Janelas Abertas - Kleber Assis

Na edição 960 do Jornal Valença Agora, utilizei-me do espaço “CARTA ABERTA”, para relatar alguns fatos do acidente automobilístico sofrido por mim no dia 17/08/2023, na avenida Central do bairro do Novo Horizonte e o meu ponto de vista acerca da ausência de ações das Instituições Públicas e da Sociedade Civil Organizada de nossa cidade.

Em conversa com Vidalto Oiticica, Diretor do supracitado Jornal, que comprou a ideia e publicou a nossa humilde opinião. Lisonjeado, compartilhei o recorte em minhas redes sociais e, confesso que fiquei assombrado, tanto com o alcance do jornal, quanto com o volume qualificado de leitores e munícipes que sofrem com o descaso com a nossa cidade; que as nossas Instituições públicas não funcionam e que a nossa sociedade civil organizada, na verdade, é desorganizada.

Diante de tudo que li e ouvi desde a minha exposição, eu não tinha como opção ficar calado. Aproveitando o ócio do confinamento forçado, nos momentos em que me dediquei a pensar nos problemas da nossa cidade, tive a certeza de que o pensamento político de Noam Chomsky, a Valença, também é aplicado.

Por mais que nossa cidade esteja no coração do Baixo Sul, cercada por terras férteis e rios e mares de águas claras e límpidas, ocupando um lugar estratégico para: as artes, a pesca, a agricultura, a arquitetura naval, o comércio, a pecuária e com excelentes perspectivas para a melhoria da qualidade de vida e de renda do povo valenciano, ela está estruturada de forma similar a todo estado fracassado, segundo o modelo apresentado por Chomsky; não tem capacidade de dar segurança e oferecer aos seus cidadãos aquilo que mais anseiam, autoridades se posicionam fora do alcance das leis e das normas nacionais e estrangeiras, gerando déficits de democracia e instituições extrativistas. Até a nossa sociedade civil que deveria ser organizada, é desorganizada, por motivos óbvios, pelo menos para mim, pois, só as massas manipuladas ainda não perceberam que a solução para os problemas apresentados está na colaboração popular e na coletividade. Somente o ativismo político levaria a uma busca por instituições político e financeiras mais inclusivas.

As classes dominante e política sabendo de tudo isso e com o intuito de manutenção da pirâmide social, buscam enfraquecer espaços como este; de fortalecimento popular e de ações educativas contra a perda de direitos e de espaços democráticos. A política social é um espaço com participação e colaboração de todos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.