Patrimônio imaterial de Valença, Lavagem do Amparo é marco cultural e religioso que traduz a fé e o sincretismo religioso

Há mais de dois séculos o povo valenciano e visitantes vibram no último domingo, que antecede a Festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Amparo, com a tradicional Lavagem do Amparo, ato cultural e religioso que traduz a fé das religiões de matriz africana e sua integração com o catolicismo num sincretismo religioso de devoção à Santa.

Assim como em 2020, a pandemia da Covid-19 impôs restrições a eventos públicos e uma série de protocolos, o que reduziu a força popular da Lavagem, que é realizada pela Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Ainda assim, ela ocorreu com o cortejo até o adro da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, ao som dos batuques e cânticos do povo de santo.

Comunidade, autoridades e comitivas políticas participaram do cortejo e prestaram homenagens ao ato cultural.

Prefeito Jairo Baptista prestigiou Lavagem do Amparo (Foto: JVA)

Acompanhado da primeira-dama e secretária de Promoção Social, Joana Guimarães, e membros de sua equipe, o prefeito Jairo Baptista marcou presença na Lavagem. Em entrevista o JVA, o gestor municipal reconheceu que devido a pandemia, a Lavagem este ano foi menor a título de participação popular. “A Lavagem esse ano foi um pouco devagar porque nós temos que seguir os protocolos das autoridades sanitárias, mas tenho certeza que no próximo ano, com fé em Deus e em Nossa Senhora do Amparo a gente consiga fazer uma festa bem melhor. Hoje foi dia de renovar as minhas esperanças, adquirir mais energias positivas que vão me ajudar nesta caminhada e receber a proteção da Nossa Senhora do Amparo”, afirmou.

À frente da organização da Lavagem, o diretor municipal de Cultura Gugui Martinez, falou com a nossa reportagem sobre o festejo. “Já que ano passado não teve a Lavagem porque a pandemia estava muito forte, esse ano a gente retoma esse evento tão importante historicamente, culturalmente e religiosamente, então estamos muito satisfeitos com a participação massiva dos terreiros, com o apoio da Igreja e de empresários como Selma Elói da RRT Transporte, Raell Costa, Doriva Produções, estou muito grato de poder fazer parte desse evento através da Secult, muito gratificado de ver que as atividades e os eventos tradicionais estão voltando aos poucos”, salientou.

O líder Jeová Avelar concedeu entrevista ao JVA (Foto: JVA)

Jeová Avelar, baluarte e membro atuante das tradições religiosas de Valença, avaliou a Lavagem deste ano e comentou sua importância. “A Lavagem o Amparo é uma marca de Valença, a gente tem muitos povos de Santo e a gente gosta desse povo porque é povo de Deus e a Igreja Católica tem uma abertura muito grande com eles porque eles professam a fé deles, mas vivem conosco dia a dia, a gente vê na Igreja, a gente vê celebrando, então para Valença hoje é um dia de festa. Infelizmente o cortejo da Lavagem esse ano não foi como a gente sonhava, mas eu espero que ano que vem a gestão possa fazer diferente, valorizar mais o povo de Santo que precisa de estrutura para a Lavagem acontecer”, avaliou.

Também líder comunitário e religioso da Igreja e São Pedro no Tento, Jeová ressaltou a importância da presença do Deputado Federal Raimundo Costa na Lavagem. “Só tivemos a presença de um deputado eleito em Valença aqui hoje, quando Valença votou em mais de 200 deputados, na festa da mãe de Valença só temos um, então a gente se alegra com a presença de Raimundo Costa que é filho da terra e tem paixão pela nossa história. Agradecemos todo apoio que vem nos dando, brevemente começará a reforma da Igreja Matriz com o apoio dele também, que sempre é preocupado com as tradições da nossa cidade”, considerou.

Jeová parabenizou também o Diretor Executivo do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica, pela “valorização da cultura valenciana”, e ao Padre Marcos Reis, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus “pela reforma no altar da Igreja de Nossa Senhora do Amparo”.

Membro da Comissão da Igreja Católica de Valença, o devoto Roberval Vieira, destacou o sincretismo religioso existente nas celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Amparo. “O que mais me impressiona é a fé do povo de santo, a gente sente essa necessidade de que esse povo esteja presente e podemos presenciar e ver no olhar de cada um, a fé latente. A princípio não íamos abrir a Igreja porque a Lavagem não é uma atividade realizada pela Igreja, mas pela importância que é valorizar esse povo, abrimos a Igreja, isso é integração social, integração com a identidade de um povo, isso foi demonstrado hoje aqui”, pontuou.

O empresário João Deolino, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Valença – SINCOMVAL, é católico devoto de Nossa Senhora do Amparo e todos os anos participa da Lavagem e festejos. “Essa é a maior festa religiosa do Baixo Sul em relação a nossa cidade, desde que eu me entendo como gente, há mais de 50 anos que os acontecimentos relacionados a nossa padroeira são destaques em nossa região, portanto hoje é um dia muito importante para Valença”, considerou.

Deputado Federal Raimundo Costa e comitiva durante Lavagem do Amparo (Foto: Polarozzi)

Com o sentimento de renovação da fé e esperança, o deputado federal valenciano Raimundo Costa subiu a colina sagrado junto com o cortejo acompanhado de comitiva. “Hoje lava-se o adro do Amparo para receber todo esse axé, toda essa energia positiva para que esse novo ciclo se inicie com muita esperança, sobretudo no momento em que estamos passando de pandemia. Vir aqui é muito mais do que cumprir esse ato simbólico da subida do adro, mas é renovar a fé e pedir a Deus através de Nossa Senhora do Amparo, que possa amparar Valença, os trabalhadores, as empresas, a pesca, o turismo, para que a economia volte a ser aquela economia de inclusão e geração de emprego e renda, portanto a gente quer aqui dizer da expectativa de que o nosso mandato possa contribuir muito com a cultura de Valença. É uma pena a gestão municipal ter perdido 700 mil reais para a cultura, para o turismo, mas o que importa é que o nosso mandato está muito focado e de agora em diante vamos intensificar e cobrar através da imprensa, daquelas pessoas que tem um senso crítico, e provocar nos gestores a sensibilidade e responsabilidade de encarar com muita seriedade o desejo de cada centavo que chegar, que é pago com muito sacrifício pelo cidadão aos cofres públicos, portanto a gente quer dentro do nosso mandato poder trazer e manter essa tradição e pedir a Nossa Senhora do Amparo que proteja nossos irmãos, sobretudo toda Valença”, afirmou o parlamentar ao JVA.

Foto: Polarozzi

O novenário da padroeira Nossa Senhora do Amparo tem início no próximo sábado (30), no adro da Igreja. Um dia antes, na sexta-feira (29), acontecerá carreata saindo da Igreja. A Festa da Santa acontecerá no dia 08 de novembro, data em que se comemora o dia da padroeira, com a presença do Bispo Dom João Nilton.

Foto em destaque: Agência Andrade/Divulgação Prefeitura de Valença

CONFIRA ESTA REPORTAGEM NA ÍNTEGRA NO JORNAL VALENÇA AGORA EDIÇÃO Nº861

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.