Evento abre as festividades da festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença

Saída do cortejo da Lavagem do Amparo (Foto: Valença Agora)

Neste domingo (29), aconteceu em Valença mais uma edição da Lavagem do Amparo, evento que marca o início das festividades relacionadas à Festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira do município e dos operários. Centenas de pessoas participaram do cortejo que saiu da Praça Admar Braga Guimarães em direção à igreja do Amparo. O povo de santo prestou suas homenagens e ritos durante todo o percurso, acompanhado de fieis e da comitiva da Prefeitura de Valença, organizadora do evento.

Nem só de devoção, água perfumada e vasos com flores se deu a lavagem deste ano. A cada quatro anos, o evento é marcado pelos movimentos políticos dos pré-candidatos ao pleito municipal. E, em 2023 não foi diferente. Diversos grupos marcaram presença na caminhada até o adro da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, muitos não assíduos dos festejos da Santa, mas por entenderem que a Lavagem, tradicionalmente em véspera de ano eleitoral, denota visibilidade perante à sociedade, testa popularidade e apresenta a força de mobilização do grupo político.

O JVA viu por lá, além do atual prefeito que pleiteia reeleição, os pré-candidatos a prefeito(a), Marcos Medrado, Cláudio Queiroz, Hilton Couceiros, Martiniano Costa, Jucélia Nascimento, Mateus Passos e Duda Monteiro.

Foto: Valença Agora

Prefeitura estimou 6 mil pessoas na Lavagem deste ano (Foto: Valença Agora)

A presença do quesito política fez com que a Lavagem do Amparo 2023 se destacasse em participação. A estimativa da Prefeitura Municipal é de 6 mil pessoas no evento.

Além dos cânticos entoados pelos terreiros, o cortejo também foi animado por diversos grupos culturais, os oficiais convidados pela Prefeitura e os que se fizeram presentes a convite de grupos políticos.

WhatsApp Image 2023-10-30 at 20.07.07

Célia Praesent participou do cortejo e homenagens a padroeira de Valença (Foto: Valença Agora)

A baiana Célia Praesent, do Terreiro de Mãe Celidalva, subiu ao Alto do Amparo para agradecer e pedir saúde: “Mais um ano de fé, tradição da nossa Lavagem da padroeira da nossa cidade, Nossa Senhora do Amparo. Que ela nos dê muitos e muitos anos de vida para que todos nós estejamos aqui participando sempre dessa lavagem”.

Adriano Pereira, conselheiro estadual de Cultura (Foto: Valença Agora)

O conselheiro estadual de Cultura, Adriano Pereira, ressaltou em entrevista ao JVA, que a Lavagem do Amparo iniciou em Valença através da participação das operárias da CVI, que preparam o templo para festa da padroeira, e, com o passar do tempo, foi incorporada a participação das baianas com os seus terreiros, dando continuidade à manifestação de fé mais tradicional do município. Ainda de acordo com Adriano, a Lavagem, como patrimônio imaterial municipal, deve ser preservada como identidade cultural e religiosa dos valencianos.

WhatsApp Image 2023-10-30 at 20.08.18

Lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo é ritual simbólico (Foto: Valença Agora)

As lideranças religiosas de matrizes africanas realizaram o ritual simbólico da lavagem das escadarias, depositaram flores e saudaram seus orixás, agradecendo e pedindo bênçãos para Valença. O Padre Marcos Reis, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, à qual a Igreja de Nossa Senhora do Amparo pertence, recebeu os devotos e a população em geral, ressaltando a fé o respeito que impera e fortalece a cada ano a tradição da Lavagem do Amparo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.