O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença – SAAE realizou no último dia 4/7, o lançamento do projeto de educação ambiental “Educar para Transformar”, que tem o objetivo de promover um diálogo ambiental efetivo, contribuindo com os docentes do município na implementação de uma educação ambiental crítica e emancipatória, através da capacitação de professores da rede municipal de ensino. O projeto se fundamenta na reflexão sobre os problemas ambientais e na importância dos serviços de saneamento para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.

O lançamento contou com a presença do diretor da autarquia, Pedro Muniz; de coordenadores do programa; do vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus, de representantes das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, da coordenadora da Defesa Civil, Eunice, do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença, Vidalto Oiticica, representante a Casa do Empresário e também diretor executivo do Jornal Valença Agora, além de vereadores e imprensa.

Pedro Muniz, diretor do SAAE/Valença | Foto: Valença Agora

“O SAAE entende a necessidade de formar cidadãos conscientes e engajados na busca por soluções sustentáveis. Através dessa abordagem crítica e emancipatória, o projeto ‘Educar para transformar’ visa proporcionar vantagens significativas para educadores, a sociedade, alunos e para a própria Autarquia”, afirma Pedro Muniz, diretor do SAAE.

De acordo com a coordenadora do programa, Viviane Oliveira, a primeira turma do “Educar para Transformar”, é composta por 30 professores.

Viviane Oliveira, coordenadora do projeto. Foto: Valença Agora

Viviane Oliveira, coordenadora do projeto | Foto: Valença Agora

“Compreender a importância dos serviços de saneamento para a saúde pública e a qualidade de vida torna-se fundamental nesse processo. A conscientização sobre a utilização adequada dos recursos hídricos, o tratamento e o descarte correto dos resíduos sólidos, entre outros aspectos, são temas abordados para empoderar os cidadãos e envolvê-los nas mudanças necessárias. Essa educação ambiental crítica e emancipatória contribui para a construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável”, destaca Viviane.

Vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus. Foto: Valença Agora

Vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus | Foto: Valença Agora

Representando a gestão municipal, o vice-prefeito Joailton Manoel, considerou o projeto de extrema relevância e até sugeriu que o mesmo se transforme em política pública. “Nós estamos diante de um assunto que é extremamente contemporâneo, mas sobretudo uma visão de futuro. É preciso que as instituições se preocupem com aquilo que é a responsabilidade social delas, a responsabilidade de todo um conjunto de pessoas que vai mudar a dinâmica do mundo inteiro. É preciso que essas questões sejam tratadas como uma política pública de uma amplitude maior. Responsabilidade social é de toda a sociedade. Sugiro que essa articulação seja ampliada, é importante que a gente vá além. Vamos aproveitar essa ideia e transformá-la numa política pública municipal com a participação efetiva de todas as secretarias”, afirmou.

Presentes no encontro, os vereadores Fabrício Lemos, Helton Brandão e Benedito Silva.

Vereador Helton Brandão | Foto: Valença Agora

“Para se avançar a gente precisa dar o primeiro passo, e o SAAE já demonstrou que vem fazendo isso. Enquanto Câmara de Vereadores, vocês podem contar conosco. Desejo sucesso nessa empreitada. O conhecimento de fato, só é válido e útil quando é colocado para o bem comum e essa eu tenho certeza que é a intenção desse projeto”, pontuou Helton Brandão.

Vereador Fabrício Lemos. Foto: Valença Agora

Vereador Fabrício Lemos | Foto: Valença Agora

Em concordância, o vereador Fabrício Lemos, ressaltou que a transformação do mundo, vem justamente da educação. “Parabenizo toda a equipe responsável, os professores que vão ser capacitados para que a gente venha realmente colocar isso em prática. São ações como essa, de fazer com que o amanhã seja melhor do que hoje, que precisam ser colocadas em prática e cada um tem que contribuir com isso. Vamos usar nossas forças que temos enquanto lideranças para levar essa reflexão a todos. A Câmara está sempre à disposição para que o melhor venha a acontecer em nossa cidade”, disse o edil.

Vidalto Oiticica, presidente da ACE/Valença e diretor executivo do Jornal Valença Agora | Foto: Divulgação

O empresário Vidalto Oiticica parabenizou a diretoria do SAAE, na pessoa do diretor Pedro Muniz. “Esse é o caminho, educar para crescer, educar para transformar. Através de iniciativas como essa temos também a certeza que podemos fazer uma cidade melhor”, enfatizou. O representante do empresariado local, convidou o SAAE para apresentar o projeto na Casa do Empresário para engajar o segmento na causa.

Eunice, coordenadora da Defesa Civil de Valença | Foto: Valença Agora

Eunice, coordenadora de Defesa Civil também parabenizou o projeto. “Precisamos unir força no sentido de construir uma consciência coletiva de proteção e conservação ambiental em nossa cidade. Desta forma, a Defesa Civil se faz presente e se coloca à disposição para participar e contribuir”, declarou.

O diretor municipal de educação ambiental, Genildo, pontuou alguns problemas ambientais graves no município e a importância da sensibilização de todos. “Na Secretaria de Meio Ambiente estamos trabalhando agora com a implantação da coleta seletiva, é um processo transformador e árduo porque estamos trabalhando com cultura”, ponderou, desejando sucesso ao SAAE e colocando a sema à disposição.

Giovane Guimarães, reitor do IF Baiano, campus Valença | Foto: Valença Agora

O reitor do IF Baiano, campus Valença, Giovane Guimarães também aproveitou a oportunidade para apoiar a autarquia, colocando o instituto de portas abertas para contribuir com o que estiver ao seu alcance.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.