Por Prof.ª Maria da Glória - Diretora Geral do Centro de Educação Tempo Novo (CETEN)

A escola bilíngue é uma tendência vinda de uma necessidade dos tempos atuais. Nos últimos anos, esse conceito vem ganhando destaque com inúmeras escolas aderindo ao bilinguismo e cada vez mais alunos interessados em fazer parte desta tendência. Escola bilíngue define-se por uma instituição de ensino que divide sua grade curricular entre dois idiomas. Ou seja, além da língua materna, o aprendizado do conteúdo acadêmico é complementado através de uma língua adicional.

Diante dos desafios de uma educação contemporânea, faz-se necessário a preparação dos nossos jovens para que estes sejam protagonistas do seu próprio desenvolvimento, bem como, do desenvolvimento de sua comunidade. Não apenas com a finalidade de transmissão de conteúdos memorizados previamente para realização de provas, mas sim, para que estes estejam preparados para lidar com as exigências do mundo atual. Dessa forma, é importante pensar em uma formação integral, dando atenção ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, bem como, socioemocionais e afetivas como: autoconfiança, interpretar, analisar, propor, altruísmo e principalmente desenvolver uma comunicação mais clara integrativa de abrangência mundial. James Heckman, vencedor do Nobel de economia, trata essas habilidades como soft skills (competências maleáveis em tradução livre), deixando claro que estas habilidades e competências são, portanto, papel da escola trabalhar com os aprendentes.

Abertura a novas ideias, curiosidade, comunicação, pensamento crítico e respeito as diferenças são competências socioemocionais que se relacionam de maneira muito próxima com a promoção da equidade e da tolerância. Além disso, elas estão intrinsicamente ligadas ao ensino de uma língua estrangeira. Jovens curiosos e abertos a novas experiências terão interesse e disposição para conhecer outros povos e culturas por meio do aprendizado de um novo idioma, refletindo criticamente sobre as diferenças entre si (respeitando a diversidade e o pluralismo) e também (talvez principalmente) sobre a humanidade comum que nos une ajudando-os a perceber que eles pertencem, concomitantemente, à sua comunidade local e a uma comunidade mais ampla global. (EDUCATRIX - 2018)

Atendendo com as necessidades da educação do século XXI com base nas exigências da BNCC, o CETEN – Centro de Educação Tempo Novo, iniciou este ano 2021 a implementação gradativa (não obrigatória, neste primeiro momento, sabendo que esta é uma realidade da qual não se pode fugir) da Educação Bilíngue em parceria com a International School, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, e já vem colhendo frutos.

Acompanhe as redes sociais do colégio e confira.

Instagram: @colegioceten

Facebook: Colégio CETEN

WhatsApp Image 2021-09-13 at 19.40.48

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.