Instituições reforçam pedido de fiscalização à Prefeitura de Valença para prevenir nova disseminação da covid-19 com a reabertura das atividades econômicas

Com a estabilização do número de casos confirmados de covid-19 em Valença, que não registra mortes pela doença há três semanas e a retomada das diversas atividades econômicas, o cuidado para que o município não volte a registrar novos aumentos de casos é uma preocupação constante do Conselho Consultivo formado pela Casa do Empresário de Valença (ACE, CDL e SINCOMVAL), Rotary Club de Valença, Prefeitura de Valença, UNEB campus XV, Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Valença e OAB subseção Valença.

O assunto foi pauta de reunião realizada nesta terça-feira (6) com membros do Conselhos no auditório da Casa do Empresário. Participaram do encontro o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Eduardo Dantas; o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Antônio Jorge; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Valença (SINCOMVAL), João Deolino; o vice-presidente do SINCOMVAL, Reinaldo Mercês; a gerente executiva da Casa do Empresário, Camila Reis; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio (SECVALENÇA), Adeson Matos; a procuradora geral do município, Maristela Vieira e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Paulo Martins.

Eduardo Dantas, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Valença.  (Foto: Valença Agora)

Eduardo Dantas, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Valença. (Foto: Valença Agora)

Eduardo Dantas, presidente da CDL, pontuou que todos os cuidados de prevenção contra a Covid-19 devem permanecer atentos. “Reforçamos a necessidade de uma fiscalização mais ampla e mais consistente por parte da Prefeitura. Temos dados muito positivos de queda da Covid-19 que nos deixa contentes, porém não nos tira a atenção e o cuidado que devemos continuar tendo em relação à prevenção para que o vírus não volte a se alastrar, nem gerar novas mortes no nosso município, por isso solicitamos que a fiscalização seja mais intensa”, alertou o empresário, que também cobra fiscalização intensa nas eleições.

Antônio Jorge, presidente da Associação Comercial de Valença. (Foto: Valença Agora)

Antônio Jorge, presidente da Associação Comercial de Valença. (Foto: Valença Agora)

O presidente da ACE, Antônio Jorge, enfatizou a necessidade de fiscalização mais efetiva. “É primordial que a administração continue fortemente praticando a fiscalização. Se não continuarmos orientando, fica a sensação de acabou a covid-19, que tá tudo certo agora, e as pessoas começam a facilitar. Existe uma demanda reprimida de participar de eventos, de festas, verão chegando, e isso é muito preocupante, tanto que sinalizamos para Prefeitura que dê uma atenção maior às datas que são possíveis de aglomerações como o Dia de Finados, Aniversário da cidade, movimentações que normalmente acontecem, para que sejam disciplinados a fim de evitarmos problemas no futuro, na comunidade valenciana como um todo”, ressaltou.

Maristela Vieira, procuradora geral de Valença.  (Foto: Valença Agora)

Maristela Vieira, procuradora geral de Valença. (Foto: Valença Agora)

Representante da Prefeitura de Valença, a procuradora Maristela Vieira avaliou a reunião. “As reuniões com o Conselho são muito produtivas sempre, muito integrativas. A gente entende que a criação e a parceria do Conselho nessa pandemia, que ainda não terminou, é sempre muito relevante porque temos diálogos e sugestões muito proveitosas. Com as ponderações que foram feitas hoje, ajustamos alguns pontos de partida como reforço de fiscalização e retomada da consciência individual e coletiva para que a covid-19 se mantenha estável”, afirmou.

Adeson Matos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Valença.  (Foto: Valença Agora)

Adeson Matos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Valença. (Foto: Valença Agora)

O presidente do SECVALENÇA, Adeson Matos, informou que o Sindicato está realizando um trabalho de orientação no comércio, visando a prevenção da Covid-19. “Nós estamos indo de mercado em mercado e já começando a ir nas lojas, mas ainda estamos vendo algumas imposições de empresários que estão dificultando essas ações. O trabalho do Sindicato não é de fiscalizar, nem de multar, nosso papel é somente de orientação e divulgação para evitar que Valença tenha um novo lockdown”, destacou solicitando o apoio dos empresários.

Paulo Martins, secretário de Indústria e Comércio de Valença.  (Foto: Valença Agora)

Paulo Martins, secretário de Indústria e Comércio de Valença. (Foto: Valença Agora)

A Casa do Empresário de Valença aproveitou a presença do secretário Paulo Martins para saber a previsão de conclusão da requalificação do Calçadão. O secretário informou que a entrega da obra está prevista para o dia 30 de outubro. “Estamos fazendo de tudo para fazer a entrega dessa obra, não totalmente, mas a parte do Calçadão e a rua do INSS”, informou Paulo, que também justificou o atraso da obra com os atrasos dos repasses federais, ocasionados pela pandemia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.