Pela primeira vez, a Universidade de São Paulo – USP perdeu a liderança em ranking de universidades elaborado pela Folha de S. Paulo. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obteve 97,46 pontos na avaliação e ficou em primeiro na avaliação das instituições.

O ranking é baseado em cinco indicadores e a USP não pontuou em um dos componentes do indicador de ensino que leva em consideração a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), já que a universidade não participa da prova.

A Unicamp lidera o ranking de cursos, com o primeiro lugar em 14 deles. A USP, que ocupava a liderança em 29 cursos, hoje está em primeiro apenas em nove de 40 carreiras avaliadas.

Segundo a Folha, uma das razões que fizeram a UFRJ ficar em primeiro foram o crescimento da área de petróleo nos últimos anos e também a diversificação no perfil dos alunos.É na Federal do Rio de Janeiro que está a Coppe, seu principal centro de pesquisa, criado nos anos 60 em parceria com a Petrobras. Com mais de 100 laboratórios, a Coppe desenvolveu parte da tecnologia que permite a extração do pré-sal.

Entre as Universidades baianas, a Universidade Federal da Bahia ocupa a 14ª posição com a nota 86,94 e a Universidade do Estado da Bahia, que está presente em Valença, ocupa a 93ª posição, tendo esta última ficado em 22º lugar em Ensino, 127º Pesquisa, 54º Mercado, 83º Inovação, 151º Internacionalizaço, sendo sua nota final 43,87.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.