O escritor e dramaturgo norueguês Jon Fosse levou o Prêmio Nobel de Literatura 2023. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5), pela Academia Sueca, em Estocolmo.

A obra do autor consiste em 40 peças, além de uma série de romances, poesias e ensaios. Ele é mais conhecido por Septologia, sete histórias agrupadas em um único volume que conta a história de um pintor idoso e viúvo que vive sozinho enquanto enfrenta as realidades da religião, identidade, arte e vida familiar.

Ao anunciar a premiação, o comitê do Prêmio Nobel elogiou Fosse "por suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível".

"Estou impressionado e um pouco assustado. Vejo isto como um prêmio à literatura que, acima de tudo, pretende ser literatura, sem outras considerações", disse o autor em comunicado oficial.

Seu último livro publicado no Brasil foi É a Ales (via Companhia das Letras), que apresenta uma reflexão de amor e a perda a partir das memórias de Signe, uma mulher que espera seu marido, desaparecido depois de sair de barco em um fiorde.

 

Fonte: Omelete | Foto: X

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.