O político foi internado nesta quinta com uma forte pneumonia. Familiares ainda não informaram sobre velório e sepultamento

O ex-governador da Bahia, Waldir Pires, morreu aos 91 anos, na manhã de hoje (22), em Salvador. Ex-ministro da Defesa do governo Lula (2006/2007), Pires estava internado no Hospital da Bahia desde a noite desta quinta (21), com um quadro de pneumonia.

Segundo a assessoria do hospital, Pires teve uma parada cardiorrespiratória por volta das 10 horas. A equipe médica tentou reanimá-lo, mas o político baiano não respondeu aos esforços e faleceu em seguida.

Nascido em Acajutiba (BA), em 21 de outubro de 1926, Pires formou-se em Direito. Ingressou na política após militar no movimento estudantil, com o qual atuou nas campanhas em defesa da Petrobras.

 

Foi secretário de governo da gestão de Luís Régis Pacheco Pereira (1951-1955), deputado estadual e federal. Após a renúncia do ex-presidente da República Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, apoiou a posse de João Goulart, vice-presidente constitucional, cujo nome era vetado pelos ministros militares. Após o golpe civil-militar de 1964, teve seus direitos políticos suspensos e se exilou primeiro no Uruguai, depois, na França, onde se tornou professor da Faculdade de Direito da Universidade de Dijon e do Instituto de Altos Estudos da América Latina da Universidade de Paris, em 1968.

Após retornar ao Brasil, em 1970, retomou as atividades políticas. Em 1985, assumiu o Ministério da Previdência e Assistência Social durante o governo José Sarney. Em 1987, foi eleito governador da Bahia, cargo que ocupou até retornar à Câmara dos Deputados, em 1990, pela segunda vez. Em 2003, foi nomeado por Lula ministro-chefe da Corregedoria-Geral da União (CGU), posto que deixou em março de 2006, para assumir o Ministério da Defesa. À frente da pasta, enfrentou a crise do setor aéreo, uma das mais graves do governo Lula.

O governador da Bahia Rui Costa (PT) decretou luto oficial de cinco dias no estado. “A Bahia e o Brasil não perdem apenas um político. Waldir Pires era um exemplo de caráter e retidão na vida pública e na vida privada. Dedicou boa parte dos seus 91 anos à defesa da cidadania e à construção de um Brasil melhor. Esse legado serve de herança e inspiração para todos nós. Com temperança e coragem, bem ao seu estilo, levamos adiante seus ideais. Meus sentimentos, em especial à família e aos amigos, e que Deus nos conforte a todos”, disse o governador em nota de pesar.

Jaques Wagner, ex-governador do estado, e a esposa, Fátima Mendonça, lamentaram a morte de Waldir Pires. “Recebemos, Fátima e eu, com muita tristeza a notícia do falecimento do grande democrata Waldir Pires. Deputado Federal, Ministro de Estado, Governador da Bahia, Vereador de Salvador, a trajetória de Waldir sempre foi pautada pelos valores éticos e democráticos que dignificam a política. O Dr. Waldir que resistiu ao golpe de 1964 é o mesmo que exerceu com muita dignidade e altivez todas as funções públicas de sua vida e nos inspira a seguir sempre do lado certo da história. Em um momento como o atual, em que nossa democracia é fortemente atacada, a presença de Waldir fará ainda mais falta. Mas seguiremos sempre orientados pelo seu exemplo, lucidez e valores inalterados. Desejamos força à família e ao povo baiano”.

Fonte: Agência Brasil/Revista Fórum

Foto: (Divulgação/Câmara da Bahia) – (Arquivo EBC)

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.