do Revezamento da Tocha antes de embarcarem no “ônibus do condutor”, que os levará até o ponto do percurso onde cada um conduzirá a tocha.

A chama Olímpica viaja de cidade a cidade em lanternas de segurança. O primeiro condutor de cada trecho do Revezamento acende a tocha na lanterna de segurança. Condutores são posicionados a cada 200m. Cada uma acende a tocha do condutor seguinte – o momento do beijo!

Cada condutor é acompanhado por equipe de apoio durante o percurso que é feito em área delimitada.

Momentos especiais: Durante o trajeto haverá paradas para fotos em lugares interessantes ou pequenos eventos promovidos pela cidade

Fim do percurso: último veículo do comboio é responsável por liberar a área, retornando a configuração viária da cidade.

Acendimento da pira na cidade

Último condutor acende a “pira de celebração” no palco da cerimônia promovida pela prefeitura. A chama Olímpica permanece na cerimônia de celebração por 30 minutos. Depois, é armazenada nas lanternas de segurança que seguirão para o próximo dia de revezamento.

Conheça a Rota do Revezamento

Rota da tocha em Valença

De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, o Revezamento se inicia no Baixo Sul em Camamu, com horário previsto para embarque para Morro de São Paulo por volta das 14 horas. O Revezamento deverá começar em Valença às 17 horas saindo da Câmara de Vereadores, percorrendo cerca de 6,5 km até a celebração na Praça da Bandeira.

 

São mais de 150 pessoas envolvidas com a participação da Força Nacional, Polícia Militar, Exército, Guarda Municipal e Departamento de Trânsito. Todo esse aparato é uma exigência do Comitê Olímpico. Durante o percurso ruas e avenidas deverão estar completamente desobstruídas e em condições de receber os atletas e o comboio. Para isso, a Prefeitura iniciou um trabalho de conscientização com os moradores para que colaborem com o evento. De acordo, com José Aparecido, diretor municipal de Trânsito, sua principal missão é manter as vias ‘limpas’, e durante a coletiva, recomendou que a população deixasse o carro na garagem e vá à rua a pé. Informou ainda que iniciará o bloqueio das vias a partir das 4h da manhã de domingo (22), alertando que os motoristas que não colaborarem, pode ter seu veículo removido.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.