Maior festa religiosa do Baixo Sul, a Festa do Amparo mostrou toda a sua imponência neste 8 de novembro, quando se comemorou a padroeira de Valença e dos operários

WhatsApp Image 2023-11-08 at 09.10.25

Apresentação em homenagem à Nossa Senhora do Amparo (Foto: Valença Agora)

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, coordenada pelo Pároco Marcos Reis, concluiu nesta quarta-feira (8) a Festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira dos Operários e do município, considerada ainda a Rainha do Baixo Sul, que inclusive, neste ano, passou a integrar o calendário de eventos do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, demonstrando mais uma vez, a grandeza dessa festa de 266 anos, que reúne pessoas de vários lugares da Bahia e do país.

WhatsApp Image 2023-11-08 at 09.22.53

Dezenas de crianças caracterizadas de anjo participaram da coroação (Foto: Valença Agora)

A Festa do Amparo, como popularmente é conhecida, teve início no último dia 29 de outubro com a Lavagem, ato simbólico de homenagem à padroeira Nossa Senhora do Amparo, protagonizada pelos terreiros de Umbanda e Candomblé, com participação popular. Tradição esta que é patrimônio imaterial de Valença.

Procissão e missa de abertura ministrada pelo Pároco Marcos Reis, no último dia 29, também marcaram o início da festa. O novenário preparatório aconteceu no período de 30 de outubro a 7 de novembro, com o tema “Nossa Senhora do Amparo, Rainho dos Anjos e Refúgio dos Pecadores”. A novena foi marcada por grande participação da comunidade católica de Valença e municípios vizinhos. As celebrações foram presididas e concelebradas por padres locais de paróquias coirmãs e de outras cidades: Pe. Everaldo Santos (Cairu), Pe. Antônio Carlos (Nilo Peçanha), Pe. Gonçalo Marinho (Taperoá), Pe. Arquimedes Neto (Ituberá), Pe. Neivaldo (Valença), Pe. Antenor (Valença), Pe. Fábio (Valença), Pe. Advan (Valença) Pe. Jonatan (Valença), Pe. Valdésio (Salvador), Pe. José Nilson (Valença), Pe. Almir (Presidente Tancredo Neves), Pe. Marcos Queiroz (Presidente Tancredo Neves) e Pe. Josival (São Paulo).

WhatsApp Image 2023-11-08 at 17.53.44

Pároco Marcos Reis durante procissão (Foto: Valença Agora)

“Nossa Senhora não é mais só padroeira de Valença. Esta mãe de Deus é a Rainha de todo o Baixo Sul da Bahia. É a Rainha que quando a gente passa pela ponte e miramos a sua igreja, nós ficamos extasiados. Vemos a graça de Deus nesta colina, nesta casa tão linda que é da mãe do Amparo. Já andei em muitos lugares, já vi muita fé, mas eu digo que o povo de Valença e do Baixo Sul tem um olhar especial para essa mãe”, afirmou Pe. Marcos Reis.

No dia 8 de novembro, dia da padroeira, uma multidão de fiéis subiu à colina sagrada para festejar Nossa Senhora do Amparo. Alvorada, missas e procissão fizeram parte da programação que marcou a festa. O adro do Amparo ficou completamente lotado, fazendo com que a festa deste ano fosse uma das maiores dos últimos anos.

WhatsApp Image 2023-11-08 at 08.56.50

Missa dos Trabalhadores e Operários - Festa do Amparo (Foto Valença Agora)

A missa dedicada aos Trabalhadores e Operários, às 7h, foi dirigida pelo Padre Missionário Saletino, Edgard Silva Júnior, que já passou pela paróquia de Valença, e atualmente prega em missões em Moçambique, na África. A missa das 7h, como é conhecida, mexe com a emoção dos devotos, que ali vão descalços fazer promessas ou agradecer pelas graças já alcançadas.

“A festa do Amparo é a festa da gratidão. É também a festa da saudosa memória. A saudosa memória daqueles que já viveram mais e vão contando para as novas gerações o que era costume nas festas passadas, algumas coisas a gente mantém, outras coisas vão se modificando. Não um saudosismo triste, mas de algo histórico. É também a festa da saudosa memória porque convido também a vocês, que recordem de pessoas que já passaram por esta festa e agora já vivem na eternidade. Lembrem, rezem, coloquem no coração de Deus essas pessoas”, afirmou Pe. Edgard Júnior.

A coroação de Nossa Senhora do Amparo contou com a participação de dezenas de crianças, representando a pureza e a majestade que a mãe de Jesus representa para os católicos. Neste momento, nossa reportagem testemunhou o sentimento nos gestos e lágrimas daqueles que não contiveram a emoção.

WhatsApp Image 2023-11-08 at 08.54.46

Devota Valda emocionada com a festa (Foto: Valença Agora)

A devota Valda Conceição se ajoelhou aos pés da Santa para suas preces e agradecimentos. Em entrevista ao Jornal Valença Agora, Valda disse que as lágrimas significavam a emoção e a fé. “Nossa Senhora do Amparo é a minha vida”, afirmou a católica, que com os pés descalços, mantinha a tradição.

Logo após a missa dos operários, foi realizada a missa solene com a presidência do Bispo Bom Juraci Gomes. “O que Jesus nos pede é que nós possamos amar uns aos outros. Amemos, portanto, para construirmos uma sociedade fraterna e justa”, orientou o líder religioso.

WhatsApp Image 2023-11-08 at 09.48.27

Ambulante Sirlene Muniz aproveitou festa para complementar renda (Foto: Valença Agora)

Durante todo a festa, dezenas de ambulantes nas proximidades da Igreja tiveram a oportunidade de incrementar sua renda, a exemplo da valenciana Sirlene Muniz. Com sua barraca de brinquedos, Sirlene, junto com a família, aproveitou o grande fluxo de pessoas em consequência da Festa do Amparo, para lucrar uma renda extra. “Esse é o meu segundo ano aqui e tem sido muito importante, porque a Festa do Amparo é uma tradição e atrai muita gente, o que ajuda nas vendas”, afirmou.

Procissão de Nossa Senhora do Amparo (Foto: Valença Agora)

À tarde, a procissão de Nossa Senhora do Amparo ganhou as ruas de Valença, demonstrando a força da padroeira. Uma multidão acompanhou o percurso pelas ruas da cidade com muita animação. Por onde o andor da santa passava haviam casas e ruas decoradas de azul e branco, com faixas, balões e confetes. Na Avenida ACM, a costureira Maria de Fátima Duarte enfeitou a casa e reuniu familiares e amigos para reverenciar Nossa Senhora. “Todos os anos nós estamos aqui para homenagear nossa padroeira, com muita fé e devoção. Já é uma tradição de muitos anos”, revelou a matriarca, que tem no coração muitas graças atendidas.

Ao retornar para o adro do Amparo, os devotos participaram da Benção do Santíssimo. A alegria, louvores e animação tomou conta do encerramento da festa da padroeira de Valença.

WhatsApp Image 2023-11-09 at 06.35.14 (1)

Coordenação da Festa do Amparo 2023 (Foto: Valença Agora)

O Conselho Paroquial registrou sua gratidão a toda a comunidade religiosa que colaborou com a Festa, à Prefeitura de Valença; aos meios de comunicação, Rádio Rio Una, Rádio Clube de Valença, Jornal Valença Agora, Conect Telecom; à Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda-Municipal e DM Tran.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.