Tradicional celebração das religiões de matriz africana contou com ampla participação popular e foi marcada por agradecimentos e inauguração de passarela

 

O dia 2 de fevereiro é uma das datas mais aguardadas do verão do Guaibim, distrito de Valença, pois é nela em que se comemora a tradicional festa da Rainha do Mar, Iemanjá.  A celebração religiosa e popular reúne fé e cultura, povo de santo e simpatizantes, nativos e visitantes, que juntos, caminham e acompanham a entrega das oferendas à divindade. O evento é organizado pela secretaria municipal de Cultura com o apoio das demais secretarias, em parceria com os terreiros de umbanda e candomblé.

Ator Adriano Pereira carregou balaio durante cortejo

Ator Adriano Pereira carregou balaio durante cortejo. Foto Jornal Valença Agora.

O ator e articulador cultural Adriano Pereira esteve entre aqueles que participaram do cortejo que saiu da Praça São José em direção à praia, carregando o balaio com presentes para Iemanjá. “Essa festa já é uma tradição, e independente da religião as pessoas participam, trazem suas flores, a usa oferenda e pedem proteção, esse é o sentido da festa”, afirmou Adriano para a nossa reportagem.

PM Helton Brandão participou dos festejos

PM Helton Brandão participou dos festejos. Foto Jornal Valença Agora.

O policial militar e pré-candidato a vereador, Helton Brandão, também acompanhou os festejos. “A tradição tem que ser mantida. O Guaibim peca muito por esquecer as suas tradições, um povo sem memória é um povo sem história, então eu acredito que esses festejos em homenagem a Deusa do Mar tem um valor muito grande e histórico que deve ser cultuado e dado continuidade”, opinou. 

Raimundo Costa participa da Festa de Iemanjá no Guaibim, pela primeira vez como deputado federal

Raimundo Costa participa da Festa de Iemanjá no Guaibim, pela primeira vez como deputado federal. Foto: Jornal valença Agora.

O deputado federal valenciano, Raimundo Costa (PL-BA), conhecido como “o deputado da pesca” marcou presença para prestigiar a protetora dos pescadores e jangadeiros. À nossa equipe, o deputado falou sobre sua primeira participação no evento após posse no parlamento brasileiro. “Ano passado eu estava tomando posse em Brasília e não compareci, hoje venho aqui, através desse sincretismo religioso que é a cultura do 2 de fevereiro, renovar as energias, fortalecer a fé e pedir que ela continue protegendo os pescadores. Venho pedir também força para que o mandato nesse ano seja tão produtivo quanto foi 2019. Peço aqui a Deus que nos dê saúde para que a gente possa fazer mais e melhor para Valença.  Já destinamos R$ 1,2 milhão para saneamento básico do Guaibim e estamos trabalhando para poder investir mais, pois esse distrito é o portal de Valença, precisamos que as pessoas cheguem aqui e encontrem condições melhores. Hoje é dia de pedir a Yemanjá que nos projeta e que nos dê essa condição de continuar trabalhando”, destacou Raimundo Costa.

A vereadora Vane Costa (PMDB-Valença), também prestigiou o evento na companhia da família e de amigos. “Tradicionalmente essa é uma festa cultural. Iemanjá e tida como a Rainha do Mar, é ela quem protege o pescador, a pescadora, para quem acredita no sincretismo religioso. Para o município, esse dia é muito importante porque fomenta o turismo, o comércio e a economia com o Guaibim lotado com pessoas de vários lugares como podemos ver aqui hoje”, pontuou.

Professor Paulo César Martins cumpriu religiosidade durante a festa

Professor Paulo César Martins cumpriu religiosidade durante a festa. Foto Jornal Valença Agora.

O professor da UNEB, campus Valença, e candomblecista Paulo César Martins, comentou conosco sobre o histórico-cultural da celebração à Iemanjá. “Qualquer cultura ela se reproduz por três processos, mitos, ritos e símbolos, a manutenção da cultura que os nossos ancestrais trouxeram da África nos porões dos navios e com a qual nós nos identificamos ela é reproduzida aqui também por esse ritual e pelos diversos símbolos que podem ser detectados e percebidos”, ressaltou. Ainda segundo Paulo César, a festa de Iemanjá faz parte de um dos grandes vetores do turismo no mundo todo, o turismo religioso. “Não só na Costa do Dendê, mas no mundo todo, é o turismo religioso que mantem fluxo constante de pessoas que vem celebrar a sua devoção. Há agências especializadas em São Paulo e no Rio de Janeiro que levam caravanas para outros continentes, e do ponto de vista da economia isso é extremamente importante, quantas pessoas estão aqui hoje que não são de Valença e que vieram especificamente para participar no ritual?”, indagou já visualizando a multidão de visitantes.

Antônio Jorge e Nida aproveitaram a festa para vender flores do Cantinho das Flores

Antônio Jorge e Nida aproveitaram a festa para vender flores do Cantinho das Flores. Foto: Jornal Valença Agora.

Os empresários Antônio Jorge e Nida, proprietários do Cantinho das Flores, situado na sede de Valença, aproveitaram o fluxo de pessoas para comercializar os produtos da empresa. “Muitas pessoas vieram participar desse momento de fé, de desabafo, de acreditar que o dia de amanhã será melhor, e é importante para o meio cultural que isso aconteça, que essas manifestações se perpetuem, a tradição da festa tem que permanecer porque faz parte da nossa cultura e também atrai pessoas de fora para movimentar o comércio”, afirmou Antônio Jorge.

AGRADECIMENTO

Passarela trouxe mais segurança e acessibilidade na Ilha Argentina, comunidade do Guaibim

Passarela trouxe mais segurança e acessibilidade na Ilha Argentina, comunidade do Guaibim. Foto: Jornal Valença Agora.

Após o cortejo e entrega dos presentes, a comunidade da localidade da Ilha Argentina, no Guaibim, realizaram a inauguração de uma passarela local construída por voluntários locais liderados pelo empresário Carlos Jailson de Jesus Lima, popular Carlinhos Fiin.

img

O carpinteiro Emerson Isidório Machado participou da construção da passarela que trouxe melhorias imensuráveis para a comunidade do Guaibim. “Essa é uma ponte que beneficia todo mundo que passa aqui, principalmente no verão, que recebemos muitos turistas. Nossa comunidade se uniu, Carlinhos deu o pontapé inicial, nós chegamos juntos e fizemos essa parceria que teve a união de todos aqui. Foi muito bom ter participado e hoje estar aqui inaugurando”, considerou.

Carlinhos Fiin ajudou comunidade a construir passarela

Carlinhos Fiin ajudou comunidade a construir passarela.

O comerciante Erisvaldo, proprietário da pizzaria e doceria Pé na Jaca, percebeu a vantagem da construção para o seu comércio. “Essa ponte é o coração da ilha porque todo mundo que passa para a praia depende dessa ponte. Para o meu comércio foi benefício imensa porque melhorou muito o acesso. Precisamos de pessoas como Carlinhos, pessoas que possam gerir melhor o turismo e cuidar da comunidade”, desejou.

Moradora da localidade há 22 anos, Cremilda Borges, nos contou que nunca tinha visto uma passarela “tão bem feita”. “O Guaibim está precisando de muitas coisas e de pessoas que olhem pra gente daqui, não temos ninguém que os apoie como Carlinhos nos ajudou. Essa ponte estava muito perigosa, pessoas já caíram e se machucaram, não conseguíamos ninguém para arrumar. Então hoje é um dia muito feliz para a nossa comunidade”, assinalou.

Voluntários comemoram cosntrução da passarela

Voluntários comemoram construção da passarela.

Lourival mora na saída no Loteamento e é testemunha da luta pelo conserto da passarela. “Já lutei muito para consertar essa ponte, falava com um e com outro, diziam que iam consertar, mas não concertavam, aí Fiinho veio com a madeira e fez. Todos nós apoiamos Fiinho porque ele é um cara certo, gente boa”, enfatizou o morador.

Comunidade do Guaibim se reúne para inaugurar passarela contruída por voluntários locais

Comunidade do Guaibim se reúne para inaugurar passarela construída por voluntários locais.

Em entrevista ao Valença Agora, o empresário Carlinhos Fiin, pré-candidato a vereador, comentou sobre a iniciativa em colaborar com a passarela da Ilha Argentina. “Eu já venho acompanhado há muito tempo o sofrimento desse moradores e esse ano eu pude colaborar a pedido de alguns moradores que me procuraram. Fico muito feliz por eles terem me escolhido para poder participar com eles da construção dessa nova ponte que vem trazer mais comodidade e o direito de ir e vir de forma decente para esta comunidade”, afirmou.

“Inaugurar essa ponte no dia da festa de Iemanjá demonstra o sentimento de gratidão e de respeito a Iemanjá, que é quem protege essa tradicional comunidade de pescadores do nosso Guaibim”, acrescentou Fiin.

.

.

Fonte/Fotos: Jornal Valença Agora

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.