O 2º Sarau Literário Poetas Nazarenos, que acontece no dia 16 de Abril às 13H no Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza, dá continuidade ao trabalho de apresentação dos ilustres poetas de nossa Terra Morena. Jovens autores irão apresentar suas poesias e farão o resgate de obras de outros tempos, contribuindo para o resgate da memória literária local.

Haverá apresentação da poesia “Maria” interpretada por Nájla Vitória, selecionada para o edital Grafias Eletrônicas 2019. Exibiremos 8 vídeos da edição anterior do projeto Grafias eletrônicas, que dialogam com a temática das poesias e dos videopoemas de autores nazarenos.

             As obras escolhidas para o Sarau Literário possuem temáticas relacionadas ao universo feminino, com obras que falam sobre a representação da mulher negra no país do carnaval, evidenciado na poesia (Mulata) de Lorena Soares, que se relaciona com as temáticas expostas nos vídeos do projeto Grafias Eletrônicas. (Ecos de uma louca) de Rosana Moreira, (Panorama) de Clarissa Moreira de Macedo e (Pássaro) de Danielle Ferreira. No vídeo  (Alzira está morta – ficção histórica no mundo negro do Atlântico) da autora Goli Almerinda, essa representação negra e feminina se dá a partir da história da África contada em seu poema. Em (Maumbas Day) o autor, Allan Santana apresenta sua poesia com tema na religiosidade. Ainda falando de representatividade negra e universo feminino, termos no evento a apresentação do livro (Louça de Deus) da autora Urânia Mota, que conta sobre o processo de brunimento das peças de barro chamadas caxixis. Função designada para às mulheres na confecção do artesanato secular. Outros vídeos do projeto Grafias Eletrônicas serão exibidos na ocasião: (Meu primeiro amor) de Amós Heber, que fala sobre identidade e representatividade LGBT, vídeo que dialoga com poesia estudantil (Liberdade) a ser apresentada por Mateus Santana.

CONVITE sarau literario poetas nazarenos grafias eletronicas

              Outras ações farão parte da programação do evento cultural como a distribuição de livros doados por professores serão disponibilizados em uma caixa num local da escola, com objetivo de estimular a leitura. Assim os alunos poderão ler e trocar por outros títulos entre os colegas. O evento pretende despertar o interesse da comunidade pela literatura, evidenciando por intermédio das apresentações o nosso potencial literário e artístico.   A atividade é uma ação do Projeto Escolas Culturais Parceria do Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza com o Governo do Estado da Bahia por meio das Secretarias de Educação (SEC), Cultura (SECULT) e Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e participação na gestão pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM).

Fonte: Nazaré/Escolas Culturais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.