Seminário Eleitoral promovido pela faculdade trouxe para Valença representante do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, entre outras autoridades

A Faculdade de Educação Social da Bahia – FAESB, deu uma importante contribuição a Valença e região na noite da última quinta-feira (18), com a realização do I Seminário Eleitoral, que contou com a presença de alunos das turmas Alfa e Beta de Direito, professores, comunidade, políticos e magistrados, que puderam adquirir conhecimentos acerca das inovações legislativas para as Eleições 2022 com autoridades da área. Para falar sobre o tema estiveram presentes o Desembargador Eleitoral do TRE-BA, José Batista Júnior e os advogados eleitoralista Alcides Bulhões e Ícaro Bitar.

Prof. Dr. Francisco Neto, Diretor Geral da Faculdade FAESB (Foto: Valença Agora)

O Seminário foi aberto pelo Professor Dr. Francisco Neto, Diretor Geral da FAESB. “Esse seminário é de grande valia, pois temos a certeza que nesse período eleitoral surgem várias dúvidas, pois todo ano a legislação muda para poder se adequar a realidade de cada tempo. Fico muito feliz em receber hoje aqui figuras ilustres”, afirmou.

"Estamos num período de eleição, são 156 milhões de eleitores no Brasil que exercerão agora o Direito Constitucional do sufrágio universal e nós operadores do Direito, vocês futuros operadores do Direito tem a necessidade e o dever de conhecer profundamente todas as normas jurídicas e acredito que esse será um seminário de grande importância”, completou.

Ícaro Bitar, advogado eleitoralista (Foto: Valença Agora)

O palestrante Ícaro Bitar, além de contextualizar as eleições 2022, abordou sobre fake news e segurança da urna eletrônica. “A gente nunca viveu um momento no Brasil de polarização como a gente está vivendo em 2022, sempre houve polarização, mas nunca o que estamos vivendo em 2022, digo isso com grande tristeza e grande preocupação porque na polarização, a primeira vítima é a racionalidade, e estamos vivendo isso no Brasil, uma irracionalidade argumentativa travestida de argumento e defesa jurídica, isso é o mais preocupante”, considerou o advogado.

Bitar orientou: “Não existe neutralidade em política, mas nós temos obrigação, enquanto operadores do Direito, de guardar a ciência do Direito, a dogmática jurídica, temos a obrigação de nos distanciarmos de militância, ainda que eu reafirme que não existe neutralidade na política, independente das preferências, quando estivermos sustentando e atuando como juristas nós precisamos resguardar a dogmática jurídica”, frisou.

Advogado Eleitoralista e presidente da OAB subseção Valença, Alcides Bulhões tratou acerca das condutas vedadas no período eleitoral.

Alcides Bulhões, presidente da OAB Valença e advogado eleitoralista (Foto: Valença Agora)

Ao Jornal Valença Agora, Alcides Bulhões destacou a importância de iniciativas como a do Seminário. “A Faesb contribui não somente com a formação dos seus alunos, mas para que a comunidade reflita sobre a importância da democracia, a importância do seu voto, de qual é o procedimento eleitoral que é necessário para que nós tenhamos uma legislação cada vez mais segura, como foi o que nós vimos hoje através das palestras. As situações de controversas acerca da segurança da urna eletrônica, a legislação referente às condutas vedadas, o que o agente público pode ou não pode fazer durante o ano da eleição, reflexões democráticas acerca da retroatividade da lei eleitoral, isso é muito importante que todos saibam para que nós tenhamos certeza de que o processo eleitoral vai ser maduro, íntegro e justo para que tenhamos uma sociedade cada vez mais voltada para aquilo que nós queremos, que é a consolidação daquilo que está na Constituição Federal”, pontuou.

José Batista Junior, Desembargador Eleitoral (Foto: Valença Agora)

O desembargador eleitoral José Batista Júnior, representante do TRE-BA apresentou datas importantes do calendário eleitoral e reforçou a visão de segurança da urna eletrônica. “O Brasil tem o melhor sistema eleitoral do mundo, o Brasil é o país que dá o resultado da sua eleição no mesmo dia que ela acontece”, disse.

“Eu quero parabenizar a diretoria da FAESB por essa conscientização e fortalecimento da democracia ao jovem eleitor, aos estudantes, a população como um todo. Todo tipo de movimentação nesse sentido é válida, eu acredito que o povo quando é bem informado, quando ele esclarece as dúvidas, ele começa a ter uma noção e uma visão diferente do mundo, das coisas que é um processo eleitoral, das responsabilidades de não repostar notícias falsas como se verdadeira fossem, esse combate à fake news, então todo e qualquer ação feita por uma instituição dessa com certeza fortalece a democracia e abre a cabeça do jovem eleitor e de toda a população geral”, avaliou o desembargador em entrevista ao Valença Agora.

Presenças da professora Gisele Nogueira, vereador Ryan Costa, ex-vereadora Vane Costa e advogada Jaqueline Bulhões (Foto: Valença Agora)

IMG_20220818_195445

Também participaram do encontro a chefe do cartório eleitoral de Valença Carla Prazeres e a delegada titular de Valença Argimária Soares.

Confira reportagem completa e entrevista na Edição nº 903 do Jornal Valença Agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.