Equipamento de saúde instalado na Santa Casa de Valença inicialmente prestará atendimento exclusivo aos pacientes da Covid-19

IMG_0513

Autoridades inauguram UTI da Santa Casa de Valença em dia histórico para o município e região. Foto: Valença Agora

Fruto de um esforço coletivo e da urgência de salvar vidas acometidas pela covid-19, o município de Valença inaugurou nesta quinta-feira (16), suas primeiras UTI’s da história. Os 10 leitos de UTI e 10 leitos de Enfermagem Clínica instalados na Santa Casa de Valença foram apresentados oficialmente em reunião com número reduzido de representantes. Estiveram presentes o provedor do hospital, Marcelo Cabral; o diretor médico da instituição, Dr. Ricardo Fonseca; o prefeito Ricardo Moura; a secretária municipal de Saúde, Margarete Carvalho; o deputado federal Raimundo Costa; o presidente da Câmara de Vereadores, Mateus Passos e a vereadora Vane Costa.

Marcelo Cabral destacou a importância dos leitos de UTI e a união de esforços para que sua realização fosse possível.

“São leitos de UTI que a população de Valença e da região clama há mais de 20 anos, e que são de extrema necessidade para poder prestar um serviço de saúde melhor ao nosso povo, para evitar que pessoas morram na fila da regulação, para que as famílias dos pacientes deixem de sofrer ao precisar se deslocar para outros municípios que tenham uma qualidade hospitalar melhor, então por isso tudo essa UTI é um sonho se concretizando. Essa UTI é um divisor de águas, um marco histórico para a nossa região”, destacou Marcelo, acrescentando ainda seu agradecimento ao Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura de Valença, deputado federal Raimundo Costa e a toda a equipe da Santa Casa por todo empenho na implantação do equipamento.

O prefeito Ricardo Moura falou de sua alegria e satisfação. “É o sonho de uma região a UTI em nossa Santa Casa, essa casa secular que tem dado a sua vida pelas pessoas mais carentes do nosso Baixo Sul. Eu não tenho dúvida que essa UTI implantada em nosso município vai salvar vidas, chegou no momento certo e na hora certa. Vocês podem ter certeza que nós estaremos juntos, Santa Casa e Prefeitura para cuidar da vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam”, ressaltou.

Margarete Carvalho, secretária municipal de Saúde classificou a UTI como um “avanço para Valença”. “Só quem precisa de um leito de UTI entende a importância de ter esse equipamento no nosso município. Esses leitos são sinônimo de esperança, porque esperar uma vaga na regulação é muito doloroso e a gente tem visto o sofrimento das pessoas. Nosso agradecimento a todos que participaram dessa conquista”, afirmou.

Mateus Passos, presidente do Legislativo valenciano considerou o ato digno de comemoração.  “Hoje Valença e região está soltando foguete, foguete de um sonho que há muito tempo toda a região esperava. Valença hoje vira uma página e começa uma nova sobre sua história de vida e de saúde”, pontuou.

WhatsApp Image 2020-07-16 at 15.56.35

Solenidade de inauguração. Foto: Divulgação

Para a vereadora Vane Costa, Valença vive um dia histórico. “Hoje estamos inaugurando uma UTI sonhada pelo Baixo Sul há muitos anos. Muitas vidas serão salvas. Fica aqui a nossa resposta para a sociedade de todos os esforços de um conjunto de pessoas que correram atrás para que esse sonho fosse concretizado. Agradecemos ao governo federal por colocar verbas em nossos municípios, ao governo do estado, ao deputado federal Raimundo Costa, que com muito esforço e muito empenho tem feito muito pelo município. Hoje é um dia histórico para Valença”, considerou.

O diretor médico da Santa Casa de Valença, Dr. Ricardo Fonseca afirmou que a inauguração da UTI é o primeiro passo de um salto de 50 anos na melhoria da saúde da região, que segundo ele acontecerá nos próximos cinco anos. “Hoje é um passo realmente importantíssimo que estamos dando, quero agradecer a influência das forças políticas que direcionaram a condição disso acontecer, isso é política de saúde. Foi uma luta transformar uma unidade que tem mais de 100 anos de construída, que não foi projetada para ser uma UTI, em algo que possa ter impacto na vida das pessoas. A gente se preocupou em montar uma unidade dentro do que o Ministério da Saúde e a Vigilância Sanitária exigem, mesmo com pouco tempo e no meio de uma pandemia. Parabenizo o provedor Marcelo e toda a equipe que se doou para que isso acontecesse. A minha expectativa é que nos próximos cinco anos, a saúde de Valença dê um salto de 50 anos, unindo esse upgrade que o hospital está dando à faculdade de medicina Hoje damos o primeiro passo”, destacou.

WhatsApp Image 2020-07-16 at 15.56.34

Deputado Raimundo Costa visitou instalações da UTI. Foto: Divulgação

O deputado federal Raimundo Costa, um dos articuladores da UTI, destacou a parceria em prol da Saúde de Valença. “Uma data que vai ficar para a história, o hoje foi construído por um ontem à várias mãos, e eu tenho muito orgulho de dizer que fui parceiro dessa realização. Não tem nada mais importante para vida do que a saúde, ela será sempre prioridade em qualquer ambiente, seja em nossas casas, seja na gestão pública. Valença sempre foi comentada como a cidade do ‘já teve’ e a cada dia perde um pouco do que tem, por isso não tem forma melhor e maior de reverter isso do que possuindo representações em todas as esferas de Poder para fazer com que os recursos retornem de forma mais real para dar ao município aquilo que ele tanto precisa, através do diálogo facilitado com o Governo Federal e os ministros. A Santa Casa precisa de socorro e esse socorro é necessário, fico muito feliz e muito realizado em poder ter dado esse gás, essa possibilidade da Santa Casa se restabelecer. Essa parceria tem que continuar, precisamos manter as UTI’s. Continuarei nesse esforço na condição de deputado federal, vocês têm um parceiro. Hoje demos um belo gol para a saúde, mas o campeonato continua e esse time tem que continuar firme e forte fazendo mais gols para deixar as famílias de Valença e região felizes e tranquilas”, pronunciou.

O diretor do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica, presente na inauguração, perguntou ao provedor Marcelo Cabral qual seria a cota de atendimento para Valença e demais municípios da região. Marcelo esclareceu que os leitos de UTI estão à disposição de pacientes de toda a Bahia, e que não há estabelecimento de cotas de acordo com a origem do paciente.

A UTI iniciará suas atividades na sexta-feira, 17 de julho.

IMG_0535

UTI inicia atividades nesta sexta-feira (17). Foto: Jornal Valença Agora

 

 

 

Uma resposta

  1. Edson

    Parabéns Jornal Valença Agora pela reportagem sempre com imparcialidade e com informações com credibilidade!!

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.