Os cinquenta anos (1966-2016) de serviços prestados para a Ordem Maçônica do casal João Edson Aguiar Viana e Jocy Maria Pina Cerqueira Viana foram comemorados pela Loja Maçônica Paz e Fraternidade n°48, no último dia 25, com homenagens e um jantar com som ao vivo.

Cunhadas da Casa da Fraternidade, ala feminina da Maçonaria de Valença

Cunhadas da Casa da Fraternidade, ala feminina da Maçonaria de Valença

A cerimônia com homenagens ao casal teve a presença dos maçons locais e de maçons da Loja Maçônica Pedra Reluzente nº 171, de Ituberá, além dos dois filhos de Jocy e João. As mulheres da Casa da Fraternidade, ala feminina da Loja de Valença e convidadas também prestigiaram o evento e prestaram reverência aos homenageados. As bênçãos ao casal foram dadas pelo padre Josival Lemos Barbosa, amigo da Maçonaria.

Família Maçônica em confraternização pelo Jubileu de Ouro do casal Viana

Família Maçônica em confraternização pelo Jubileu de Ouro do casal Viana

“Vocês são um presente para esta loja maçônica de Valença. Aqui tem a marca de vocês, o toque de vocês, o carinho, a vida… E quando os irmãos se reúnem para confirmar isso através dessa confraternização e de outros momentos celebrativos, estão fazendo jus a essa dedicação, a esse amor, a esta solidariedade, a esta presença de vocês nesses cinquenta anos aqui na história da loja. Eu queria pedir a Deus que cuidasse com carinho de vocês, que Ele retribua a vocês dois essa solidariedade, esse empenho, este viver fraternalmente dando bênçãos de saúde, paz e fraternidade”, abençoou o Padre em momento solene e de oração do Pai Nosso.

Padre Josival Barbosa orou e pediu bençãos para o casal

Padre Josival Barbosa orou e pediu bençãos para o casal

O Venerável Mestre da loja maçônica Paz e Fraternidade, irmão Roberval Vieira presenteou o homenageado com um par de luvas que representa a pureza das mãos, iguais a entregue na iniciação de Viana na Maçonaria. “Quando somos iniciados na Maçonaria, nos é entregue um par de luvas que representa a pureza das mãos, que não devemos manchar nossas mãos e nesses cinquenta anos vocês souberam honrar esse par de luvas, suas mãos continuam limpas edificando essa sociedade e nós gostaríamos de passar as suas mãos mais um par de luvas renovando aquelas que foram passadas para você”, declarou o Venerável que entregou ainda um segundo par de luvas para esposa de Viana. “Quando nos dão um par, nos dão dois, para que um nós possamos passar pra pessoa que mais está ao nosso lado”, explicou. “Não digo cinquenta, mas, mais vinte e cinco anos nós queremos comemorar na Loja. Com fé no Grande Arquiteto do Universo esperamos contar sempre com vocês”, proferiu Roberval, que na ocasião inaugurou a Placa do Jubileu de Ouro da maçonaria valenciana. “A Loja Maçonica Paz e Fraternidade precisa ser homenageada porque é uma honra muito grande iniciar um membro e ver esse membro fazer cinquenta anos participando. Estamos inaugurando junto à galeria dos veneráveis a Placa de Jubileu de Ouro”, concluiu.

Maçonaria de Valença foi homenageada com Placa Comemorativa do Jubileu de Ouro de João Edson Aguiar Viana

Maçonaria de Valença foi homenageada com Placa Comemorativa do Jubileu de Ouro de João Edson Aguiar Viana

Oscarina Edington, presidente da Casa da Fraternidade também presenteou o casal dando-lhes camisas com a marca do Jubileu de Ouro. “Esse jubileu de ouro da iniciação maçônica é uma joia que ao longo desses cinquenta anos foi trabalhada, purificada, enriquecida e tornou-se preciosa aos olhos de Deus e da Loja Maçônica Paz e Fraternidade na cidade de Valença”, afirmou. Para Jocy, Oscarina leu a I carta de São Pedro num gesto de homenagem. “Jocy é membro mais antigo e mais atuante da ala feminina da maçonaria valenciana. Ao longo desses cinquenta anos de vida maçônica nesta casa você serviu, bendizemos juntas ao pai pelo passado, por tudo que já foi feito e plantado por você, com ele queremos celebrar o presente e a ele rogamos pelo futuro seu e de João, que comprometidos e atuantes continuem sendo esse exemplo”, considerou.

João Edson Aguiar Viana e a esposa Jocy celebraram seus 50 anos de 'Paz e Fraternidade'

João Edson Aguiar Viana e a esposa Jocy celebraram seus 50 anos de ‘Paz e Fraternidade’

Jocy Viana também recebeu homenagens do maçom Dr. Mustafá Rosemberg que para homenageá-la declamou-lhe poesias de sua autoria. O médico e irmão da maçonaria elogiou o comportamento de Jocy e mostrou demonstrou sua simpatia pelo casal. “Jocy, uma mulher extraordinária na forma de tratar as pessoas… Eu quero dizer mais uma vez a estima que eu tenho por esse casal e por essa família que aqui está”, destacou.

Maçom Mustafá Rosemberg homenageia Jocy com poesia sua publicada no Valença Agora

Maçom Mustafá Rosemberg homenageia Jocy com poesia sua publicada no Valença Agora

E desta família, Jeferson, o filho mais velho orgulhou-se: “Hoje tudo que eu sou é graças a meu pai e minha mãe, e também a esses valores que são construídos pela família maçônica que convive com ele cinquenta anos aqui”.

Para Viana, completar cinquenta anos de atividades da Loja Paz e Fraternidade é motivo de grande felicidade. “A minha felicidade é ter vocês, se cheguei até cinquenta anos com esse equilíbrio foi porque em cada um de vocês encontrei um pontinho e nesse rosário de pontinhos eu mantive meu equilíbrio e pretendo chegar aos assim aos cem anos e estar sempre aqui com vocês, firme, forte e sempre amando essa casa. Hoje parabéns eu digo à Paz e Fraternidade porque a ela eu sou agradecido. Minha família toda é grata por esse momento, o carinho de vocês tem nos tornados felizes”, ressaltou. Jocy acrescentou que conviver com a família maçônica contribui muito para seu crescimento pessoal, acrescentou ainda que o servir ao próximo é a maior lição desses cinquenta anos. “Às vezes as pessoas só precisam de um carinho, de um conselho, de uma palavra e estamos lá para ajudar. É muito gratificante poder tornar a vida do próximo melhor”, afirmou. (…)

Venerável Mestre da Loja Paz e Fraternidade, Roberval Vieira homenageou o casal

Venerável Mestre da Loja Paz e Fraternidade, Roberval Vieira homenageou o casal

*Leia esta Reportagem na íntegra, na Edição nº 566 do Jornal Valença Agora, versão impressa.

Fotos: Jornal Valença Agora

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.