A festa acontece em dois dias com a participação de diversos artistas e atividades voltadas a valorização da cultura popular

O espaço cultural, que é administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), completa 30 anos de funcionamento. Para comemorar a data, nos dias 10 e 12 de novembro, serão promovidas atividades das mais diversas linguagens com convidados especiais, cuja programação foi pensada para a valorização das expressões culturais do território do Baixo Sul. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

No dia 10, às 19h, acontece a abertura das comemorações com a Exposição Coletiva de Artes Visuais. A instalação traz como temática a Festa do Amparo, tradicional comemoração da padroeira de Valença, Nossa Senhora do Amparo, e marco do catolicismo local, por ser considerada protetora dos operários de uma das primeiras fábricas têxtil da Bahia, a Companhia Valença Industrial. A criação da Festa do Amparo começou nesta mesma data no ano de 1815.

Para a exposição, diversos artistas assinam as obras, são eles: Nen Cardim, Gugui Martinez, J. Pincel, Pettrus, Juliano Britto, Geilson de Brito, Yara Lúcia, E. Coutinho, Newton de Salomão, M. Antônio, Edivaldo Caxilé e Ivo Caracol. Cada artista apresenta dois trabalhos com a temática da exposição, que segue até o dia 10 de dezembro.

30_anos_olivia_barradas_finalA festa não para por aí! No dia 12, às 16h, é a vez do Ocupação Cultural, que há sete anos ocorre no Centro de Cultura. Através da mistura, o projeto provoca a interação entre as suas atrações, sejam com intérpretes, coreógrafos, dançarinos, e até com as apresentações de capoeira e poesia. Dentre os destaques, o público pode acompanhar a apresentação de Robert Lucas, finalista do The Voice Kids 2016, e apresentações de Hip-Hop e B-Boy com os grupos residentes. Passam também pelo seu palco, Grupo de Teatro Misturarte, os músicos David Terra, os Aimorés e Zai Pereira.

Na ocasião, também acontece o Troféu Parceiro Cultural, que premia órgãos, entidade e representantes da iniciativa privada. “O teatro, a música, a dança, o audiovisual, as artes visuais, a literatura, a cultura popular se integram numa grande mostra cultural, proporcionando um momento democrático e de reflexão”, explica o coordenador do espaço, Otávio Mota.

O Centro de Cultura Olívia Barradas – Inaugurado em 10 de novembro de 1986, o Centro de Cultura é batizado em homenagem a professora e artista plástica Olívia Barradas, que presidiu a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) entre os anos de 1983 e 1987. Localizado em Valença, no território do Baixo Sul, sua arquitetura tem a assinatura de Silvio Robatto, cujo modelo foi aplicado em mais oito espaços culturais distribuídos pela Bahia.

Atualmente coordenado por Otávio Mota, o grande destaque da programação artístico-cultural são os eventos de dança, linguagem que realiza maior número de apresentações no espaço e que mobiliza o maior público. O espaço recebe ainda um grande número de eventos de teatro, circo e artes visuais.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Exposição Coletiva de Artes Visuais.

Abertura no dia 10 de novembro, às 19h

Parcerias: Secretaria Municipal de Cultura.

Entrada gratuita

Ocupação Cultural

Dia 12 de novembro, às 16h

Entrada Gratuita

Atrações da Ocupação Cultural:

– Robert Lucas – Finalista do The Voice Kids 2016;

– Grupo de Teatro Misturarte;

– David Terra – Música;

– Os Aimorés e Zai Pereira – Música;

– Recital de Poesia – Vários intérpretes;

– Apresentação de Hip Hop e B-Boy – Residentes;

– Apresentação de Maculelê e Roda de Capoeira – Residentes e Convidados;

– Apresentação de Dança Afro, Contemporânea e Coreografias com Célia Praesent, -verton Bacélia, Tiago Mascarenhas, Marvan Carlos, Raiman;

– Bumba-meu-boi Estrela.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.