Este ano a Pop Rock Retrô abraça a ideia da empresária Joca e terá como mais um atrativo, uma Praça de Alimentação valorizando a culinária local.

 

No próximo dia 15 de outubro, o Guaibim Praia Hotel, localizado no distrito de Guaibim-Valença, sedia a 2ª Edição da festa Pop Rock Retrô, evento que celebra a amizade de pessoas que viveram os tempos áureos das décadas de 80 e 90 na cidade de Valença-Ba e hoje estão espalhadas por todo o Brasil e também no exterior. A Pop Rock Retrô apresenta bandas compostas por amigos músicos que na época, banda adolescentes, atuavam fortemente no movimento cultural da cidade e hoje voltam a se reunir trazendo toda a musicalidade do Pop Rock Retrô, lembrando artistas como Legião Urbana, Lulu Santos, Cazuza, Titãs, Iron Maiden e muitos outros. A festa é aberta ao público e o convite custa R$ 40.

Neste Você Agora, entrevistamos a empresária Josemary Dias, popular ‘Joca’, proprietária do Guaibim Praia Hotel, que no intuito de dar continuidade à festa, assumiu sua realização nas instalações do Guaibim Praia Hotel. Além de ceder o espaço, Joca inova ao criar uma Praça de Alimentação durante o evento, que vai promover o potencial culinário de Valença e Guaibim para todos que a visite, promovendo com isso o aquecimento do turismo em Valença, especialmente no Guaibim.

 

Porque você tomou a iniciativa de realizar pela primeira vez, a 2ª edição da festa Pop Rock Retrô aqui no Guaibim Praia Hotel?

 

Quando se fala em realizar algum evento na praia de Guaibim, eu fico encantada porque eu gosto de ver minha praia sempre movimentada. Quando eu digo que aqui é o meu paraíso, que é a minha praia é porque eu sou apaixonada pelo Guaibim, então quando as pessoas do Pop Rock vieram falar comigo para realizar a 2ª Edição da festa, eu não tive dúvidas, nem medo algum. Quero que todos os eventos possíveis e imagináveis possam ser realizados aqui no Guaibim. Aqui é a minha praia, a praia que meu pai escolheu pra ter o primeiro hotel. Então temos que utilizar essa coisa de ter sido aquele que primeiro acreditou, se a gente acreditou, temos que fazer acontecer, e, pra fazer acontecer, a gente tem que dizer sim a todas as vezes que somos procurados para realização de algum evento. Eu disse sim a Rose Azevedo e outros músicos que criaram o evento. Abraçamos a causa e vamos realizar a 2ª Edição do Pop Rock Retrô aqui no Guaibim Praia Hotel.

 

O que você espera com essa atitude de realizar a 2ª Edição do Pop Rock Retrô no Guaibim Praia Hotel e também criar aqui uma Praça de Alimentação durante o evento?

 

No Pop Rock Retrô deste ano nós convidamos outros hotéis para estar com o Guaibim Praia Hotel nesse evento, porque se quatro empresários se unem e divulgam, nós temos a oportunidade de ter uma circulação maior de hóspedes circulando na praia de Guaibim. Então são quatro hotéis que hoje participam do Pop Rock Retrô, o Guaibim Praia Hotel como a matriz onde será realizado o evento, a pousada Sol Nascente, a Tibério e o Girassol Praia Hotel. Dessa forma, a gente abre a oportunidade para que outras empresas também estejam conosco nessa movimentação. Isso se estendeu também com a parte de alimentação, surgindo então a Praça de Alimentação em que o público poderá interagir com o empresariado local de Guaibim e também de Valença, pois teremos vários stands com diversos tipos de culinária. Teremos a participação de dez empresas na Praça de alimentação; o churrasquinho de Valença participando, a paleta mexicana de outro empresário, a pizzaria de Zig, uma pessoa vendendo acarajé, tudo isso significa que o evento está envolvendo o empresariado da nossa cidade para que todos possam movimentar o seu comércio num final de semana que a princípio, não teria uma movimentação extra. Várias pessoas estão comentando sobre o Pop Rock Retrô, todo mundo com o pensamento positivo para que esse evento dê certo e que a gente possa dar continuidade realizando outras edições.

 

Joca, você relata um processo de construção que vai de encontro a propagação da crise que vivencia o nosso país. Criatividade, iniciativa e boa vontade são os ingredientes que podem verdadeiramente driblar a crise e fazer não só a praia do Guaibim como nosso município e região acontecer economicamente?

 

Com certeza. A gente não pode fugir de que existe a crise, mas se você permitir que ela entre na sua mente, você vai se abater. A crise vem para que você se mostre forte. Nós temos que vencer a crise com garra, com alegria e com motivação, acreditando que pode dar certo. Se você não tem como fazer algo de determinado modo, faça de outro para que as coisas aconteçam de forma satisfatória e que você movimente o seu empreendimento, busque coisas de menor porte que tenha menor custo e que aconteça, porque se a gente buscar coisas grandes, com a crise dificulta, mas se buscar ações de pequeno porte, você pode trazer a movimentação para o comércio num momento de crise. E é isso que a gente faz isso aqui, o Pop Rock Retrô está acontecendo agora em 2016, mas os leitores do Valença Agora têm acompanhado nossa caminhada, nós realizamos no Guaibim Praia Hotel, o Bate e Fica que esse ano se transformou no Moto Fest, uma festa de maior amplitude, e também uma etapa baiana do ciclismo que, inclusive, é considerada pelos ciclistas a melhor de todas da Bahia. A geografia da nossa região é fantástica pra o turismo educativo e hoje nós temos uma realidade em que duas escolas de fora de Valença vêm anualmente pra cá. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem a Praia de Guaibim fazer um estudo geográfico da nossa região; recentemente uma escola esteve aqui com 80 pessoas que vem estudar a cachoeira de Pancada Grande, Maragogipinho, que tem a maior indústria de cerâmica da América Latina. Nossa fauna, a nossa flora, um arquipélago inserido em nossa região, tudo isso tem que ser levado em conta para que as pessoas venham para a Praia de Guaibim.

 

Nesta edição do Pop Rock Retrô, você inovou com a ideia da Praça de Alimentação. Você tem seu restaurante, mas está atraindo simpatizantes na área de alimentação como você comentou. O que você espera que aconteça não só no Guaibim como também em Valença, através dessa sua atitude?

 

Eu espero que aconteça uma movimentação econômica para que essas outras empresas daqui do Guaibim e de Valença tenham uma resposta positiva com esse público relativamente grande que teremos aqui. As empresas nesse período de crise, automaticamente tiveram uma queda no seu movimento, então se conseguimos abraçar um movimento como esse, trazendo e agregando à festa uma quantidade maior de empresas, estamos fazendo um trabalho associativista, onde várias pessoas estão lutando pelo mesmo ideal. Eu acredito que não existe uma concorrência, nós temos que entender os empresários de Guaibim como os nossos grandes parceiros. O que seria do Guaibim Praia Hotel se não existisse já todas essas outras empresas que foram criadas aqui? Eu acredito empresário tem que saber que quanto mais ele traz o movimento pra sua comunidade, pra sua cidade, pra seu distrito, e que quanto mais essa circulação econômica aconteça naquele local, será bom para todo mundo. Criam-se mais empregos no município, as pessoas que trabalham pra você compram mais, então a circulação econômica da cidade se faz dessa forma, porque se você for um empresário fechado num casulo, dificilmente você vai ter a chance de competir com esse mercado que tá aí fora.

 

Em função de Joca ter agregado o nome dela e do Guaibim Praia Hotel a este evento, você já começou a ter sinalizações positivas de reservas? Fale-me um pouco da demanda que se originou em prol desse evento.

 

Em prol desse evento nós já estamos com o Guaibim Praia Hotel lotado. Os outros hotéis parceiros também estão com algumas reservas concretizadas. Estamos divulgando o Pop Rock Retrô nas redes sociais, inclusive, nós quatro empresários nos unimos e criamos uma fanpage chamada Amigos da Praia de Guaibim, e o objetivo dessa página é divulgar o evento Pop Rock Retrô, mas também, paralelamente divulgar a Praia de Guaibim. Nós tivemos mais de nove mil acessos em três semanas em nossa fanpage, pessoas que visitaram a página encantadas com a praia de Guaibim. Tudo surgiu em função do Pop Rock Retrô, mas nós estamos com isso, mostrando nossa pousada e a Praia de Guaibim, o acesso que está tendo é maior do que esperávamos. Inclusive, nós aproveitamos esse gancho e fizemos uma divulgação do voo semanal que tem aqui no aeroporto, e quando nós fizemos essa divulgação tivemos sete mil pessoas que clicaram para conhecer esse voo que até então não tinham conhecimento de sua existência. Sete mil pessoas em menos de uma semana, não é pouca coisa, nossa praia não é muito conhecida na região, a praia de Guaibim não é conhecida na Bahia direito, nem em Salvador. Outro dia fiz uma pesquisa informal no Ferry Boat perguntando às pessoas se elas conheciam a praia e, eram raras as pessoas que conheciam. Então a gente precisa fazer um trabalho de marketing e o marketing pra ser satisfatório tem que ser feito em conjunto. Então, a cada dia mais, eu acredito que os empresários têm ciência de que nós juntos somos mais fortes.

 

cartazA festa Pop Rock Retrô é um evento pra que essas pessoas possam se divertir, trazer suas famílias e ter uma noite agradável?

 

O Pop Rock Retrô começa no dia 15 de outubro, às 16 horas da tarde e vai até às 2 horas da manhã. Será uma noite muito agradável, o dia caiu numa noite de lua cheia, então além de a gente ter o mar, teremos uma lua brilhando durante nosso evento. O Pop Rock Retrô é uma festa com rock suave, dos The Beatles a Jovem Guarda. Na 1ª edição da festa, vieram os filhos, os pais, e os netos, a qualidade da festa em si, foi muito grande. Presença de amigos que não se viam há muito tempo e vieram confraternizar. Então, foi uma festa familiar com pessoas de todas as idades, e com muita integração entre elas. Essa festa é uma celebração onde amigos se reúnem para celebrar a amizade. O sentimento do Guaibim Praia Hotel é de felicidade por estar participando de uma celebração que hoje as pessoas sentem tanta falta que é de estar com os amigos. Isso é muito gratificante pra gente do Guaibim Praia Hotel.

 

As pessoas que se interessarem pela hospedagem na Praia de Guaibim durante o evento, ainda encontram vagas?  Qual o preço e onde entrar em contato?

 

Nós temos vaga na Pousada Sol Nascente (75 3646-1012), na Pousada Tibério (75 3646-1243) e no Girassol Praia Hotel (75 3646-1432). Os convites estão sendo vendidos no Guaibim Praia Hotel e nestes três hotéis; em Valença na loja Sunset, na Chile Calçados, no Restaurante Estação Tatiba e na Clínica Harmonia do Corpo, no valor de R$ 40. As pousadas citadas estão com os valores de diária na faixa de R$ 150 pra duas pessoas e R$ 190 para três pessoas, mas pode existir diferença nos valores de acordo com o apartamento. Além destes hotéis, o público tem toda a infraestrutura de hotelaria aqui na Praia de Guaibim que podem visitar. Nós tivemos um cuidado muito grande pra que não houvesse um aumento de preço em função do evento para que o valor da diária seja satisfatório pra todos. O evento traz a participação de oito bandas, envolvendo 44 músicos, a celebração é tão forte que nenhuma dessas bandas recebe cachê, eles vêm tocar no intuito de relembrar a amizade, vem gente de Eunápolis e até da Austrália para participar da festa.

 

Suas considerações finais.

 

Quero dizer que estou muito feliz. As pessoas estão comentando bastante sobre a festa de uma forma muito gratificante. Acredito que a 2ª edição da Pop Rock Retrô vai ser sucesso absoluto.

A praia de Guaibim recebe o Pop Rock Retrô, dia 15 de Outubro

2ª Edição do Pop Rock Retrô- A FESTA

Reportagem / Foto: Jornal Valença Agora

guaibim-praia-hotel

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.